Você está ansiosa pelos primeiros passos do seu bebê e está se perguntando quais são os sinais que indicam que seu pequeno está prestes a andar?
Cada bebê é diferente, mas existem alguns sinais que podem ajudar os pais a se prepararem para esse momento emocionante. Continue lendo para conhecer os sinais de que o bebê vai andar e encontrar algumas dicas sobre como incentivar o seu pequeno a ficar de pé.
Marcos do desenvolvimento e sinais que o bebê vai andar
Antes de discutir os sinais, é importante lembrar que cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Em geral, a maioria dos bebês começa a engatinhar entre 6 e 10 meses. Depois de se sentirem confortáveis com o engatinhar, eles geralmente começam a tentar se levantar e eventualmente dar os primeiros passos entre os 12 e os 15 meses.
Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!
Quando seu bebê estiver perto de andar, você começará a perceber sinais que indicam que ele está pronto para se levantar e fazer isso, incluindo:
- Levantar-se apoiando-se em móveis ou brinquedos. Depois de dominar essa habilidade, ele poderá até conseguir soltar o objeto de apoio e ficar em pé sozinho por alguns segundos.
- Agachar-se e pular, tentando ficar em pé.
- Dar alguns passos segurando-se em algo, como suas mãos ou um móvel.
- Movimentar-se ao redor de móveis apoiando-se em uma ou duas mãos (isso é ligeiramente diferente do engatinhar, pois requer mais equilíbrio).
Você também poderá começar a observar sinais de frustração quando as coisas não saírem como o planejado. Isso é normal, e os sinais de frustração geralmente indicam que seu bebê está motivado a explorar novas maneiras de se locomover.
Como incentivar os primeiros passos do seu bebê
Para ajudar o seu bebê a praticar ficar de pé e dar os primeiros passos, você pode fazer algumas brincadeiras divertidas com ele. Tente colocar um brinquedo ou uma fruta fora do alcance do seu bebê e incentivá-lo a se aproximar dando alguns passos em direção ao objeto.
Baixe o app Kinedu e acesse +1.800 atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê!
Outra forma de praticar é andar devagar com o seu bebê enquanto ele segura suas mãos. Certifique-se de que os pés dele estejam firmemente apoiados no chão e que ele tenha um bom equilíbrio antes de soltá-lo. Se ele se sentir instável, diga que tudo bem parar e descansar quando necessário. E, mais importante ainda, certifique-se de que não haja obstáculos no caminho do seu pequeno.
Também é útil proporcionar um espaço aberto e garantir que as roupas do seu bebê não sejam muito restritivas, pois isso pode interferir no equilíbrio e no movimento dele.
O que evitar ao aprender a andar
Quando se trata de ajudar seu pequeno a se mover, há algumas coisas que você deve evitar. Andadores permitem que o bebê fique de pé e se movimente, mas, na verdade, não o ajudam a aprender a dar os primeiros passos de forma independente.
Eles também podem ser inseguros se o seu bebê estiver perto de escadas ou outros perigos. É melhor ficar longe desses itens até que seu filho tenha dominado o andar independente.
Sinais de alerta relacionados ao andar
Se seu filho não demonstrar sinais de tentar se movimentar ou andar entre os 12 a 15 meses, é importante conversar com o pediatra.
Outros sinais que podem indicar um atraso no desenvolvimento incluem:
- Falta de interesse em explorar;
- Dificuldade em sentar-se sozinho;
- Regressão do sono;
- Não alcançar outros marcos como rolar, balbuciar, etc.
Caso você tenha preocupações com o desenvolvimento do seu bebê, não hesite em entrar em contato com o seu médico.
Por fim, aprender a andar é um marco emocionante tanto para os bebês quanto para os pais. Ver sinais do andar no seu pequeno pode causar ansiedade, mas também é emocionante. Não se esqueça de registrar esses momentos com muitas fotos e vídeos; com certeza, este será lembrado como um momento alegre!
Esta é uma fase importante para o desenvolvimento do seu bebê e deve ser abordada com cuidado. Se houver sinais de que seu bebê andará em breve, mas ainda assim você tiver preocupações, consulte o pediatra. Com compreensão e paciência, vocês passarão por esse capítulo emocionante juntos. Boa sorte!