Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é oxitocina e por que é importante?

Vamos falar sobre a oxitocina: o hormônio do amor. Essa pequena maravilha está relacionada ao vínculo afetivo, à felicidade, ao amor, e até mesmo aos orgasmos. Quando o final da gravidez se aproxima e seu bebê está prestes a nascer, os níveis de oxitocina disparam. A oxitocina é como o maestro que prepara o seu corpo para o parto, abrindo caminho para as poderosas contrações uterinas. Uma vez que o bebê dá as boas-vindas ao mundo, a oxitocina aumenta ainda mais para ajudar a expelir a placenta.

Mas espere: existem certos fatores que podem atrapalhar a produção de oxitocina durante o parto. Medo, ansiedade, anestesia ou até mesmo raiva podem diminuir a produção de oxitocina, e é nesse momento que o médico intervém com oxitocina sintética, também conhecida como o herói de dupla ação: a pitocina, que funciona como um substituto da oxitocina.

X
banner kinedu prenatal pt

Mas espere, tem mais! A oxitocina não se limita a ajudar a trazer o bebê à luz. Você já se perguntou por que sente aquele amor instantâneo e conexão profunda com seu pequeno? A oxitocina é a responsável! Além disso, esse hormônio também está por trás da magia da amamentação, fazendo com que o leite flua.

A produção do “hormônio do amor” desempenha um papel de destaque em nossa vida física e psicológica. Ele não apenas permite que um bebê venha ao mundo, mas também promove aquele cuidado especial e vínculo com a mãe, aumentando as chances de sobrevivência. Essa oxitocina, sempre nos proporcionando boas vibrações!

Artigos Relacionados