Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como estimular o bebê a levantar sozinho?

Pontos chave:

  1. Aprender a ficar de pé é uma etapa significativa no caminho para os primeiros passos de um bebê, exigindo força muscular, coordenação e a capacidade de rolar e sentar.
  2. Os bebês geralmente começam a tentar sentar entre os 4 e 7 meses, e os pais podem ajudá-los puxando-os suavemente pelos braços.
  3. Entre os 6 e 9 meses, os bebês podem tentar se levantar, mas podem ter dificuldade para se sentar novamente; os pais podem ajudar ensinando-os a dobrar os joelhos.
  4. Fornecer móveis seguros onde o bebê possa se apoiar para se levantar, usar escadas para praticar o equilíbrio, posicionar brinquedos estrategicamente e realizar exercícios de saltos podem ajudar um bebê a aprender a ficar de pé.

Seu bebê dominou a arte de sentar e engatinhar? Então ele provavelmente estará pronto para se levantar sozinho em breve! Aprender a se levantar será um marco importante para que o seu bebê consiga, mais tarde, dar seus primeiros passos.

Antes que seu bebê aprenda a se levantar, ele precisará ganhar força muscular e coordenação, bem como saber rolar e sentar. Quando ele já tiver dominado essas habilidades, ele estará pronto para se levantar, o que exigirá mais força muscular nas pernas, para que ele aprenda a dobrar os joelhos e seja capaz de sustentar seu peso.

X
banner kinedu desenvolvimento

Quando meu bebê irá aprender a se levantar?

Por volta dos 4 a 7 meses, você notará que seu filho passará mais tempo tentando se sentar, e esse é um ótimo momento para ajudá-lo a tentar se levantar pela primeira vez. Quando ele estiver sentado, puxe-o pelos braços, e você notará que ele conseguirá se levantar, ainda que com muita ajuda e apoio. Por volta do sexto mês, é possível que o seu bebê consiga suportar o peso em seus pés e dobrar e esticar as pernas, como se estivesse agachando-se e levantando-se ativamente, então tente praticar isso em uma superfície dura, como o chão.

Entre 6 e os 9 meses, seu bebê poderá tentar ficar de pé, mas isso irá durar apenas alguns segundos, até ele cair para trás. Lembre-se de observar seu bebê durante essa fase; embora ele possa aprender a se levantar rapidamente, sentar novamente é uma outra questão. Você poderá encontrar o seu filho apoiado nos móveis, e até mesmo chorando por não saber como se sentar novamente. Ajude seu bebê nessa transição: em vez de sentá-lo novamente, ensine-o a dobrar os joelhos. Em seguida, incentive-o a tentar novamente, e tranquilize-o, dizendo que está tudo bem.

Perto de completar um ano, seu bebê provavelmente será capaz de se levantar sozinho, e estará pronto para dar os primeiros passos. Lembre-se sempre de que os bebês se desenvolvem em ritmos diferentes. Se estiver preocupada com o desenvolvimento físico do seu bebê, lembre-se de conversar sobre isto com o seu pediatra.

Como posso ajudar meu filho a aprender a se levantar?

  • Forneça móveis seguros para ele se apoiar. Lembre-se de que o seu filho tentará se apoiar em qualquer coisa que ele puder alcançar, portanto, certifique-se de que a mobília em sua casa seja robusta o bastante para ele se segurar sem cair. Evite acidentes, mantendo a sua casa segura para o seu bebê.
  • Use as escadas para ensiná-lo a equilibrar. Aprender a se levantar é uma questão de confiança e equilíbrio! A altura de um degrau é perfeita para ele praticar. Coloque seu bebê sentado ao lado de um degrau e incentive-o a se levantar utilizando a borda do degrau. Certifique-se de monitorar essa atividade o tempo todo.
  • Coloque os brinquedos dele em um lugar alto. Incentive seu bebê a se levantar, colocando alguns brinquedos no sofá. Quando ele se levantar apoiando-se no sofá, ele ficará tão intrigado com o brinquedo, que permanecerá em pé por um bom tempo, o que o ajudará a praticar o equilíbrio.
  • Balance seu bebê para cima e para baixo. Coloque seu filho em pé na sua frente, para que ele possa flexionar e estender as pernas, como se estivesse agachando-se e levantando-se enquanto você segura as mãos dele. Essa atividade é divertida tanto para você quanto para o seu bebê, e o ajudará a fortalecer os músculos das pernas e aprender a dobrar os joelhos.

Artigos Relacionados