Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As habilidades de memória e atenção da criança preveem seu desempenho acadêmico futuro

Em 2005, as psicólogas Debora Stipeck e Rachel Valentino, da Universidade de Stanford, estudaram a relação entre a memória na primeira infância e as habilidades de atenção, e se elas se relacionavam, com o tempo, às habilidades acadêmicas, como leitura e compreensão da matemática. Elas estudaram 5873 crianças americanas a partir dos três anos de idade e avaliaram as habilidades cognitivas e o desempenho escolar em seis ocasiões, até as crianças completarem 14 anos. Curiosamente, elas descobriram que as habilidades de memória e atenção durante os primeiros quatro anos de vida de uma criança previam o desempenho acadêmico que teriam na educação formal, e que essa relação foi mantida até a adolescência.

X
banner kinedu desenvolvimento

A pesquisa concluiu que a relação entre a memória e a atenção das crianças é muito mais forte durante os anos pré-escolares, e que se torna mais fraca com o passar do tempo. Isso significa que os esforços para desenvolver a atenção e a memória são especialmente benéficos durante o período da educação básica, quando as crianças aprendem a ler, escrever e usar o pensamento abstrato e conceitual. No entanto, no ensino médio e na faculdade, quando os assuntos se tornam mais especializados, a relação mencionada anteriormente torna-se secundária, e o que passa a predizer o sucesso é a aprendizagem profunda sobre o assunto estudado. É claro que o desempenho acadêmico é uma questão muito complexa, que não pode ser reduzida a esses dois fatores, mas o estudo mostra que os primeiros quatro anos de desenvolvimento cognitivo são muito úteis no momento em que as crianças começam a frequentar a escola.

Alguns dos desafios mais importantes que o seu filho enfrentará quando entrar na escola será se concentrar no professor, ignorar as distrações para concluir uma atividade e inibir impulsos ou comportamentos que possam distraí-lo do que está fazendo. Sabendo disso, e mesmo que a escola ainda esteja muito distante, você pode começar a estimular seu filho com atividades específicas para aumentarar suas habilidades de memória e atenção.

Artigos Relacionados

Quer receber outros conteúdos
como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.