X
X

Você está falando comigo?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Uma nova pesquisa do MIT apoia a ideia de que, para promover o desenvolvimento das crianças, especificamente o desenvolvimento linguístico, os pais não precisam apenas falar com seus filhos, eles devem conversar com eles (o que envolve jogos de ação e reação).

“O que descobrimos é que, quanto mais os pais se envolviam em conversas interativas com seus filhos, mais forte era a resposta à linguagem na frente do cérebro”. (Gabrieli, 2018)

Neste caso, uma resposta mais forte do cérebro é um reflexo de uma compreensão e um envolvimento mais profundos com a linguagem. Então, não é apenas o número de palavras que seu bebê ouve, são as interações e as trocas durante a conversa que importam. Um ambiente verbalmente rico é feito exatamente disso, levando a melhores resultados linguísticos e cognitivos no futuro.

X
banner kinedu desenvolvimento

Neste estudo do MIT, usando ressonância magnética funcional (fMRI), os cientistas descobriram que as crianças que tinham mais conversas apresentavam maior atividade cerebral enquanto ouviam histórias. Sua área de Broca, que é uma região no lobo frontal do cérebro que está envolvida no processamento da linguagem, estava mais envolvida. Neste estudo, destacou-se a importância da linguagem como base no relacionamento entre pais e filhos. Um filme ou um desenho animado não trarão os mesmos benefícios que as interações do dia a dia entre um bebê e um ente querido.

Na próxima vez que você estiver com seu filho, tente exagerar na maneira como fala e em suas expressões faciais, ao mesmo tempo em que responde aos sons que ele faz. Fique atento às tentativas do seu bebê de se comunicar com você por meio de balbucios e grunhidos. Quando isso acontecer, você pode respondê-lo de volta. Por exemplo, se seu bebê balbuciar enquanto você estiver trocando as roupas dele, você pode falar sobre o que vocês irão fazer mais tarde, perguntar se ele gosta dessa roupa, etc. Não espere uma resposta, simplesmente perceba as tentativas de conversa do seu filho.

O melhor momento para começar é agora. Seja qual for a sua situação atual – um bebê a caminho, um recém-nascido, uma criança pequena ou em idade pré-escolar – , você pode adaptar as conversas às capacidades atuais do seu filho. Talvez sejam apenas grunhidos, balbucios ou imitações, mas os jogos de ação de reação são muito mais valiosos do que imaginávamos. 

Você pode encontrar muitas ideias de atividades para lhe ajudar a estimular o desenvolvimento da linguagem do seu filho no Kinedu! Confira o nosso Catálogo para obter inspiração diariamente.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

4 comentários em “Você está falando comigo?”

  1. Então…..sigo desde o começo da minha gravidez Kinedu amooo cada ensinamento tenho descoberto muito através dele vou me descobrindo e descobrindo minha princesa Larissa Manuella só tenho q agradecer kinedu e essência em nossas vidas parabéns a todos da equipe da kinedu muito grata Deus abençoe vcs..

    1. Olá, Fabiana!
      Agradecemos muito! É gratificante receber comentários como o seu e saber que fizemos a diferença de alguma forma. Desejamos mais diversão e aprendizado para você e para a Larissa Manuella! 💖✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *