Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seu bebê é tímido?

Pontos chave:

  1. Crianças introvertidas e tímidas costumam ficar confusas, mas são diferentes. As crianças tímidas querem socializar, mas acham isso estressante, enquanto as crianças introvertidas preferem ficar sozinhas.
  2. Sinais de timidez ou inibição comportamental podem ser observados em bebés antes do primeiro aniversário, o que pode resultar num risco aumentado de ansiedade social.
  3. Embora ser reservado ou sensível a novas situações não seja ruim, crianças tímidas podem passar menos tempo com outras crianças, o que pode afetar suas capacidades sociais e de comunicação.
  4. Ajudar as crianças a concentrarem a sua atenção em coisas que não sejam estímulos ameaçadores e permitir-lhes vivenciar situações desconfortáveis ​​pode ajudá-las a regular as suas reações e sentimentos de timidez. Como pais, é importante apoiar os filhos e, ao mesmo tempo, incentivar a sua independência.

Seu filho é tímido? Para determinar a resposta desta pergunta, você pode se perguntar como descreveria o temperamento do seu filho. Muitas vezes as pessoas tendem a confundir timidez ou inibição comportamental com introversão (Weir, 2014). Uma resposta tímida ou introvertida das crianças às interações sociais pode parecer a mesma, porém são bem diferentes.

De acordo com a psicóloga do desenvolvimento da Universidade Estadual da Pensilvânia, Koraly Pérez-Edgar, as crianças que são tímidas desejam ter interações sociais, mas ao mesmo tempo, sentem que a socialização é algo muito estressante. Por outro lado, as crianças introvertidas preferem passar o tempo sozinhas e não estão interessadas nas interações sociais. E então, como você pode detectar se o seu filho é tímido? Pérez-Edgar conta o que as crianças tímidas têm em comum: elas sorriem de forma acanhada.

Quando você consegue descobrir se o seu filho é tímido?

De acordo com estudos de Harvard e da Universidade de Maryland, os sinais de inibição comportamental ou timidez podem ser percebidos antes do primeiro aniversário do bebê (Weir, 2014). Um desses sinais é a sensibilidade à novidade. Por exemplo, ele pode reagir demonstrando sinais de angústia ao ser exposto a um novo brinquedo musical. Com o passar do tempo, essa sensibilidade a coisas novas será transformada em uma sensibilidade à novidade social (Weir, 2014). Esta é uma das razões pelas quais é mais comum uma criança tímida desenvolver ansiedade social em comparação com uma criança introvertida.

A timidez pode prejudicar meu filho?

Ao contrário do que você possa imaginar, ser sensível – ou reservado em situações sociais – não é um problema. Ter pessoas mais cautelosas em relação às ameaças do ambiente é algo positivo! Além disso, de acordo com a pesquisa realizada por Weir em 2014, um sorriso tímido é percebido como um comportamento positivo perante a nossa sociedade, porém, existem algumas desvantagens para as crianças tímidas, como passar menos tempo com os amigos – o que é importante para o desenvolvimento da área socioafetiva. Deixando de lado essas pequenas desvantagens, a maior preocupação para se ter em relação a uma criança tímida é que ela desenvolva ansiedade social (Weir, 2014) – embora a maioria das crianças que são tímidas aprendam a se adaptar ao longo da adolescência, cerca de 35% delas passam por isso. A ansiedade social pode levar ao uso de drogas que ajudam a diminuir a timidez, e à depressão. Porém, a boa notícia é que a maioria das crianças tímidas aprende a administrar sua timidez e suas reações com o passar dos anos (Weir, 2014).

X
banner kinedu desenvolvimento

Como ajudar as crianças no controle da timidez?

De acordo com um estudo de Perez-Edgar, os bebês que deram maior atenção às ameaças ficaram mais inibidos socialmente quando se tornaram adultos. Ela sugere que nós devemos ajudar as crianças tímidas a manter sua atenção longe dos estímulos ameaçadores. Assim, elas serão capazes de modificar seus comportamentos, reduzindo o risco de desenvolverem ansiedade social. Os pais também influenciam diretamente na timidez. Mesmo que haja o desejo de superproteger os bebês tímidos, é necessário permitir que eles experimentem e lidem com situações desconfortáveis. Assim, eles terão a oportunidade de praticar o autocontrole de suas reações e do sentimento de timidez (Weir, 2014). Como pais, precisamos apoiar nossos filhos enquanto permitimos que eles realizem as coisas por conta própria. Resumindo: a timidez não é um transtorno e não precisa se tornar um problema para as crianças tímidas (Weir, 2014). Se você tem um bebê tímido, basta colocá-lo no ambiente correto sem protegê-lo demais, e ele provavelmente se sairá bem!

Referências: [source]

Artigos Relacionados