X
X
desenhos e alfabetização - menina desenhando

Os desenhos e a alfabetização

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Desenhar é uma grande conquista para o seu filho. Além disso, há muitas habilidades que são impulsionadas pelo desenho, como segurar um giz de cera, rabiscar e, futuramente, traçar linhas retas. Ao mesmo tempo, essas habilidades contribuem para a aquisição e o refinamento da coordenação motora fina do seu filho. No entanto, o desenho não influencia apenas estas habilidades; continue lendo para saber mais!

O Sindicato dos Professores do Estado de Nova York propõe o uso de uma estratégia chamada “A série de desenhos e escritas”, que é um excelente precursor para a futura alfabetização do seu filho. Esta técnica despertará o interesse dele em adquirir as habilidades necessárias para comunicar suas ideias.

Antes de poder ler ou escrever, seu filho se expressará por meio de desenhos, mas, a princípio, entender o que eles significam será complicado. De acordo com a técnica proposta, quando seu pequeno desenha, ele imagina uma história inteira por trás do desenho. O que você pode fazer para tirar o melhor proveito dos desenhos dele?

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Pergunte a ele! Quando seu filho chegar animado para mostrar seus desenhos, faça perguntas sobre eles. Isso irá ajudá-lo a colocar em palavras o que imaginou quando criou suas obras de arte. Isso estimulará suas habilidades linguísticas, contribuindo para sua capacidade futura de manter uma conversa e contar histórias. Além disso, terá impacto sobre suas futuras habilidades de escrita criativa.
  • Faça com que ele se sinta validado, elogiando seus desenhos e demonstrando interesse por eles. Isso fortalecerá seu relacionamento com ele e estimulará sua autoconfiança para continuar criando novas histórias.
  • Estimule sua memória. Enquanto ele explica o que desenhou, estará usando a memória, as habilidades de raciocínio, a criatividade e a imaginação. Isso irá impulsionar sua curiosidade e fará com que ele comece a considerar outras formas de comunicação, como a escrita.
  • Outra maneira de impulsionar as habilidades de comunicação do seu filho é mostrar a ele as imagens de um livro e pedir para ele lhe explicar a história. Este precursor da alfabetização também irá estimular sua imaginação. Além disso, ele ficará animado para fazer conexões entre as letras, as palavras e seus símbolos visuais, trabalhando suas habilidades linguísticas e visuais.

Mais tarde, o uso de desenhos durante as atividades de escrita será muito comum. Quando o seu filho começar a ir à escola, durante as atividades criativas, ele será convidado a desenhar e imaginar primeiro, para depois continuar com o processo de escrita. Se você começar a fazer isso em casa com o seu filho, ele terá praticado as habilidades que o farão se sentir mais confortável na escola. Isso também irá ajudá-lo a descobrir aquilo que diferencia sua imaginação. Em breve, ele começará a escrever frases e a responder todos os tipos de perguntas!

Se vocês fizerem essa atividade com frequência, guarde os desenhos do seu filho e classifique-os por série para acompanhar o progresso dele. Além disso, eles serão bons gatilhos para conversas entre vocês ou com as visitas que quiserem saber mais sobre essas belas obras de arte!

Para mais informações sobre escrita e desenho, confira estes artigos:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *