Como adultos, sabemos como é importante saber trabalhar e colaborar com outras pessoas. É uma habilidade que usamos em nossa vida pessoal e profissional. Para trabalhar em equipe, devemos respeitar o fato de que cada pessoa tem habilidades e opiniões diferentes. Isso significa que passamos do mundo intrapessoal para o mundo interpessoal, algo que envolve nossas habilidades socioemocionais. Estudos também mostram que a cooperação com os outros contribui para a nossa felicidade.

À medida que seu filho cresce, seu estilo e experiência de brincar também mudam. Ele começará a se interessar mais por brincar com outras crianças. Em torno do segundo aniversário dele, você vai notar que ele conseguirá nomear um par de amigos e gostará de passar um tempo com eles. Embora ele aproveite estar com outras pessoas, seu principal estilo de brincar será solitário. Talvez você perceba que ele participa de uma brincadeira paralela, ao lado de um amigo, mas cada um faz o que quer. Mesmo que não cooperem entre si, seu filho acumulará uma grande quantidade de informações que o ajudarão a aprender e se preparar para as habilidades futuras.

Quando completar três anos, seu filho conseguirá distinguir entre um amigo e uma criança que ele conhece. Além disso, ele preferirá brincar com outras pessoas do que sozinho. Durante esse período, você verá que ele observa e presta mais atenção ao que os outros estão fazendo. Embora ainda não participe de brincadeiras 100% interativas, você notará elementos precursores, como o fato de as crianças quererem brincar com a mesma coisa e seu filho ficar animado para compartilhar seus brinquedos. É assim que ele começará a se relacionar com as pessoas ao redor. Ele também vai perceber que nem todo mundo gosta das mesmas coisas que ele e que todos têm sentimentos e pontos de vista diferentes. Isso construirá relacionamentos mais significativos e formará um grupo de amigos.

Aos quatro anos, seu filho poderá cooperar ativamente com outras crianças durante as brincadeiras interativas. Por exemplo, quando eles têm um objetivo comum durante um jogo. Neste ponto, ele começará a entender o significado de trabalho em equipe. Esse é um passo fundamental no desenvolvimento socioafetivo, pois estabelecerão as bases do conceito de compartilhamento e de ser amigável e compreensivo com as opiniões e sentimentos dos outros; os precursores da empatia. Além disso, as atividades em grupo promoverão as habilidades físicas, resolução de problemas e atenção dele.

É por isso que é tão importante estimular e promover as conexões socioemocionais que o seu filho desenvolve durante as atividades em grupo. Ao trabalhar com outras crianças, ele aprenderá a se expressar e a entender a importância da cooperação. Graças a isso, desenvolverá relacionamentos próximos e significativos que estabelecerão as bases para futuras relações interpessoais.

Aqui estão algumas ideias sobre como promover atividades em grupo!

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

– Imitar os gestos, expressões e movimentos dos outros. Esta atividade estimulará a atenção, a memória e a consciência corporal das crianças.

– Traçar suas silhuetas no papel. Na sua vez, uma criança se deitará no papel enquanto a outra traça seu corpo. Deixe mais divertido oferecendo materiais artísticos, como marcadores, gizes de cera e adesivos. Você também pode deixar a brincadeira mais interessante pedindo para a criança que traçou seu amigo dizer alguma característica da outra pessoa enquanto você escreve a palavra em um papel.

– Diversão com bolhas. Uma das crianças sopra as bolhas enquanto o outro as estoura. Isso estimulará o compartilhamento e dará ao seu filho a oportunidade de experimentar dois pontos de vista da mesma situação.

– Jogos de equilíbrio. Uma pessoa deve fechar os olhos e contar. Quando os abrir, os outros devem fazer uma pose equilibrada, como ficar em um pé só ou equilibrando um livro sobre a cabeça.

– Faça um circuito de obstáculos como os que você usou para promover o engatinhar do seu bebê. Peça para as crianças darem as mãos e trabalharem juntas para superar cada obstáculo.

Além de se divertir bastante, seu filho aprenderá sobre compromissos, compartilhamento e como fazer parte de um time. Faça de hoje uma excelente oportunidade para participar de uma atividade em grupo!

Leia esse artigo se achar que seu filho é um pouco tímido para brincar.