Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a educação infantil influencia o senso de justiça

Pontos chave:

  1. A educação infantil pode promover a equidade em crianças, levando-as a tratar os outros de forma justa, mesmo que isso tenha custos pessoais.
  2. O estudo do Abecedarian Project envolveu a oferta de educação infantil de alta qualidade em um ambiente de cuidado até os cinco anos de idade.
  3. Os participantes do estudo, agora adultos, demonstraram consistentemente uma preferência por resultados justos e igualitários em jogos de tomada de decisão social.
  4. Interações de qualidade na primeira infância têm um impacto duradouro no senso de equidade de uma criança e em seu tratamento perante os outros.

Pesquisadores descobriram que, mais de 40 anos depois, as crianças de famílias de baixa renda que participaram do estudo “Abecedarian Project” (Projeto Abecedário, em inglês) cresceram e se tornaram adultos que tratam outras pessoas de maneira justa, mesmo nos casos em que ser justo tem um alto custo pessoal.

X
banner kinedu desenvolvimento

As 78 crianças, agora adultas, que participaram do estudo nos anos 70, foram monitoradas como parte de um dos mais antigos estudos aleatórios controlados sobre os efeitos que a educação na primeira infância tem nas famílias de baixa renda. O “Abecedarian Project” foi um estudo de controle aleatório dos benefícios potenciais da educação na primeira infância em crianças de famílias de baixa renda. Quatro grupos de crianças, nascidas entre 1972 e 1977, foram aleatoriamente designadas a um grupo de intervenção ou um grupo controle. O grupo de intervenção recebeu educação de alta qualidade em tempo integral em um berçário desde que eram bebês até os cinco anos de idade. As atividades educacionais foram projetadas na forma de jogos que eram incorporados ao dia a dia das crianças e trabalhavam as áreas do desenvolvimento socioafetiva e cognitiva – com ênfase na linguagem. Estudos de acompanhamento foram realizados quando os indivíduos atingiram 12, 15, 21 e 30 anos e, agora, 40 anos após o projeto, mostraram benefícios duradouros associados ao programa de educação na primeira infância.

Como adultos, os participantes foram convidados a jogar jogos destinados a medir sua adesão às normas sociais e seus processos de tomada de decisão. Por exemplo, em um jogo, um participante foi convidado a dividir 20 dólares com outro participante. O participante podia aceitar ou rejeitar o montante proposto; e mesmo se ele o aceitasse ou rejeitasse, nenhum dos dois ganharia o dinheiro. Por isso, quando confrontados com esse dilema, os participantes deveriam decidir entre satisfazer seu interesse próprio ou seguir as normas sociais de igualdade. Os jogadores que fizeram parte do “Abecedarian Project” rejeitaram fortemente a divisão desigual de dinheiro entre os participantes. “As pessoas que receberam o treinamento educacional do “Abecedarian Project” tinham tendência a aceitar ofertas justas e a rejeitar ofertas vantajosas ou desvantajosas para si. De fato, puniam as transgressões do que julgavam estar fora da norma social da igualdade”, relatou Sébastien Hétu, um dos autores originais do estudo.

É extraordinário ver o impacto que as interações de alta qualidade têm na primeira infância, algo que vem sido comprovado repetidas vezes. Isto é especialmente verdadeiro para crianças de famílias de baixa renda, que normalmente estão expostas a situações mais estressantes e experiências menos ricas e estimulantes do que outras crianças. Este estudo mostra que, mesmo após 40 anos, uma intervenção como essa tem um efeito na tomada de decisões das pessoas e na maneira como elas tratam os demais.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.