X
X

Os bebês que atingiram os marcos do desenvolvimento mais cedo serão beneficiados no futuro?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Os marcos do desenvolvimento costumam ser uma fonte de estresse para os pais de primeira viagem, particularmente se eles se concentram demais em conferir os itens de uma lista de desenvolvimento, ao invés de simplesmente aproveitarem a jornada magnífica de crescimento de seus filhos.

Para os pais, presenciar o momento em que seu bebê atinge um marco de desenvolvimento é emocionante, seja a primeira vez em que ele sorri, rola, balbucia ou engatinha. Muitas vezes comparamos os marcos alcançados e o progresso do nosso filho com o de um irmão, primo ou amigo. Para alguns pais, isso acaba trazendo tranquilidade em relação ao desenvolvimento dos seus filhos, enquanto, para outros, é uma fonte de preocupação.

Os marcos indicam alguma coisa sobre o potencial de uma criança no futuro? Por exemplo, uma criança que consiga falar antes está mais propensa a ter melhores habilidades acadêmicas do que as outras? Pesquisas sobre os distúrbios do desenvolvimento indicam que a idade em que os bebês atingem um marco motor ou de linguagem pode ser um “sinal” de um resultado futuro. Os estudos têm demonstrado associações entre o desenvolvimento precoce da coordenação motora e o desenvolvimento tardio das habilidades linguísticas e da cognição social em crianças com risco de transtorno do espectro autista. Da mesma forma, crianças com distúrbios de linguagem também podem ser identificadas durante a aquisição das primeiras habilidades linguísticas.

Por este motivo, o tempo em que os marcos do desenvolvimento acontecem são muito valiosos para ajudar na identificação dos bebês que podem precisar de cuidados adicionais. No entanto, eles não dizem muito sobre o futuro das crianças que estão se desenvolvendo dentro do padrão.

O que sabemos é que as habilidades estão interligadas: elas se constroem umas sobre as outras, formando novas habilidades. Quanto mais um bebê tenta alcançar algo, mais motivado ele fica, criando algo novo e mais interessante – assim, ele adquire novas habilidades durante o processo.

X
banner kinedu desenvolvimento

Por exemplo, embora não haja evidências conclusivas de que a coordenação motora futura das crianças que se desenvolveram no tempo padrão esteja relacionada ao tempo que elas levaram para adquirir certas habilidades motoras, essas habilidades podem ter um efeito indireto sobre as habilidades cognitivas e motoras subsequentes, graças às oportunidades que elas proporcionam a essas crianças de explorar o mundo e aprender sobre ele.

Os marcos do desenvolvimento podem ser uma fonte de estresse para os pais, especialmente se eles se concentrarem demais em “riscar os itens” de uma lista de desenvolvimento ao invés de simplesmente usufruírem da jornada que é o crescimento de seus filhos.

Como visto no exemplo anterior, as crianças que atingem os marcos antes não têm uma vantagem clara sobre aquelas que se desenvolvem dentro do padrão. Além disso, não há indicação de que pequenas variações na conquista dos marcos do desenvolvimento tenham qualquer relação com as habilidades ou deficiências futuras. Então, só porque o bebê do seu vizinho começou a engatinhar mais rápido do que o seu, isso não significa que o seu filho esteja atrasado.

Ao invés de ficar frustrada porque seu filho não conseguiu alcançar um marco específico (já que há pouco que se pode fazer para acelerar este processo), certifique-se de fornecer a ele os estímulos adequados em seu ambiente, e você começará a ver as mudanças!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Os bebês que atingiram os marcos do desenvolvimento mais cedo serão beneficiados no futuro?”

  1. Pingback: O que são os picos de crescimento? - Kinedu Blog

Comentários encerrados.