Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Benefícios das sonecas na memória e aprendizagem

Pontos chave:
1. Sonecas são essenciais para o desenvolvimento e aprendizado do bebê.
2. A falta de sono afeta o humor, a atenção e o crescimento.
3. Pesquisas mostram que bebês que tiram sonecas após aprender lembram melhor.
4. O momento ideal para o aprendizado é antes de os bebês ficarem cansados.

Nós todos sabemos que o sono é uma parte importante de nossas vidas – tanto que, na verdade, nós passamos cerca de 1/3 de nossas vidas dormindo. Quando está bem descansado, você se sente mais feliz, alerta e enérgico. Em outras palavras, o sono é necessário para que o cérebro e o corpo se reparem e se desenvolvam adequadamente, e isso é especialmente verdadeiro durante os primeiros anos de vida. Períodos de sono de qualidade são tão importantes para o seu bebê quanto os alimentos que você dá para ele!

Como mãe ou pai, você pode ter testemunhado em primeira mão os efeitos de uma soneca perdida ou de um atraso na hora de dormir: não é uma experiência agradável. A falta de sono não afeta apenas o humor, mas também a atenção e a concentração do seu bebê – o que acaba afetando também o aprendizado e o crescimento. Quando seu bebê está acordado, cada som e cada movimento é uma nova experiência que requer a energia dele para ser processada.

Sabemos que os bebês dedicam a maior parte do tempo a dormir, certo? Mas você já se perguntou quanto do que você e seu bebê fazem juntos, especialmente os momentos de aprendizagem, ele será capaz de lembrar? Existe um momento ideal durante o dia em que você deveria lhe ensinar novas habilidades que permanecerão a longo prazo?

Pesquisadores da Universidade de Sheffield e da Ruhr University Bochum, na Alemanha, tinham essas mesmas perguntas. Eles queriam descobrir o melhor momento para um bebê aprender um novo comportamento. Questionaram, especialmente, se uma soneca durante o dia, logo após o aprendizado, ajudava os bebês a se lembrarem mais das coisas posteriormente. O estudo se concentrou em 216 bebês de 6 a 12 meses de idade, que foram testados em sua capacidade de lembrar as habilidades recém-aprendidas.

X
banner kinedu sono

Os pesquisadores compararam bebês que não cochilaram depois de aprender algo a bebês da mesma idade que cochilaram por pelo menos 30 minutos em até 4 horas após aprenderem as ações. Os resultados foram muito interessantes: apenas os bebês que cochilaram depois de aprenderem uma atividade se lembraram das ações direcionadas, enquanto os que não dormiram não mostraram evidências de recordar as novas informações. Eles descobriram que o melhor momento para os bebês aprenderem é quando estão começando a se sentir cansados. Mas a história não termina aí. Após 24 horas, os bebês do grupo que cochilou continuaram demonstrando uma memória significativamente melhor em comparação com os bebês do grupo sem cochilo!

Uma importante lição sobre esse estudo são as grandes oportunidades de aprendizado que os pais podem ter com as atividades no momento em que seu bebê vai dormir ou cochilar. Esse estudo mostra que atividades como ler livros para o seu filho antes de dormir são extremamente valiosas!

Se você está se perguntando quantas horas de sono seu bebê deveria ter por dia, aqui está um gráfico que pode ajudá-la!

Fontes: WebMD, BabyCenter, parents.com

É importante notar que os pesquisadores descobriram que os cochilos com menos de 30 minutos não dão aos bebês tempo suficiente para armazenar seus conhecimentos a longo prazo. Então, tenha isso em mente ao definir a programação de cochilos do seu bebê!

Artigos Relacionados