Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Elogios para crianças: Como elogiar seu filho

elogio criança - mãe com bebê

Pontos chave:

  1. Elogiar as crianças pode influenciar fortemente a sua autoestima, inteligência e disposição para enfrentar desafios.
  2. Certos tipos de elogio, como o elogio à inteligência inerente, podem desencorajar as crianças de assumirem novos desafios e levá-las a uma mentalidade fixa.
  3. Elogiar o esforço em vez dos resultados promove uma mentalidade construtiva, que permite às crianças ter uma atitude positiva em relação ao fracasso e acreditar que a perseverança leva ao sucesso.
  4. Os pais devem elogiar as estratégias, melhorias ou esforços dos seus filhos para lhes ensinar que as competências intelectuais podem ser adquiridas e devem encorajar as crianças a aceitar desafios para desenvolver motivação e perseverança.

O elogio que os pais fazem aos filhos pode influenciar fortemente sua autoestima, inteligência e disposição para enfrentar desafios. No entanto, de acordo com novos estudos, certos tipos de elogios podem realmente fazer mais mal do que bem. Por exemplo, dizer “você é tão inteligente!” pode não ser o melhor tipo de elogio – pode até desencorajar uma criança a assumir novos desafios. Uma pesquisa de Carol Dweck, psicóloga de renome mundial da Universidade de Stanford, mostrou que as crianças que percebem seu sucesso como resultado de uma inteligência própria estão mais propensas a ter uma “mentalidade fixa”. Isso significa que veem o talento e a inteligência como algo que já nasceram com elas, não como habilidades que podem ser aprendidas e melhoradas por meio do esforço. Isso se torna especialmente problemático quando suas identidades se associam a um resultado.

Mas o que exatamente acontece quando uma criança cresce ouvindo um elogio como “você é tão inteligente!”? Segundo o Dr. John Medina, autor do best-seller nacional “Brain Rules for Baby”, seu filho começará a enxergar seus erros como falhas. Isso acontece porque ele está acostumado a ver seus sucessos anteriores como uma habilidade estática, isto é, talentos naturais com os quais ele nasceu, e não como resultado do seu esforço. Por isso, o fracasso é percebido como uma falta de habilidade sobre a qual ele não tem controle. Já quando as crianças são elogiadas pelo esforço, elas tendem a se desenvolver, o que Dweck chama de “mentalidade de crescimento”. Esse tipo de mentalidade faz com que as crianças tenham uma atitude edificante em relação ao fracasso. Em outras palavras, elas tenderão a acreditar que, quando confrontadas com dificuldades, a persistência as levará ao sucesso.

X
banner kinedu desenvolvimento

O esforço é um elemento-chave em uma “mentalidade de crescimento “, porém, a questão é: como os pais podem estimular esse tipo de esforço em seus filhos? A resposta está surpreendentemente ligada com a forma que você os elogia! O Dr. Medina explicou que o modo como os pais elogiam define a forma com que seus filhos percebem o sucesso, e é aqui que eles cometem um erro comum: aplaudir o resultado, como uma nota ou um talento. Então, ao invés de falar “estou tão orgulhoso de você, você é tão inteligente!”, os pais devem dizer: “bom trabalho, você acertou a resposta! Pode me mostrar como você fez isso?”; ou “estou tão orgulhoso de você, você deve ter estudado muito!”. Em vez de elogiar seus resultados finais, os pais devem elogiar suas estratégias, aprimoramentos ou esforços, de modo a ensinar aos seus filhos que as habilidades intelectuais podem ser desenvolvidas. Ao fazer isso, as crianças se tornam mais propensas a ver os desafios como oportunidades, e não como limitações. Os contratempos são inevitáveis ​​na jornada para o sucesso. Os pais devem começar a ensinar seus filhos a aceitar os desafios, elogiando-os da maneira certa.

Se você quer praticar a forma correta de elogiar, aqui está uma atividade que você pode usar para estimular a motivação e a perseverança do seu filho.

Aproveite!

Artigos Relacionados