Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Que este seja o melhor ano da sua vida!

pais com bebê fazendo resoluções familiares

Pontos chave:

  1. Priorize o tempo de qualidade em família para desenvolver hábitos melhores e alcançar metas juntos.
  2. Incentive rotinas de sono e relaxamento para os pais.
  3. Enfatize estar presente no momento e reduzir a multitarefa.
  4. Para apoiar o desenvolvimento das crianças, promova o senso de gratidão, o brincar ao ar livre, as amizazes e a aprendizagem.

O tempo voa quando você passa o tempo com seu filho, certo? No espírito de tornar este ano especial para você e seus entes queridos, queremos compartilhar algumas ideias sobre como avançar neste ano com o pé direito, estabelecendo alguns objetivos para toda a família. Continue lendo para aprender mais.

As resoluções familiares são excelentes ferramentas para ajudar você e a sua família a desenvolver melhores hábitos e alcançar novas metas. Este ano, convide toda a sua família a se juntar a essa tarefa. Aqui estão algumas ideias para que todos possam começar!

Para a mamãe e o papai

Dormir melhor – Estabeleça uma rotina para dormir e faça do seu quarto um espaço para relaxar. Ouvir músicas tranquilas, usar aromaterapia, tomar chás e limitar o uso do celular podem ajudar bastante a relaxar seu corpo e ter um descanso de melhor qualidade.

Estar presente – Respire fundo e se concentre no que estiver fazendo. As compras não serão feitas sozinhas, mas preocupar-se com isso não ajudará em nada; quando for o momento de ir ao supermercado, você poderá se concentrar nisso. Fazer várias coisas ao mesmo tempo apenas lhe distrai e não lhe permite desfrutar do momento presente.

Encontro – Quando foi a última vez que a mamãe e o papai passaram algum tempo a sós? Ter filhos pode mudar certos rituais, hábitos e tradições que vocês costumavam ter como um casal. Seja um jantar a dois, uma atividade ao ar livre ou uma viagem, encontrem algo que aproxime vocês e façam disso uma tradição mensal.

Amor, não guerra – Para ter um filho, são necessárias duas pessoas, e ninguém conhece e entende seu relacionamento melhor do que vocês. Busquem maneiras de demonstrar amor e gratidão todos os dias; dizer “Obrigada!” e “Bom trabalho!” fará toda a diferença. Organize seus pensamentos antes de falar, faça uma pausa e escute. Ter divergências é algo normal; criem um ambiente onde o apoio mútuo esteja sempre presente e onde vocês saibam que não há nada que vocês não possam resolver juntos. Mais abraços, menos gritos.

Para o seu pequeno

O que você gostaria que eu fizesse por você? – Mesmo que seu filho ainda não possa falar, ele provavelmente tem alguns pedidos que gostaria de incluir nas resoluções familiares. “Mamãe, você pode fazer com que meus legumes tenham um sabor melhor?”, “Não gosto de ficar de bruços, você pode fazer alguma coisa para deixar esse momento mais divertido?”.

Passar tempo ao ar livre – Algumas de nossas lembranças favoritas da infância provavelmente incluem brincadeiras ao ar livre. As crianças adoram explorar a natureza porque ela as expõe a estímulos novos, naturais e coloridos. Este ano, comprometa-se a incluir um pouco de ar fresco nas brincadeiras do seu filho. Seja explorando o quintal, fazendo um piquenique ou apenas sentando na grama; reserve um tempo para uma aventura na natureza com o seu filho.

Fazer novos amigos – Além de ser divertido, fazer amigos é um aspecto muito importante do desenvolvimento socioafetivo do seu filho. Assuma o compromisso de organizar mais encontros de brincadeiras este ano e ensine o seu filho a esperar pela vez dele, ser gentil e tolerar a frustração.

Aprender coisas novas – Psicólogos cognitivos realizaram experimentos que demonstram que os bebês aprendem com a imprevisibilidade da mesma maneira que os adultos aprendem a se adaptar a novas experiências. Este ano, tente organizar atividades que incentivem o seu filho a identificar, explorar e questionar as coisas. Dedique tempo a brincadeiras de faz de conta, explorem as cores, falem sobre o clima, faça perguntas abertas, etc. Maria Montessori acreditava que as crianças são como “pequenos cientistas”, ansiosos para observar e realizar descobertas sobre o mundo que os rodeia.

X
banner kinedu desenvolvimento

Participe de jogos físicos – Pesquisadores têm comprovado que exercitar-se desde cedo resulta em uma melhor cognição no futuro, ajuda a regular as emoções e a ter uma consciência emocional maior. Este ano, tente usar mais atividades físicas nas brincadeiras, por exemplo, esconde-esconde, pega-pega, jogar bola, etc. Tanto a Academia Americana de Pediatria (AAP) quanto os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam que, a partir dos 2 anos, as crianças realizem 60 minutos de atividade física todos os dias.

Para a família

Jogos em grupo – Este ano, tente transformar os jogos em família em uma tradição. Além de ser algo divertido, eles fortalecerão os laços afetivos entre vocês, impulsionarão as habilidades cognitivas do seu filho e abrirão os canais de comunicação entre todos os membros da família.

Mais aventuras – Ter mais aventuras não significa necessariamente viajar. Vocês podem fazer atividades e passeios em família na sua cidade. Visitem um parque no seu bairro, um museu, uma feira; até mesmo acampar no quintal pode lhe dar a oportunidade de se conectar com o seu filho.

Pratiquem a gratidão – Estudos mostram que as pessoas que expressam sua gratidão com frequência tendem a ser mais compassivas, generosas e felizes. Este ano, estimule a gratidão em casa, cumprimentando-se e despedindo-se um do outro, usando as palavras “obrigado” e “agradecido” em seu vocabulário cotidiano e criando o costume de compartilhar todos os dias algo pelo qual vocês são gratos.

Comida saudável – Este ano, criem novos hábitos saudáveis em casa, limitando a quantidade de “besteiras” que vocês comem. Prepare as refeições com ingredientes frescos, ao invés de usar processados, e tente incluir frutas e verduras em todas as refeições. Ter refeições saudáveis em família fará com que o seu filho desenvolva uma relação positiva com os alimentos.

Façam um quadro de resoluções e incentivem um ao outro – Vocês podem estabelecer as resoluções juntos. Criem um quadro onde vocês possam marcar objetivos e progressos individuais e familiares. Incluam fotos em que vocês estejam juntos e façam uma colagem de coisas que vocês gostariam de fazer e as que já realizaram. Pendure o quadro em casa para que todos possam tirar um melhor proveito deste ano!

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.