X
X

Por quê?: O seu filho e a fase dos infinitos “Porquês”

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Com cerca de 24 meses de idade, você começará a perceber que as habilidades cognitivas e verbais do seu filho se desenvolveram tanto e tão rápido que agora ele está muito interessado em saber como as coisas funcionam e, principalmente, na relação entre elas. Na verdade, a essa altura, você deve ter se acostumado a ouvir a pergunta “por quê?” 300 vezes por dia e até sonhar com isso. Embora às vezes seja complicado ou cansativo responder a todas as perguntas de uma criança ao longo do dia, as respostas que recebem são muito valiosas para elas, pois são sua principal fonte de informações para entender o mundo.

X
banner kinedu desenvolvimento

De acordo com as diretrizes de desenvolvimento da primeira infância publicadas pela Academia Americana de Pediatria (AAP), o interminável “por quê” do seu filho serve para estimular as habilidades cognitivas necessárias para resolver problemas e pensar em conceitos e categorias abstratas.

De fato, muitos psicólogos cognitivos questionaram como as perguntas das crianças contribuem para o seu desenvolvimento. Em 2007, Michelle Chouinard, da Universidade da Califórnia, analisou a maneira como as crianças faziam suas perguntas e o que elas faziam com o novo conhecimento adquirido. Ela descobriu que crianças entre dois e cinco anos efetivamente perguntam com a intenção de entender algo, não só para chamar a atenção do adulto em um dado momento. A pesquisadora também descobriu que o tipo de pergunta e a complexidade do que elas consideram uma resposta adequada mudam com o tempo. As crianças maiores têm habilidades de pensamento conceitual e abstrato muito mais desenvolvidas, o que permite que elas busquem respostas que vão além de uma mera descrição. Na verdade, elas já perguntam sobre relações de causa e efeito. Incrível, não é?

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!