Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que meu bebê coloca tudo na boca?

Pontos chave:
1. Os bebês têm uma inclinação natural para colocar objetos na boca como forma de exploração e conforto.
2. Colocar objetos na boca auxilia na exploração sensorial, além de ajudar o bebê a se acalmar de forma independente.
3. Ajuda no desenvolvimento motor oral e coordenação dos músculos da boca.
4. Os pais devem manter um ambiente seguro para o bebê e ter cuidado com os riscos de engasgo.

Os bebês são conhecidos por colocarem qualquer objeto em suas bocas. Antes do nascimento, eles já podem ser vistos chupando os polegares e, mesmo após nascerem, eles continuam a desenvolver a exploração oral do seu ambiente. Os recém-nascidos podem se acalmar mamando, chupando uma chupeta, uma mamadeira, ou até mesmo os polegares. À medida que continuam a crescer e se desenvolver, eles começam a pegar os objetos e colocá-los na boca como forma de explorar.

Por que os bebês colocam os objetos na boca?

  • Os bebês usam todos os seus sentidos para explorar o mundo, incluindo o paladar;
  • Isso ajuda a acalmá-los e tranquilizá-los;
  • Chupar e morder contribui com o desenvolvimento da coordenação da boca, da mandíbula, das bochechas, da língua e dos lábios;
  • Isso permite que a boca se acostume com diferentes texturas e sensações, o que é ótimo para o processo de introdução de alimentos sólidos;
  • Isso os conforta quando seus dentes estão crescendo (nota: a fase oral não significa necessariamente que os dentes do seu filho estão crescendo).

X
banner kinedu desenvolvimento

Existe o risco do meu bebê se engasgar?

Os bebês possuem o “reflexo de GAG” (uma espécie de movimento antiengasgo), que possibilita a expulsão de objetos que ultrapassam os limites dentro das suas bocas. Mesmo assim, é muito importante se certificar de que os brinquedos do seu bebê são seguros e não apresentam riscos de sufocamento – verifique botões, pequenos olhos de bichos de pelúcia, etc. Uma ótima ferramenta para avaliar se um brinquedo é perigoso é deslizá-lo por dentro de um rolo de papel higiênico. Se ele passar direto, ele é considerado um brinquedo perigoso. Se o seu bebê já se movimenta pela casa, faça uma inspeção completa para remover qualquer item perigoso que possa prejudicá-lo caso seja colocado em sua boca. Evite dar ao seu bebê alimentos com os quais ele possa engasgar, como frutas e legumes duros ou crus, salsicha, uvas, castanhas, pipoca, etc. Por último, se possível, faça um curso de primeiros-socorros.

Preciso ficar preocupada com os germes?

Apesar de não ser recomendado que seu bebê coloque brinquedos sujos na boca, pode ficar tranquila – ele não ficará doente por causa da poeira! O que deixa as crianças doentes são os vírus e as bactérias, então, se o seu filho não estiver compartilhando seus brinquedos com outras crianças que estejam potencialmente doentes, e se não tiver contato com objetos que possam ter sido manuseados com as mãos sujas, ele dificilmente ficará doente. É sempre melhor prevenir, praticando a higiene adequada. Tente limpar o ambiente e os brinquedos do seu filho frequentemente.

Artigos Relacionados