Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância de elogiar o esforço da criança

Pontos chave:

  1. Os pais costumam elogiar os filhos com frequência, mas nem todos os tipos de elogio beneficiam as crianças da mesma forma.
  2. Um estudo mostra que as crianças que foram elogiadas pelos seus esforços durante os primeiros três anos de vida estavam mais preparadas para superar os desafios da vida porque isso as ajudou a acreditar em si mesmas e na sua capacidade de fazer as coisas acontecerem.
  3. Os investigadores descobriram que os meninos eram mais propensos a serem elogiados pelas suas ações e esforços do que as meninas. Isto pode significar que as meninas são menos propensas a desafiar-se por não acreditarem ter as mesmas características que os meninos.
  4. Incentivar o autocontrole nas crianças pode ajudá-las a se tornarem pessoas melhores, enquanto elogiar suas características inatas, como inteligência e beleza, pode torná-las arrogantes e egocêntricas. É importante que os pais se concentrem em elogiar os esforços, conquistas e ações dos filhos para ajudá-los a acreditar em si mesmos e a ver que podem alcançar qualquer coisa com muito trabalho e esforço.

A maioria dos pais tende a elogiar seus filhos por tudo, especialmente nos primeiros anos de vida, quando estão constantemente aprendendo e superando novos desafios. Seja porque eles conseguiram dar os primeiros passos, ou então porque eles são lindos, os pais tendem a elogiar seus filhos constantemente por tudo! É como se eles fossem contratados como animadores de torcida dos seus filhos 24 horas por dia.

Não me leve a mal, isso é ótimo! Os bebês precisam desse tipo de apoio social para aprender e crescer. No entanto, nem todos os tipos de elogios beneficiam as crianças da mesma maneira. Depende muito das palavras que foram utilizadas, e se elas se concentram nos esforços da criança ou nas suas características físicas e individuais. Por exemplo, a frase “Você fez um bom trabalho!” concentra-se nas ações da criança, enquanto “Você é um bom menino!” se concentra na criança como indivíduo. Embora ambas as frases sejam semelhantes, elas têm efeitos muito diferentes nos bebês. Um estudo descobriu que as crianças se preparam melhor para os desafios da vida quando são elogiadas por suas ações e seus esforços, ao invés dos seus dons naturais. Os pesquisadores estudaram um grupo de mais de 50 crianças enquanto interagiam com seus pais. Eles gravaram e monitoraram esses bebês durante os cinco anos posteriores. Os pesquisadores descobriram que as crianças que foram elogiadas por seus esforços durante os primeiros três anos de vida estavam mais preparadas para superar os desafios da vida. A razão é que essas crianças acreditavam ter a capacidade de aprender, de tornar-se mais inteligentes e de crescer. Seus pais os ajudaram a acreditar em si mesmos e em sua capacidade de fazer as coisas acontecerem com esforço e dedicação. Além disso, os pesquisadores descobriram que os meninos eram mais elogiados por suas ações e esforços do que as meninas. Então, embora elas fossem elogiadas com frases como “Você é muito inteligente!”, elas se tornaram menos propensas a acreditar que poderiam aprender coisas novas e desenvolver sua inteligência e, portanto, se tornaram menos propensas a se desafiarem.

X
banner kinedu desenvolvimento

Roy Baumeister, professor de psicologia da Universidade Estadual da Flórida, fala sobre a diferença entre estimular o autocontrole e a autoestima em nossos filhos. As crianças se beneficiam muito quando seus pais promovem o autocontrole e se concentram em elogiar os esforços e as conquistas de seus filhos. Já quando dizemos a nossos filhos que eles são as criaturas mais belas e inteligentes do mundo inteiro, não estamos ajudando-os, pois sabemos que, na maioria das vezes, isso não é verdade – e pode fazer com que eles se tornem arrogantes e egocêntricos. Definitivamente, não é o que queremos para eles. Pelo contrário, se encorajarmos o autocontrole em nossos filhos, poderemos realmente ajudá-los a alcançar o que eles quiserem. Baumeister menciona que “o autocontrole pode realmente ajudar você a se tornar uma pessoa melhor, ao invés de simplesmente se considerar uma pessoa melhor”. No final, o que importa é que nossos filhos saibam superar os desafios da vida, acreditem que seja possível mudar, desenvolver novas habilidades e crescer como indivíduos. O que poderia ser melhor do que saber que podemos fazer as coisas acontecerem quando nos esforçamos para alcançar o que queremos?

Artigos Relacionados