Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

6 dicas para ensinar seu filho a cuidar dos animais

Pontos chave:

  1. As crianças pequenas muitas vezes comportam-se inadvertidamente de maneiras que não são gentis com os animais, mas educá-las desde cedo sobre a gentileza para com os animais pode ajudá-las a desenvolver empatia, autocontrole e uma melhor compreensão de si mesmas.
  2. Passar tempo com animais pode melhorar o bem-estar físico e psicológico das crianças.
  3. As ideias para ensinar as crianças a serem gentis com os animais incluem apresentá-las a diferentes tipos de animais através de livros e comedouros para pássaros, mostrando a elas como acariciar os animais com segurança e explicando por que não é certo provocar os animais ou comportar-se agressivamente com eles.
  4. Brightly sugere uma lista de livros que podem ser úteis para ensinar crianças pequenas a tratar os animais com bondade.

Embora não tenham más intenções, muitas crianças pequenas são simplesmente jovens demais para entender que puxar o cabelo ou apertar as orelhas de um animal ou usá-los para explorar e conseguir algumas risadas não é divertido para o cachorro, gato, pássaro ou inseto em questão. Mas isso não significa que elas não são capazes de aprender desde muito cedo como ser gentil com todos os tipos de criaturas. Pelo contrário! Ensinar o seu filho a coexistir com a natureza e os animais com segurança e amor o ajudará a desenvolver seu autocontrole, aprender sobre limites, desenvolver empatia, conhecer-se melhor e saber quais são as suas preferências. Também diminuirá as chances de ele ter experiências ruins ao interagir com animais que possam reagir e se defender.

Além disso, é sabido que passar um tempo com animais de estimação é muito bom para o bem-estar físico e psicológico das crianças, além de ser o primeiro passo para criar um futuro amante da natureza.

Aqui estão algumas ideias que ajudarão você a ensinar o seu filho a ser bom para os animais:

– Os livros são boas ferramentas para mostrar ao seu filho os diferentes tipos de animais existentes, para que ele se familiarize com animais aquáticos, que possuem asas, aqueles que são peludos e também os que possuem escamas.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Coloque um alimentador de pássaros em seu jardim ou janela.

– Ensine-o a brincar com animais de estimação com segurança e gentileza. Vocês podem praticar mostrando a ele como acariciar um bicho de pelúcia ou brincando que você ou o seu filho é um cachorro. Enfatize a importância de fazer movimentos lentos e suaves.

– Explique que os animais também têm sentimentos e que dói se você puxa ou pisa neles, assim como o machucaria se fizessem o mesmo com ele.

– Impeça-o de incomodar os animais. Explique que não é bom perturbar um animal enquanto ele come ou dorme, e que não devemos pegar seus brinquedos. Animais, como pessoas, não gostam de ser maltratados.

– Ensine-o a ter cuidado quando estiver com animais que você não conhece. Diga ao seu filho que ele não pode abordar nenhum animal (exceto o seu animal de estimação) sem a supervisão de um adulto.

Se quiser mais ferramentas para ensinar o seu filho como tratar os animais, o Brightly sugere uma lista de livros sobre o assunto:

How to Pet Your Pet: 8 Books That Show Kids How to Treat Animals

Artigos Relacionados