As férias escolares estão começando, e seu pequeno precisará de oportunidades de aprendizagem enriquecedoras fora da sala de aula. Sabemos que manter seu filho estimulado e se divertindo é muito importante durante os seus primeiros anos de vida. Portanto, neste artigo daremos algumas dicas e apresentaremos atividades que você pode fazer para que as próximas semanas sejam recompensadoras para toda a família!

Dicas:

Mantenha um cronograma: embora seja difícil reproduzir a programação que a escola oferece, tente respeitar o horário das refeições, sonecas e hora de dormir de acordo com a rotina normal. As noites de cinema e brincadeiras são divertidas e oferecem oportunidades de vínculo para toda a família, mas tente fazê-las cedo ou durante os finais de semana, para garantir que você e o seu filho estejam recebendo o descanso necessário.

Faça planos: Planeje pelo menos uma atividade todos os dias. “Visitar a vovó às 16h”, “Noite de cinema às 17h”, “Piquenique no parque ao meio-dia”. Ter uma atividade todos os dias dá às crianças um propósito e permite que você planeje o dia em torno dela.

Passem tempo com os amigos: um encontro é uma ótima maneira de passar o dia. Seu filho irá se divertir com os seus amigos, e você também estará com outros pais.

Brincadeiras:

Nós criamos uma lista de 10 atividades simples usando materiais que você provavelmente já tem em casa, como copos de plástico! Você pode tentar fazê-las sozinho com o seu filho, com toda a família ou até mesmo organizar um encontro com os amiguinhos dele!

1. Empilhe e role

Mesmo com apenas dois meses, seu bebê já tem curiosidade sobre o seu entorno. Cores chamativas, como as de copos coloridos, prenderão a sua atenção e o ajudarão a exercitar o controle da cabeça. Rolar um copo pode parecer simples, mas se o seu pequeno estiver aprendendo a engatinhar, ele vai querer rolar pela casa toda! Se ele estiver praticando ficar sentado, você pode encorajá-lo a alcançar os copos com as duas mãos e a bater um no outro. Fortaleça a sua coordenação olho-mão empilhando e rolando os copos, ele irá se divertir assistindo as torres caírem. À medida que ele for desenvolvendo a sua habilidade de construir pirâmides com você, tente aumentar a velocidade da brincadeira e colocar um pouco de música.

2. Números e cores

Se o seu pequeno estiver praticando números, ele adorará contar as suas torres de copos. Pratiquem se revezar enquanto constroem uma pirâmide e, se você tiver cores diferentes, use também padrões de montagem diferentes.

3. Dedos de cereal

Seu pequeno está praticando o movimento de pinça? Então essa ideia é perfeita para ele! Encha um copo com cereais e o incentive a passar alguns cereais para os outros copos! Tente isso com cereais de tamanhos diferentes. Pedaços menores exigirão maior destreza com os dedos.

4. Hora do boliche

baixe_o_kineduPowered by Rock Convert

Usem a imaginação e montem uma pista de boliche. Usem os copos como pinos e peguem uma bola para jogar. Você pode fazer o triângulo tradicional com os copos ou ser criativo com torres, linhas, etc. Torne a brincadeira mais desafiadora usando menos copos. Convide outros membros da família para brincar também!

5. Plantando uma semente

Seu pequeno gosta de brincar ao ar livre? Ele fica encantado com a natureza? Pratiquem jardinagem e alguns conceitos de ciência com terra e água. Decidam onde colocar alguns vasos e deixe seu filho se divertir enchendo-os com terra. Coloquem alguns feijões e mostre a ele como umedecer a terra com água. Vocês terão um dia incrível conversando sobre como as plantas são seres vivos e precisam de água e luz do sol para crescer. Além disso, ele vai querer checar suas plantas todos os dias, então vocês passarão mais tempo ao ar livre! Cuidar de uma planta pode ensiná-lo muito sobre responsabilidade, e você pode até mesmo manter um diário para acompanhar o crescimento da plantinha.

6. Marionetes

Se desejarem realizar algo mais artístico, vocês podem fazer seu próprio show de marionetes com copos, usando marcadores ou tinta lavável. Rabisquem e divirtam-se desenhando rostos engraçados nos copos, e até mesmo colem olhinhos, adesivos ou pompons. Quando terminarem, crie um show de marionetes com o seu filho. Imitar vozes engraçadas ou sons de animais deixará a brincadeira ainda mais divertida. Enquanto vocês passam tempo de qualidade juntos, você também estará fortalecendo a coordenação de mãos, criatividade e imaginação dele.

7. Brincando com água

Brincadeiras com água podem ser muito simples ou muito desafiadoras. Sente-se com o seu pequeno e experimente as diferentes reações dele à água morna e fria, inclua gelo também. Para praticar a coordenação das mãos e o cuidado de si mesmo, pegue uma jarra cheia de água e veja quem consegue encher mais copos sem derramar! Com um pouco de gelo e uma colher, pratiquem passar cubos de gelo de um copo para o outro. Torne a atividade ainda mais desafiadora pegando algumas bolas de ping-pong e um balde cheio de água, e tentem retirar as bolas usando os copos. Se o seu filho estiver na fase de praticar o equilíbrio, faça uma linha de chegada e veja quem consegue carregar o copo cheio de água e cruzar a linha sem derramar quase nada!

8. Traçar e colorir

Pratiquem a coordenação das mãos traçando círculos com os copos em uma cartolina. Criem uma colagem utilizando círculos e materiais.

9. Obra-prima Pop

Pegue um pouco de tinta lavável e mostre ao seu pequeno como molhar a base do copo na tinta e estampar círculos no papel. Aumente o desafio traçando círculos previamente, e convide o seu filho a estampar os copos sobre os círculos.

10. Caça às palavras

Seu pequeno está aprendendo novas palavras? Vocês estão trabalhando um fonema em especial? Pegue quantos copos quiser e, com um marcador, escreva as palavras que você quer praticar. Coloque os copos ao redor da sala. Se você quiser que o seu filho também pratique sua coordenação motora, coloque os copos em lugares que o incentivem a ficar na ponta dos pés, a correr, ou até mesmo a se agachar mantendo o equilíbrio. Depois de recolher todos os copos, divirtam-se pronunciando cada palavra!

Qual você tentará primeiro? Você tem mais ideias? Comente e compartilhe os seus planos com a gente! 😀