Pontos chave:
- O desenvolvimento dos músculos do tronco é essencial para a postura e o desenvolvimento físico do bebê.
- Ficar de bruços, engatinhar e pegar objetos do chão são algumas maneiras divertidas de exercitar os músculos do tronco do bebê.
- Obstáculos e resistência podem ser adicionados aos exercícios de engatinhar para ajudar a desenvolver o tônus muscular.
- Os músculos do tronco são necessários para atingir outros marcos do desenvolvimento motor, como ficar em pé e andar.
Já falamos sobre a importância do desenvolvimento muscular e como ele impacta os marcos do desenvolvimento físico do seu filho. Hoje decidimos focar em uma parte fundamental do desenvolvimento muscular: os músculos da região central do corpo. Ajude o seu bebê a trabalhar o abdômen!
Os músculos da região central do corpo do seu filho estão localizados no abdômen, pelve e costas. Estes músculos básicos ajudam a fortalecer todo o corpo, ajudando o seu filho a manter a coluna ereta mais tarde. Isso é o que chamamos de postura. O controle da postura é a base sobre a qual ele desenvolverá outras habilidades físicas.
Sua postura exige força para mover os braços e as pernas, virar a cabeça para os lados e sentar-se com a coluna ereta. Também será um aspecto fundamental para as ações de levantar-se e andar.
Existem formas fáceis e divertidas de exercitar os músculos da região central do corpo do seu filho para ajudá-lo a desenvolver o tônus muscular necessário para manter a postura:
- Ficar de bruços: sempre que falamos sobre o desenvolvimento físico infantil, mencionamos essa posição. Manter o seu filho de bruços é essencial para fortalecer os músculos da região central do corpo e prepará-lo para habilidades futuras.
- Engatinhar: quando o seu bebê estiver forte o suficiente para começar a engatinhar, você pode aproveitar esta atividade e colocar obstáculos no caminho para que ele tenha que contorná-los. Use a sua imaginação e construa túneis ao redor da área em que ele costuma brincar ou brinquem de pega-pega engatinhando. Tente pegá-lo enquanto avança. Quando conseguir, segure-o, para que ele tenha que se esforçar para escapar. A resistência que isso gera ajudará o seu filho a desenvolver seu tônus muscular enquanto engatinha na direção contrária.
- Quicar sentado em uma bola de pilates: é hora de fazer pilates e de colocar o seu filho sentado em uma bola, para que ele comece a quicar sobre ela. Assim como acontece com você, este exercício irá fortalecer os músculos da região central do corpo dele. Certifique-se de estar junto com o seu filho e de praticar este exercício em uma superfície segura e macia.
- Recolher objetos do chão: quando pega os brinquedos do chão, seu filho se agacha para pegar as coisas com as mãos, fortalecendo os músculos das costas.
- Cócegas: faça cócegas embaixo do queixo do seu filho ou nas solas dos pés, para que ele recolha o queixo em direção ao pescoço e os joelhos em direção ao peito.
Faça algumas desses sugestões para fortalecer os músculos da região central do corpo do seu bebê. Este grupo muscular será muito importante para ajudá-lo a alcançar futuros marcos do desenvolvimento.
Para mais informações sobre as habilidades necessárias para engatinhar, acesse este artigo.
E, para mais informações sobre o controle da cabeça, leia este artigo.
Uma resposta