Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sinais de que o bebê vai andar em breve

sinais que o bebê vai andar

Você está ansiosa pelos primeiros passos do seu bebê e está se perguntando quais são os sinais que indicam que seu pequeno está prestes a andar?

Cada bebê é diferente, mas existem alguns sinais que podem ajudar os pais a se prepararem para esse momento emocionante. Continue lendo para conhecer os sinais de que o bebê vai andar e encontrar algumas dicas sobre como incentivar o seu pequeno a ficar de pé.

Marcos do desenvolvimento e sinais que o bebê vai andar

Antes de discutir os sinais, é importante lembrar que cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Em geral, a maioria dos bebês começa a engatinhar entre 6 e 10 meses. Depois de se sentirem confortáveis ​​com o engatinhar, eles geralmente começam a tentar se levantar e eventualmente dar os primeiros passos entre os 12 e os 15 meses.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Quando seu bebê estiver perto de andar, você começará a perceber sinais que indicam que ele está pronto para se levantar e fazer isso, incluindo:

  • Levantar-se apoiando-se em móveis ou brinquedos. Depois de dominar essa habilidade, ele poderá até conseguir soltar o objeto de apoio e ficar em pé sozinho por alguns segundos.
  • Agachar-se e pular, tentando ficar em pé.
  • Dar alguns passos segurando-se em algo, como suas mãos ou um móvel.
  • Movimentar-se ao redor de móveis apoiando-se em uma ou duas mãos (isso é ligeiramente diferente do engatinhar, pois requer mais equilíbrio).

Você também poderá começar a observar sinais de frustração quando as coisas não saírem como o planejado. Isso é normal, e os sinais de frustração geralmente indicam que seu bebê está motivado a explorar novas maneiras de se locomover.

Como incentivar os primeiros passos do seu bebê

Para ajudar o seu bebê a praticar ficar de pé e dar os primeiros passos, você pode fazer algumas brincadeiras divertidas com ele. Tente colocar um brinquedo ou uma fruta fora do alcance do seu bebê e incentivá-lo a se aproximar dando alguns passos em direção ao objeto.

Baixe o app Kinedu e acesse +1.800 atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê!

X
banner kinedu desenvolvimento

Outra forma de praticar é andar devagar com o seu bebê enquanto ele segura suas mãos. Certifique-se de que os pés dele estejam firmemente apoiados no chão e que ele tenha um bom equilíbrio antes de soltá-lo. Se ele se sentir instável, diga que tudo bem parar e descansar quando necessário. E, mais importante ainda, certifique-se de que não haja obstáculos no caminho do seu pequeno.

Também é útil proporcionar um espaço aberto e garantir que as roupas do seu bebê não sejam muito restritivas, pois isso pode interferir no equilíbrio e no movimento dele.

O que evitar ao aprender a andar

Quando se trata de ajudar seu pequeno a se mover, há algumas coisas que você deve evitar. Andadores permitem que o bebê fique de pé e se movimente, mas, na verdade, não o ajudam a aprender a dar os primeiros passos de forma independente.

Eles também podem ser inseguros se o seu bebê estiver perto de escadas ou outros perigos. É melhor ficar longe desses itens até que seu filho tenha dominado o andar independente.

Sinais de alerta relacionados ao andar

Se seu filho não demonstrar sinais de tentar se movimentar ou andar entre os 12 a 15 meses, é importante conversar com o pediatra.

Outros sinais que podem indicar um atraso no desenvolvimento incluem:

  • Falta de interesse em explorar;
  • Dificuldade em sentar-se sozinho;
  • Regressão do sono;
  • Não alcançar outros marcos como rolar, balbuciar, etc.

Caso você tenha preocupações com o desenvolvimento do seu bebê, não hesite em entrar em contato com o seu médico.

Por fim, aprender a andar é um marco emocionante tanto para os bebês quanto para os pais. Ver sinais do andar no seu pequeno pode causar ansiedade, mas também é emocionante. Não se esqueça de registrar esses momentos com muitas fotos e vídeos; com certeza, este será lembrado como um momento alegre! 

Esta é uma fase importante para o desenvolvimento do seu bebê e deve ser abordada com cuidado. Se houver sinais de que seu bebê andará em breve, mas ainda assim você tiver preocupações, consulte o pediatra. Com compreensão e paciência, vocês passarão por esse capítulo emocionante juntos. Boa sorte!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.