Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como se prevenir do coronavírus?

prevenção ao coronavírus covid19

Pontos chave:

  1. Cuidados familiares em relação à COVID-19: Especialistas recomendam tranquilizar as crianças e enfatizar a importância de lavar as mãos e evitar tocar o rosto.
  2. É importante supervisar o uso de telas para evitar conteúdo perturbador.
  3. Faça uma desinfecção diária de superfícies tocadas frequentemente com produtos que contenham pelo menos 70% de álcool ou cloro.
  4. Para gestantes, é recomendado manter o distanciamento social, cuidar do sistema imunológico e ter precauções ao amamentar.

Confira dicas de especialistas para famílias e gestantes

Temos aprendido cada vez mais sobre o coronavírus (COVID-19) e como ele pode afetar as famílias. Evidências recentes sugerem que as crianças não têm uma probabilidade alta de contrair o coronavírus ou mesmo de apresentar sintomas graves. Entretanto, elas são portadoras do vírus e, portanto, também devem tomar precauções. Como há muita informação circulando sobre a prevenção ao coronavírus – algumas verdadeiras; outras, falsas -, consultamos a Associação Americana de Pediatria (AAP) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sobre as melhores práticas.

X
banner kinedu saúde

Dicas de prevenção ao coronavírus para famílias:

  • O estresse prejudica a imunidade. Quando for conversar com o seu filho sobre este assunto, diga a ele que os médicos estão trabalhando rapidamente para ajudar todo mundo a se sentir melhor.
  • Tenha sempre em mente a importância de lavar as mãos. Lave as mãos do seu filho com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes de depois de qualquer atividade. Por exemplo: antes de depois das refeições, idas ao banheiro, brincadeiras no quintal, fazer carinho no cachorro, etc. Se não tiver água e sabão por perto, use um álcool em gel com pelo menos 60% de álcool. Para tornar esse momento mais divertido e fazer com que seja mais fácil lembrar de lavar as mãos, experimente cantar uma música curta, o que tenha um refrão de pelo menos 20 segundos. Veja esse vídeo, que ajuda a mostrar para as crianças como lavar as mãos é importante.
  • Ensine o seu filho a tossir ou espirrar em um lenço ou na parte interna do cotovelo, ao invés de usar as mãos para cobrir a boca.
  • Enfatize a importância de não tocar rostos. Faça disso um jogo, e dê um prêmio ao vencedor!
  • As telas têm sido parte da rotina das famílias. Certifique-se de não deixar seu filho sozinho acompanhando as notícias, para evitar que ele veja conteúdos perturbadores. Precisamos de muita calma nessa hora.
  • Lembre-se de limpar e desinfetar frequentemente as superfícies nas quais você encosta diariamente. Os cientistas acreditam que o coronavírus pode sobreviver em superfícies por até 9 dias. Use luvas descartáveis ou luvas que são utilizadas apenas para limpeza. Use água sanitária diluída ou álcool em gel que tenha pelo menos 70% de álcool em sua composição.
  • Prepare uma solução com 4 colheres de sopa de água sanitária e 1 litro de água.

Dicas de prevenção ao coronavírus para gestantes:

  • Há pouca informação sobre como o coronavírus afeta as mulheres grávidas. No entanto, sabemos que a imunidade das gestantes é mais suscetível a doenças como a gripe. Portanto, as grávidas devem ser mais vigilantes em relação ao distanciamento social e cuidar da imunidade bebendo muita água, dormindo pelo menos 8 horas por dia e comendo muitas frutas, legumes e verduras.
  • Um estudo recente monitorou 9 mulheres grávidas com o COVID-19 em Wuhan, o epicentro do coronavírus, na China. Todos os bebês nasceram saudáveis e sem sinais do vírus. Entretanto, a amostragem ainda é pequena para que conclusões possam ser tomadas.
  • Neste momento, o CDC afirma que a amamentação pode ser mantida se você contraiu ou suspeita de ter contraído o COVID-19. A recomendação é lavar bem as mãos antes de amamentar e usar uma máscara no rosto.
  • As máscaras devem ser usadas apenas pelas pessoas infectadas ou que são um caso suspeito. Elas não impedem que pessoas saudáveis contraiam o coronavírus, mas ajudam a propagação de gotículas respiratórias.
  • Uma das coisas mais importantes que as mulheres grávidas podem fazer agora é evitar contato com qualquer pessoa que esteja infectada.

Sofía Martínez é psicóloga especializada em Desenvolvimento na Primeira Infância. É instrutora certificada de yoga de meditação, e gosta de compartilhar estas técnicas com crianças e adultos. Sofía passou algum tempo trabalhando com crianças para estudar seu desenvolvimento normal, e também trabalhou com crianças com necessidades especiais para entender a individualidade de seu desenvolvimento. Ela deseja continuar estudando a primeira infância, para que o Kinedu possa escalar seu modelo para famílias de todo o mundo.

Artigos Relacionados

5 respostas

    1. Obrigado pelo seu comentário, Rodrigo. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! 🥰💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.