Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Curiosidade em crianças

estimular a curiosidade

Pontos chave:

  1. Durante a primeira infância, a exploracão é fundamental para a aprendizagem, mas os pais podem restringir involuntariamente a aprendizagem dos seus filhos devido a preocupações de segurança ou apreensão.
  2. Os pais devem evitar usar palavras como “não” e “pare” e, em vez delas, usar uma linguagem positiva.
  3. Para ajudar as crianças a explorar, os pais podem incentivá-las a engatinhar, fazer projetos de arte, dançar, caminhar na natureza, brincar com brinquedos diferentes e ensinar truques de mágica.
  4. Os pais devem se divertir com os filhos e lhes permitir colorir fora das linhas para incentivar uma mentalidade flexível.

Nós aprendemos quando experimentamos. Durante a primeira infância, explorar novos ambientes e ter a oportunidade de entendê-los é crucial para a aprendizagem. Como pais, somos responsáveis pela segurança dos nossos filhos, mas às vezes esquecemos que também somos responsáveis por sua aprendizagem. Se uma criança é curiosa, ela vai continuar explorando e descobrindo o mundo ao seu redor. Este ciclo positivo de aprendizagem é impulsionado pela curiosidade e pelo prazer de descobrir alguma coisa e dominar uma ação. No início da vida, isso é tão importante, que precisamos ajudar nossos filhos a descobrir tudo ao seu redor!

X
banner kinedu desenvolvimento

No entanto, haverá momentos em que, sem perceber, você irá restringir o aprendizado do seu filho. Talvez porque ele esteja bagunçando muito e ficando tão sujo que vai ser difícil de limpá-lo, ou mesmo pela preocupação em deixá-lo livre para explorar.

Como parar de restringir o seu seu filho?

  • Evite usar expressões como “não”, “pare” ou “já chega”. Ao invés disso, diga coisas como “tenha cuidado”, ou simplesmente “vá para a direita”.
  • Se você achar que o seu filho está fazendo algo perigoso, explique a ele o porquê disso. Quando você o ajuda a compreender por que deve deixar de fazer alguma coisa ou deve ser mais cuidadoso, está contribuindo para suas habilidades de autocuidado e estimulando sua independência e seu processo de aprendizagem.
  • Tente não proibir as coisas.
  • Analise por que você fica angustiada com algumas das ações do seu filho e tente superar seus próprios medos.

Como ajudar seu filho a explorar?

  • Deixe-o solto: permita que o seu filho engatinhe à vontade pela casa quando ela estiver segura para isso. Ele irá explorar tudo o que estiver em seu caminho, tocando, pegando, etc.
  • Projetos de arte: se o seu filho gosta de pintar, recortar ou colar coisas, fazer obras de arte será uma excelente maneira de explorar novos materiais. Dê a ele pincéis chamativos ou diferentes tipos de tecido para que ele possa experimentar novos objetos e texturas.
  • Dança: permita que seu filho se mexa e explore seus movimentos corporais ao ritmo de diferentes tipos de música. Pesquisas mostram que a música é uma excelente ferramenta para criar experiências divertidas, além de promover a motivação para aprender.
  • Natureza: deixe seu filho andar na grama, coletar flores ou interagir com os animais que entram em contato com ele. Se ele tiver alguma pergunta, tire um tempo para explicar as coisas para ele e resolver suas dúvidas. Esta é uma ótima forma de estimular as habilidades de resolução de problemas do seu filho.
  • Brinquedos: ofereça ao seu filho diferentes tipos de brinquedos, para que ele possa analisar como eles funcionam; se são movidos por rodas, se caem, se fazem barulho, etc. Os brinquedos que envolvem a manipulação estimulam a exploração e novas formas de comunicação.
  • Truques de mágica: faça truques de mágica para o seu filho e deixe que ele explore os materiais. Ele irá adorar o elemento surpresa, e começará a trabalhar sua habilidade para compreender o conceito de causa e efeito.

Lembre-se de se divertir com o seu filho e “sair da caixinha” com ele! Você também pode ajudá-lo a desenvolver um pensamento mais flexível reduzindo as restrições em sua vida.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.