Pontos chave:
- Cuidados familiares em relação à COVID-19: Especialistas recomendam tranquilizar as crianças e enfatizar a importância de lavar as mãos e evitar tocar o rosto.
- É importante supervisar o uso de telas para evitar conteúdo perturbador.
- Faça uma desinfecção diária de superfícies tocadas frequentemente com produtos que contenham pelo menos 70% de álcool ou cloro.
- Para gestantes, é recomendado manter o distanciamento social, cuidar do sistema imunológico e ter precauções ao amamentar.
Confira dicas de especialistas para famílias e gestantes
Temos aprendido cada vez mais sobre o coronavírus (COVID-19) e como ele pode afetar as famílias. Evidências recentes sugerem que as crianças não têm uma probabilidade alta de contrair o coronavírus ou mesmo de apresentar sintomas graves. Entretanto, elas são portadoras do vírus e, portanto, também devem tomar precauções. Como há muita informação circulando sobre a prevenção ao coronavírus – algumas verdadeiras; outras, falsas -, consultamos a Associação Americana de Pediatria (AAP) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sobre as melhores práticas.
Dicas de prevenção ao coronavírus para famílias:
- O estresse prejudica a imunidade. Quando for conversar com o seu filho sobre este assunto, diga a ele que os médicos estão trabalhando rapidamente para ajudar todo mundo a se sentir melhor.
- Tenha sempre em mente a importância de lavar as mãos. Lave as mãos do seu filho com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes de depois de qualquer atividade. Por exemplo: antes de depois das refeições, idas ao banheiro, brincadeiras no quintal, fazer carinho no cachorro, etc. Se não tiver água e sabão por perto, use um álcool em gel com pelo menos 60% de álcool. Para tornar esse momento mais divertido e fazer com que seja mais fácil lembrar de lavar as mãos, experimente cantar uma música curta, o que tenha um refrão de pelo menos 20 segundos. Veja esse vídeo, que ajuda a mostrar para as crianças como lavar as mãos é importante.
- Ensine o seu filho a tossir ou espirrar em um lenço ou na parte interna do cotovelo, ao invés de usar as mãos para cobrir a boca.
- Enfatize a importância de não tocar rostos. Faça disso um jogo, e dê um prêmio ao vencedor!
- As telas têm sido parte da rotina das famílias. Certifique-se de não deixar seu filho sozinho acompanhando as notícias, para evitar que ele veja conteúdos perturbadores. Precisamos de muita calma nessa hora.
- Lembre-se de limpar e desinfetar frequentemente as superfícies nas quais você encosta diariamente. Os cientistas acreditam que o coronavírus pode sobreviver em superfícies por até 9 dias. Use luvas descartáveis ou luvas que são utilizadas apenas para limpeza. Use água sanitária diluída ou álcool em gel que tenha pelo menos 70% de álcool em sua composição.
- Prepare uma solução com 4 colheres de sopa de água sanitária e 1 litro de água.
Dicas de prevenção ao coronavírus para gestantes:
- Há pouca informação sobre como o coronavírus afeta as mulheres grávidas. No entanto, sabemos que a imunidade das gestantes é mais suscetível a doenças como a gripe. Portanto, as grávidas devem ser mais vigilantes em relação ao distanciamento social e cuidar da imunidade bebendo muita água, dormindo pelo menos 8 horas por dia e comendo muitas frutas, legumes e verduras.
- Um estudo recente monitorou 9 mulheres grávidas com o COVID-19 em Wuhan, o epicentro do coronavírus, na China. Todos os bebês nasceram saudáveis e sem sinais do vírus. Entretanto, a amostragem ainda é pequena para que conclusões possam ser tomadas.
- Neste momento, o CDC afirma que a amamentação pode ser mantida se você contraiu ou suspeita de ter contraído o COVID-19. A recomendação é lavar bem as mãos antes de amamentar e usar uma máscara no rosto.
- As máscaras devem ser usadas apenas pelas pessoas infectadas ou que são um caso suspeito. Elas não impedem que pessoas saudáveis contraiam o coronavírus, mas ajudam a propagação de gotículas respiratórias.
- Uma das coisas mais importantes que as mulheres grávidas podem fazer agora é evitar contato com qualquer pessoa que esteja infectada.
Sofía Martínez é psicóloga especializada em Desenvolvimento na Primeira Infância. É instrutora certificada de yoga de meditação, e gosta de compartilhar estas técnicas com crianças e adultos. Sofía passou algum tempo trabalhando com crianças para estudar seu desenvolvimento normal, e também trabalhou com crianças com necessidades especiais para entender a individualidade de seu desenvolvimento. Ela deseja continuar estudando a primeira infância, para que o Kinedu possa escalar seu modelo para famílias de todo o mundo.
5 respostas
Parabéns pelas colocações!
Obrigado pelo seu comentário, Rodrigo. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! 🥰💙
Muito bom o conteúdo exposto no site da kinedu.
Olá, Denise! Ficamos felizes em saber que está gostando do nosso conteúdo! 🥰✨