Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que os movimentos repetitivos são importantes para os bebês?

por que meu bebê faz movimentos repetitivos?

Pontos chave:

  1. O equilíbrio é um sentido fundamental que se reforça através do movimento repetitivo.
  2. O sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, muitas vezes passa despercebido, pois funciona abaixo da nossa córtex cerebral.
  3. A anatomia do sistema vestibular envolve a cóclea, os canais semicirculares e os otólitos, enviando sinais para a postura e movimentos dos olhos.
  4. Os bebês buscam estimulação vestibular por meio de movimentos repetitivos, como balançar e pular, para melhorar seus reflexos e habilidades motoras.

O equilíbrio, a habilidade para sentir e se ajustar à gravidade e perceber qualquer tipo de aceleração, é um sentido fundamental reforçado através de movimentos repetitivos.

Mas se esse sentido é tão fundamental, por que é frequentemente ignorado?

Conhecido como sistema vestibular, este sentido funciona abaixo do nível do córtex cerebral e, muitas vezes, não damos a ele a devida importância.

Como funciona o equilíbrio?

Você sabia que além dos movimentos repetitivos, os ouvidos têm um papel fundamental no equilíbrio? A cóclea do sistema auditivo é parte de um labirinto que fica no vestíbulo do ouvido interno.

Dado que o movimento consiste de rotações e transições, o sistema vestibular é composto tanto pelo sistema de canal semicircular (detectando a aceleração angular em três planos) quanto pelos otólitos (detectando a aceleração linear – movimentos gravitacionais e de translação).

As células receptoras dos otólitos e dos canais semicirculares enviam sinais por meio das fibras nervosas vestibulares para as estruturas neurais que controlam o movimento dos olhos, a postura e o equilíbrio.

X
banner kinedu desenvolvimento

O que é projetado a partir desta base anatômica do reflexo vestíbulo-ocular é essencial para uma visão precisa. Essas projeções para os músculos que controlam a postura também são necessárias para manter uma posição ereta.

O cérebro obtém essa informação do sistema vestibular e da nossa capacidade de sentir a posição, a localização, a orientação e o movimento de nossos corpos para entender nosso movimento e nossa dinâmica.

Um sistema vestibular maduro permite que o feto seja capaz de sentir sua orientação em relação à gravidade e, então, virar-se na posição adequada. 

Reflexos e equilíbrio 

Existem vários reflexos que são aparentes no nascimento. Alguns deles são:  

  • A resposta assimétrica do pescoço, que ocorre quando os membros se ajustam para manter o equilíbrio, como virar a cabeça de um bebê para a direita enquanto ele automaticamente estende seu braço e perna direitos e flexiona os membros no lado esquerdo;  
  • A resposta de tração, que aparece quando um bebê tenta manter a cabeça erguida quando está deitado e é puxado para cima, de modo a ficar sentado. O sistema vestibular está ciente do movimento para a frente da cabeça, e contrai os músculos flexores do pescoço, tentando levantá-lo. É por isso que se você virar sua cabeça muito rápido, seus olhos continuam focados.
  • O reflexo “olhos de boneca”, ou seja, a função vestibular mais clara, aparente nos movimentos oculares. Se um bebê move a cabeça para a direita, seus olhos permanecerão para a frente. 

A relação entre equilíbrio e movimentos repetitivos

Os bebês anseiam por estimulação vestibular por meio de movimentos repetitivos como balançar e pular. Eles até fazem isso sozinhos, pulando e balançando a cabeça, aos 6-8 meses de idade.

A estimulação do sistema vestibular em bebês resulta em um desenvolvimento mais avançado dos reflexos e da coordenação motora. Essa estimulação também é benéfica em crianças pequenas, pois elas choram menos quando são embaladas ou mudadas de posição.

Assim, o estímulo tem um profundo impacto no estado do bebê, resultando em um alerta geral maior. Esse estado de alerta é ideal para aprender e absorver informações de forma eficaz. 

Na próxima vez em que você sair para uma corrida, preste atenção a esse sistema. Como sua percepção mudaria se correr fizesse você ver o mundo subindo e descendo? Dessa forma, você entenderá o desenvolvimento vestibular do seu bebê e poderá apreciá-lo na prática.

Artigos Relacionados