Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pais capacitados

Pontos chave:

  1. Os estilos parentais são únicos e podem variar de acordo com valores e crenças pessoais.
  2. A maternidade/paternidade bem-sucedida envolve um processo relacional complexo que requer desaceleração e tempo.
  3. Pais que confiam em suas orientações e decisões tendem a ter índices de bem-estar mais elevados e uma melhor comunicação com os filhos.
  4. Estratégias para aumentar a confiança dos pais incluem frequentar aulas para pais, evitar comparar-se com outros pais, estar atento e presente durante as interações com o seu filho e celebrar os sucessos como mãe/pai.

Embora existam pelo menos quatro estilos de criação identificados e estudados com profundidade (de acordo com a Dra. Diana Baumrind, estes são o estilo autoritário, o permissivo, o negligente e o democrático; você pode ler mais a respeito deles em outros artigos deste blog), seu estilo pessoal de criação é tão único quanto a relação entre você e o seu filho. Na sua escala de valores, você considera alguns valores mais importantes que outros, ou pode implementá-los de maneiras diferentes. Por exemplo, enquanto alguns pais enfatizam a importância da limpeza, outros se concentrarão em deixar os sapatos sujos na entrada de casa; em algumas famílias, os modos à mesa são muito importantes, mas haverá quem permita primeiro a exploração dos alimentos, incluindo um banho em seguida para limpar a criança.

X
banner kinedu desenvolvimento

A maioria dos pesquisadores e psicólogos infantis concorda que o sucesso de uma criança não se parece muito com o sucesso que experimentamos em outras áreas da vida, como o trabalho, onde você pode medir sua eficácia e realizações considerando a velocidade e o cumprimento de tarefas. Ser mãe ou pai é um processo relacional muito complexo, que muitas vezes requer exatamente o oposto: ir pouco a pouco e levar tempo. De acordo com especialistas, uma boa forma de medir a qualidade da criação é ver o quão confiante você está sobre sua forma de guiar, aprender e tomar decisões. A ciência do desenvolvimento mostrou que os pais que se sentem mais confiantes e que se percebem como eficazes, mesmo quando têm dificuldades, geralmente têm melhores resultados nas áreas de bem-estar e comunicação, e são mais eficientes em ensinar limites e reforçar comportamentos positivos em seus filhos.

Por todos esses motivos, elaboramos uma lista com algumas estratégias que você pode adotar para aumentar sua autoconfiança enquanto cria o seu filho:

  • Se você gosta de aprender sobre disciplina e isso lhe empodera, tente fazer uma aula, ler um novo livro sobre o assunto ou participar de uma comunidade de pais. Existem algumas boas opções online!
  • Tente não se comparar com outros pais por aí, especialmente nas redes sociais. Concentre-se no seu filho, na relação incrível que você tem com ele e nos seus pontos fortes.
  • Se você tem amigos que são pais, faça elogios sinceros sobre algumas estratégias que eles usam para criar seus filhos. Talvez você também receba feedback!
  • Saiba que nenhuma outra mãe (ou nenhum outro pai) conhece o seu filho tão bem quanto você. Quando se trata do seu filho, você é o especialista; portanto, esteja consciente de suas condutas, mas não seja muito duro consigo mesmo.
  • Quando você compartilhar o tempo com o seu filho, tente estar presente durante essas interações. Momentos como esses lhe darão informações valiosíssimas sobre as necessidades e a personalidade dele.
  • E, claro, certifique-se de apreciar e comemorar todos os aprendizados que você teve como mãe ou pai. Criar um filho não é uma tarefa fácil, e você está cumprindo-a muito bem!

Se você tiver outras dicas para aumentar a autoconfiança dos pais, compartilhe-as com a nossa comunidade nos comentários abaixo!

Artigos Relacionados