Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os benefícios do exercício físico e das atividades ao ar livre para crianças em idade pré-escolar

“Considerando que existem vários tipos de jogos, é fácil identificar o valor que os jogos sensório-motores têm no desenvolvimento de habilidades físicas, e dos jogos com regras para modelar as bases do pensamento ordenado, e até mesmo a moral.” – Jerome Singer em Toys, Plays and Child Development (Brinquedos, jogos e desenvolvimento infantil).

Em um estudo publicado em 2014 pela Academia Americana de Pediatria (AAP), um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois e da Universidade do Texas estudou o efeito da atividade física sobre o cérebro e o comportamento das crianças. Eles designaram 221 crianças para um programa anual de atividade física depois da escola ou para uma lista de espera. Então, em várias ocasiões, foi solicitado que elas resolvessem exercícios ou tarefas que medissem as habilidades cognitivas e a atenção. Após um ano, os pesquisadores descobriram que apenas as crianças que se exercitaram apresentaram melhora significativa na inibição cognitiva, atenção e flexibilidade cognitiva, demonstrando que a atividade física melhora a cognição.

Seguindo essa ideia, um grupo de pesquisadores da Universidade de Waseda, no Japão, conduziu um estudo em 2015 que sugeriu que as crianças que estão em boa forma física são melhores em filtrar as informações de que precisam para resolver um problema, quando comparadas aos colegas que não realizavam atividade física diariamente.

Então, agora que enfatizamos o quanto é importante para o seu filho ter uma dose diária de exercício físico para manter a forma física e mental, aqui estão algumas ideias divertidas para movimentar os músculos e impulsionar o desenvolvimento cognitivo do seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Dancem juntos ao ritmo de uma música. Músicas coreografadas, como “Cabeça, ombros, joelhos e pés” ou “Macarena”, são boas opções.

– Imitem os movimentos de alguns animais. Por exemplo, pulem como um sapo ou um coelho, andem como um pinguim ou andem em quatro apoios como um leão elegante.

– Brinquem de “Siga o Mestre” ou de “Esconde-esconde”.

– Passeiem em um parque infantil e explorem os escorregadores e outros brinquedos.

– Brinquem com uma bola inflável. Se o seu filho tiver habilidade suficiente, ele poderá jogar e pegar a bola.

Artigos Relacionados