Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu bebê a aprender a identificar e expressar emoções

Pontos chave:

  1. O desenvolvimento socioafetivo é tão importante quanto o desenvolvimento físico, linguístico e cognitivo para o bem-estar geral e o sucesso na vida das crianças.
  2. O desenvolvimento socioafetivo envolve competências como identificar e expressar emoções, gerir emoções fortes, regular o comportamento e ter empatia pelos outros.
  3. O desenvolvimento socioafetivo começa desde cedo e é essencial para o desenvolvimento da arquitetura cerebral.
  4. As experiências socioafetivas com os cuidadores moldam as interligações entre os circuitos cerebrais dos recém-nascidos e dos bebés, enquanto os bebés e as crianças desenvolvem competências previamente aprendidas para gerir emoções e interações sociais mais complexas.

Quando pensamos sobre o desenvolvimento infantil, costumamos imaginar bebês aprendendo a andar, falar e contar. Fazemos o melhor para garantir que nossos filhos estejam desenvolvendo todas essas habilidades e que não tenham dificuldades no futuro. Mas e aprender a identificar e expressar emoções? Essas habilidades também não são importantes para o futuro dos nossos filhos? Definitivamente são! Na verdade, as habilidades sociais que as crianças aprendem durante os primeiros cinco anos de vida estão relacionadas ao bem-estar emocional e à capacidade de adaptação na escola. Além disso, elas são fundamentais para formar relacionamentos bem-sucedidos e duradouros durante toda a vida. Assim, tão importante quanto os desenvolvimentos físico, linguístico e cognitivo é o desenvolvimento socioafetivo.

O desenvolvimento emocional envolve o aprendizado de certas habilidades, tais como:

Identificar os próprios sentimentos; 

Identificar as emoções de outras pessoas; 

Entender os próprios sentimentos e os de outras pessoas;

Lidar com emoções fortes; 

Expressar emoções fortes com uma abordagem construtiva; 

Regular o próprio comportamento; 

X
banner kinedu desenvolvimento

Ter empatia pelos outros; 

Estabelecer e manter relacionamentos.

Certamente, como adultos, às vezes ainda estamos trabalhando em algumas dessas habilidades, mas nós as desenvolvemos desde o nascimento! Um estudo descobriu que o desenvolvimento emocional começa muito cedo, e que é crítico para o desenvolvimento da arquitetura do cérebro, tendo enormes consequências ao longo da vida.

Emoções são biologicamente baseadas e estão ligadas em várias regiões do sistema nervoso central. Com cada experiência individual e a influência do ambiente, essas interconexões crescem e permitem que um comportamento emocional mais maduro surja. Como isso acontece em cada estágio do desenvolvimento?

Bebês de até 12 meses

Para recém-nascidos e bebês, as experiências emocionais que moldam as interconexões entre os circuitos cerebrais acontecem durante suas interações com os pais ou cuidadores. Por exemplo, durante a mamada ou no colo. Neste estágio inicial, os bebês não são capazes de regular seus sentimentos e suas reações, portanto, é o cuidado responsivo e a sensibilidade que serão associados às emoções positivas.

Crianças de 12 a 36 meses

Nesse estágio, as emoções são mais complexas. Uma das tarefas mais desafiadoras que as crianças precisam realizar é administrar seus sentimentos. Pouco a pouco, elas aprenderão a interpretar suas próprias experiências e a entender o que os outros estão fazendo e pensando. Elas irão se apoiar em bases pré-estabelecidas para entender melhor suas emoções.

Crianças de 36 a 48 meses

Por se basearem em habilidades previamente aprendidas, ao final do período pré-escolar, as crianças já conseguem antecipar, falar sobre e ter consciência dos seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros, o que permite que elas lidem melhor com as interações sociais cotidianas. As emoções se tornam muito mais complexas (como vergonha, orgulho e culpa), e elas conseguem se comunicar melhor por meio da linguagem, expressar como se sentem e pedir ajuda verbalmente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.