X
X

Socorro! Meu filho quer ficar de pé durante o banho!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

A hora do banho pode ser muito divertida, mas um pouco cansativa, especialmente quando as crianças querem exercer sua independência e se recusar a seguir instruções. Nessa fase, os bebês adquirem muitas habilidades novas: uma delas é se levantar sozinho. Este é um grande marco do desenvolvimento e, como mãe, você certamente está muito orgulhosa! No entanto, essas novas habilidades vêm acompanhadas de muita energia e inquietação para explorar os arredores. Ficar parado durante o banho pode parecer impossível!

Como adultos, conhecemos os acidentes que podem ocorrer durante o banho. Nós não queremos que nossos filhos escorreguem e se machuquem, então, vê-los em pé no banho pode ser bastante assustador. O que você deve fazer quando suas indicações para que seu filho se sente não funcionarem? Aqui estão várias técnicas que você pode experimentar:

X
banner kinedu saúde
  • Se o seu bebê ama a hora do banho e você não quer que ele se levante, você pode dizer a ele que, se ele se levantar, o banho terá que acabar. Em um tom gentil, mas afirmativo, diga: “Você está de pé. Você está me mostrando que é hora de sair do banho”. Se ele não se sentar, retire-o da banheira. Ele logo descobrirá que, se quiser brincar na hora do banho, não poderá se levantar.
  • Você também pode escolher brinquedos que ele só poderá usar se estiver sentado na banheira. Se ele se levantar, os brinquedos serão tirados dele.
  • Outra opção recomendada por especialistas é deixá-lo de pé. Às vezes, pode ser mais seguro dar banho no seu filho em pé do que brigar toda vez que ele toma banho. Se você decidir deixá-lo em pé, você precisará adaptar o banheiro de modo a torná-lo o mais seguro possível. Coloque um tapete de borracha no chão em volta da banheira ou do chuveiro. Remova qualquer objeto que possa machucá-lo se ele cair, e certifique-se de sempre ficar de olho nele. Sentado ou em pé, não tire os olhos do seu filho!

Esperamos que essas técnicas ajudem! Lembre-se de usar a criatividade e adaptar as técnicas ao seu próprio estilo. Não existe uma única resposta correta. A chave é ser consistente, afirmativa e estar sempre presente. Seu filho está animado com suas habilidades recém-adquiridas, então, seja atenciosa. Ele não está desafiando você – ele faz isso porque é algo novo e excitante para ele. Entender isso ajudará você a estabelecer as melhores regras para a segurança do seu filho.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Socorro! Meu filho quer ficar de pé durante o banho!”

  1. Pingback: A complexa ação de ficar de pé: parte 3 - Kinedu Blog

Comentários encerrados.