X
X

As habilidades de memória e atenção da criança preveem seu desempenho acadêmico futuro

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Em 2005, as psicólogas Debora Stipeck e Rachel Valentino, da Universidade de Stanford, estudaram a relação entre a memória na primeira infância e as habilidades de atenção, e se elas se relacionavam, com o tempo, às habilidades acadêmicas, como leitura e compreensão da matemática. Elas estudaram 5873 crianças americanas a partir dos três anos de idade e avaliaram as habilidades cognitivas e o desempenho escolar em seis ocasiões, até as crianças completarem 14 anos. Curiosamente, elas descobriram que as habilidades de memória e atenção durante os primeiros quatro anos de vida de uma criança previam o desempenho acadêmico que teriam na educação formal, e que essa relação foi mantida até a adolescência.

X
banner kinedu desenvolvimento

A pesquisa concluiu que a relação entre a memória e a atenção das crianças é muito mais forte durante os anos pré-escolares, e que se torna mais fraca com o passar do tempo. Isso significa que os esforços para desenvolver a atenção e a memória são especialmente benéficos durante o período da educação básica, quando as crianças aprendem a ler, escrever e usar o pensamento abstrato e conceitual. No entanto, no ensino médio e na faculdade, quando os assuntos se tornam mais especializados, a relação mencionada anteriormente torna-se secundária, e o que passa a predizer o sucesso é a aprendizagem profunda sobre o assunto estudado. É claro que o desempenho acadêmico é uma questão muito complexa, que não pode ser reduzida a esses dois fatores, mas o estudo mostra que os primeiros quatro anos de desenvolvimento cognitivo são muito úteis no momento em que as crianças começam a frequentar a escola.

Alguns dos desafios mais importantes que o seu filho enfrentará quando entrar na escola será se concentrar no professor, ignorar as distrações para concluir uma atividade e inibir impulsos ou comportamentos que possam distraí-lo do que está fazendo. Sabendo disso, e mesmo que a escola ainda esteja muito distante, você pode começar a estimular seu filho com atividades específicas para aumentarar suas habilidades de memória e atenção.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

3 comentários em “As habilidades de memória e atenção da criança preveem seu desempenho acadêmico futuro”

  1. Pingback: Desenvolvimento cognitivo infantil: como são os primeiros anos? - Kinedu Blog

  2. Pingback: Visão e atenção - Kinedu Blog

  3. Pingback: 6 atividades de artes para educação infantil - Kinedu Blog

Comentários encerrados.