Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é plagiocefalia ou síndrome de cabeça plana?

recém-nascido não arrota

Principais pontos:

  • A plagiocefalia é uma condição em que o crânio de um bebê se torna achatado em uma área, e geralmente ocorre em bebês com menos de seis meses.
  • Identificar a plagiocefalia envolve verificar a parte de trás da cabeça do bebê em busca de achatamento ou uma aparência deformada e sentir se há protuberâncias e cristas que possam indicar irregularidades.
  • A plagiocefalia pode ser corrigida com frequência, e a melhor opção é consultar o pediatra, que pode avaliar a situação e determinar se o bebê pode superá-la ou se pode ser necessário usar um capacete personalizado.
  • A prevenção é fundamental, e participar de atividades como o tempo de bruços, trocar as vistas e posições durante as brincadeiras e variar a posição do bebê durante a alimentação podem ajudar a reduzir o risco de síndrome da cabeça plana.

Neste artigo, vamos falar sobre um tema fascinante que pode ter chamado sua atenção: a plagiocefalia! Pode parecer complicado, mas não se preocupe, estamos aqui para explicar todas as informações que você precisa.

A plagiocefalia é causada quando o crânio de um bebê se torna achatado em uma área. É bastante normal e geralmente acontece em bebês com menos de seis meses. Seus crânios são flexíveis e podem mudar de forma, especialmente se passam muito tempo em uma posição, como durante as aconchegantes sonecas.

Como identificar a plagiocefalia?

Identificar a plagiocefalia é tão fácil quanto ver o sorriso fofo de um bebê. Veja como fazer:

X
banner kinedu desenvolvimento
  1. Verifique a parte de trás da cabeça do seu bebê: Se você perceber achatamento de um lado ou uma aparência deformada, pode ter descoberto a plagiocefalia.
  2. Procure por protuberâncias e cristas: Passe suavemente os dedos pela cabeça do bebê. Se sentir irregularidades ou áreas elevadas, pode ser um sinal de síndrome da cabeça plana.

A plagiocefalia pode ser corrigida?

Você pode estar se perguntando: “Como posso corrigir a forma única da cabeça do meu bebê?”. Certifique-se de conversar com o pediatra do seu pequeno, que poderá avaliá-lo e determinar se ele pode superá-la ou se pode ser necessário usar um capacete. Os capacetes são feitos sob medida para o seu bebê e ajudam a moldar sua cabeça de forma mais arredondada. São muito confortáveis e não restringirão os movimentos do seu bebê, perfeitos para um bebê em movimento!

Como prevenir a síndrome da cabeça plana?

A prevenção é fundamental! Aqui estão algumas atividades divertidas para integrar em seu dia a dia:

  1. Tempo de bruços: Deixe seu pequeno explorar o mundo de barriguinha para baixo. Não é apenas divertido, mas também ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e ombros!
  2. Mudança de visão: Durante as brincadeiras, troque os brinquedos e a posição do bebê para manter as coisas emocionantes e reduzir a pressão de um lado.
  3. Carregue com amor: Segure seu bebê nos braços ou mude de lado ao alimentá-lo.

Lembre-se de que a maioria dos bebês com plagiocefalia superará naturalmente essa condição. À medida que se tornarem pequenos escaladores, sentarem, engatinharem e, finalmente, caminharem, suas cabeças se arredondarão por si mesmas. Continue incentivando seu pequeno nesta emocionante jornada!

Agora que você sabe tudo sobre a plagiocefalia, abrace a forma única da cabeça do seu bebê e aproveite esta aventura especial juntos. Se tiver alguma preocupação, lembre-se sempre de se comunicar com o pediatra.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.