Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 atividades de outono para crianças

atividades de outono

Pontos chave:

  1. As caminhadas pela natureza são uma maneira divertida de fazer as crianças praticarem a atenção plena e observarem o ambiente ao seu redor, e podem se transformar em uma caça ao tesouro ou em um jogo de “Eu espio”.
  2. Ter um “dia da maçã” pode envolver colher ou comprar maçãs e fazer terapia da fala, discutir diferentes tipos de maçãs e assá-las.
  3. Prestar atenção aos sentidos e conversar sobre novas experiências sensoriais no outono pode ser transformado em uma caça ao tesouro sensorial ou em um gráfico de adereços.
  4. Fazer um livro de outono pode ser uma atividade artesanal que aprimora as habilidades linguísticas, usando o formato do Urso Pardo e personalizando-o com as respostas da criança.
  5. Saco de adivinhações é uma atividade versátil que envolve adivinhar itens pelo toque e pode ser criada com um tema de outono, colocando itens de outono na bolsa de adivinhação.

Passeios na natureza

Passeios ao ar livre são a atividade de outono perfeita! Todas as crianças precisam liberar energia de tempos e tempos, e esta é uma maneira maravilhosa de fazer isso e ainda praticar a atenção plena. Ao caminhar pelo bairro, pelo parque ou por uma trilha, falem sobre as coisas que vocês veem (folhas, animais, galhos, pedras, um riacho, etc.). Se houver tempo para planejar com antecedência, faça uma lista de coisas que vocês poderão encontrar e transforme o passeio em uma caça ao tesouro. Se não houver tempo para planejar, vocês podem brincar de “Eu espio” para estimular a linguagem do seu filho (“Eu espio uma coisa caindo”, “Eu espio uma coisa verde”, “Eu espio um animal com asas”, etc.).

Dia da maçã

Maçãs e outono têm tudo a ver! Eu amo dedicar um dia às maçãs quando chega esta época do ano. Se você for colher frutas com o seu filho ou comprá-las no supermercado, vocês podem falar sobre os diferentes tipos de maçãs que existem (vermelha, verde, gala, argentina, com ou sem folhas, etc.). Quando chegarem em casa, vocês terão o ingrediente perfeito para preparar uma receita! Cozinhar é uma atividade que incentiva a conversação, pois são passadas instruções a serem seguidas e se usa um vocabulário amplo e diversificado (despeje, misture, mexa, bata, etc.). Seja preparando algo ambicioso como uma torta de maçã, ou mesmo uma simples calda, você irá estimular o aumento do vocabulário do seu filho, se divertirá e aproveitará uma deliciosa sobremesa com ele!

Preste atenção nos seus sentidos

Cada estação do ano traz novas experiências sensoriais! Dedique alguns minutos para falar sobre as coisas novas que podemos ver, cheirar, ouvir, saborear e sentir no outono. Você pode fazer um quadro divertido com um olho, um nariz, um ouvido, uma boca e uma mão, e completá-lo com as respostas do seu filho. Para tornar a atividade mais sensorial, você pode até usar acessórios, como canela, um cachecol, uma abóbora ou um chocolate quente. Vocês também podem fazer uma caça ao tesouro perto da sua casa, buscando os itens das respostas que seu filho lhe deu.

X
banner kinedu desenvolvimento

Livro de outono

Usem sua criatividade e façam um livro sobre o outono! Vocês podem colar e incluir objetos que encontraram em seu passeio na natureza, imprimir imagens para colorir ou desenhar suas próprias criações. Eu gosto de seguir o formato do livro Urso Castanho, Urso Castanho de Bill Martin, Jr. em todos os meus livros de outono. O resultado seria algo como: “Outono, Outono, o que você vê? Eu vejo uma abóbora laranja olhando para mim. Abóbora laranja, abóbora laranja, o que você vê? Eu vejo uma folha marrom olhando para mim”. Você pode preencher os espaços com as respostas do seu filho ou pode formular as suas próprias respostas e fazer com que ele escolha a cor, dependendo do nível da resposta.

Saco de adivinhações

O saco de adivinhações é uma das minhas atividades favoritas para qualquer dia! O que você precisa fazer é colocar de 5 a 10 objetos em um saco e pedir para o seu filho fechar os olhos e colocar a mão dentro. Ele terá que sentir os objetos para tentar adivinhar o que são. É melhor se ele falar em voz alta, para que você possa dar pistas a ele, se necessário. Para o saco de adivinhações do outono, coloque itens relacionados à estação para que seu filho entenda contexto do que ele provavelmente vai sentir.

Molly Dresner é patologista e terapeuta da linguagem com base em Nova York. Ela recentemente publicou seu livro The Speech Teacher’s Handbook, um guia interessante com dicas práticas e atividades simples para os pais ajudarem seus filhos.

Instagram @thespeechteacher, página web ou Facebook.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.