Pontos chave:
- Os estilos parentais são únicos e podem variar de acordo com valores e crenças pessoais.
- A maternidade/paternidade bem-sucedida envolve um processo relacional complexo que requer desaceleração e tempo.
- Pais que confiam em suas orientações e decisões tendem a ter índices de bem-estar mais elevados e uma melhor comunicação com os filhos.
- Estratégias para aumentar a confiança dos pais incluem frequentar aulas para pais, evitar comparar-se com outros pais, estar atento e presente durante as interações com o seu filho e celebrar os sucessos como mãe/pai.
Embora existam pelo menos quatro estilos de criação identificados e estudados com profundidade (de acordo com a Dra. Diana Baumrind, estes são o estilo autoritário, o permissivo, o negligente e o democrático; você pode ler mais a respeito deles em outros artigos deste blog), seu estilo pessoal de criação é tão único quanto a relação entre você e o seu filho. Na sua escala de valores, você considera alguns valores mais importantes que outros, ou pode implementá-los de maneiras diferentes. Por exemplo, enquanto alguns pais enfatizam a importância da limpeza, outros se concentrarão em deixar os sapatos sujos na entrada de casa; em algumas famílias, os modos à mesa são muito importantes, mas haverá quem permita primeiro a exploração dos alimentos, incluindo um banho em seguida para limpar a criança.
A maioria dos pesquisadores e psicólogos infantis concorda que o sucesso de uma criança não se parece muito com o sucesso que experimentamos em outras áreas da vida, como o trabalho, onde você pode medir sua eficácia e realizações considerando a velocidade e o cumprimento de tarefas. Ser mãe ou pai é um processo relacional muito complexo, que muitas vezes requer exatamente o oposto: ir pouco a pouco e levar tempo. De acordo com especialistas, uma boa forma de medir a qualidade da criação é ver o quão confiante você está sobre sua forma de guiar, aprender e tomar decisões. A ciência do desenvolvimento mostrou que os pais que se sentem mais confiantes e que se percebem como eficazes, mesmo quando têm dificuldades, geralmente têm melhores resultados nas áreas de bem-estar e comunicação, e são mais eficientes em ensinar limites e reforçar comportamentos positivos em seus filhos.
Por todos esses motivos, elaboramos uma lista com algumas estratégias que você pode adotar para aumentar sua autoconfiança enquanto cria o seu filho:
- Se você gosta de aprender sobre disciplina e isso lhe empodera, tente fazer uma aula, ler um novo livro sobre o assunto ou participar de uma comunidade de pais. Existem algumas boas opções online!
- Tente não se comparar com outros pais por aí, especialmente nas redes sociais. Concentre-se no seu filho, na relação incrível que você tem com ele e nos seus pontos fortes.
- Se você tem amigos que são pais, faça elogios sinceros sobre algumas estratégias que eles usam para criar seus filhos. Talvez você também receba feedback!
- Saiba que nenhuma outra mãe (ou nenhum outro pai) conhece o seu filho tão bem quanto você. Quando se trata do seu filho, você é o especialista; portanto, esteja consciente de suas condutas, mas não seja muito duro consigo mesmo.
- Quando você compartilhar o tempo com o seu filho, tente estar presente durante essas interações. Momentos como esses lhe darão informações valiosíssimas sobre as necessidades e a personalidade dele.
- E, claro, certifique-se de apreciar e comemorar todos os aprendizados que você teve como mãe ou pai. Criar um filho não é uma tarefa fácil, e você está cumprindo-a muito bem!
Se você tiver outras dicas para aumentar a autoconfiança dos pais, compartilhe-as com a nossa comunidade nos comentários abaixo!
3 respostas