Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que eu preciso saber sobre o rastreamento neonatal?

contrações de treinamento ou contrações de braxton hicks

Pontos principais:
* O Rastreamento Neonatal, também conhecido como Triagem Metabólica, é uma análise médica realizada em bebês logo após o nascimento.
* Serve para detectar doenças metabólicas no bebê e é realizado entre o segundo e o terceiro dia após o nascimento.
* É crucial para a detecção precoce de doenças metabólicas.
* Existem outros testes ou triagens opcionais que também podem ser feitos em recém-nascidos.

Qual é a Ideia do Rastreamento Neonatal?

Quando seu pequeno chega ao mundo, há muitas coisas a considerar para cuidar de sua saúde. O Rastreamento Neonatal é uma ferramenta fundamental que você não deve deixar passar.

O Rastreamento Neonatal, também conhecido como Triagem Neonatal ou Teste do Calcanhar, é uma análise médica simples, mas super importante, feita em bebês logo após o nascimento. Eles dão uma pequena picada no calcanhar do bebê para obter uma amostra de sangue. Não se preocupe, é seguro e praticamente indolor para o bebê, embora possa causar um leve desconforto no momento.

Qual é o Objetivo?

O Rastreamento realizado ao nascer é o Rastreamento Metabólico. É tudo sobre detectar doenças metabólicas no bebê que poderiam colocar em risco sua vida, causar atrasos ou levar a problemas na alimentação. As doenças que podem ser identificadas no Rastreamento são raras, exceto o hipotireoidismo, que é a mais comum detectada no Rastreamento.

A detecção precoce de doenças metabólicas é crucial para evitar danos graves ou complicações como atrasos mentais, terapias intensivas ou até mesmo a morte.

Quando é Feito?

X
banner kinedu prenatal pt

O Rastreamento Metabólico é realizado entre o segundo e o terceiro dia após o nascimento, pois o bebê precisa ter se alimentado para que quaisquer problemas metabólicos possam ser detectados. Se seu bebê nascer em casa, é uma boa ideia ir ao hospital no segundo ou terceiro dia após o nascimento para fazer o teste.

Os resultados do Rastreamento Metabólico são geralmente entregues em torno de duas semanas após o nascimento, pois leva um pouco de tempo para detectar todas as doenças.

Se houver algum sinal de doença no Rastreamento, os pediatras e pais são notificados e, geralmente, o teste é repetido para confirmar a presença da doença e garantir que não tenha sido um erro da amostra. No entanto, a grande maioria dos resultados acaba sendo normal.

Outros Testes

Além do Rastreamento Metabólico, existem outros testes ou triagens opcionais que você pode fazer para o seu bebê, como:

* Triagem Auditiva: É para detectar problemas de audição, e identificá-los precocemente dá um prognóstico muito melhor para a linguagem e o desenvolvimento.
* Triagem Oftalmológica: Embora os recém-nascidos ainda não desenvolvam completamente a acuidade visual, esse teste mede a resposta deles a estímulos visuais.
* Triagem Cardiovascular: Detecta doenças cardiovasculares importantes.

Embora esses testes sejam opcionais, o primeiro recomendado é sempre o Rastreamento Metabólico, e em seguida, a Triagem Auditiva.

O Rastreamento Metabólico para recém-nascidos é essencial para cuidar da saúde deles, permitindo a detecção precoce de doenças metabólicas e intervenção oportuna.

É fundamental que todos os pais estejam informados sobre a importância desta análise e participem ativamente do cuidado da saúde de seus pequenos desde o primeiro dia.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.