Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

4 atividades sobre a primavera para educação infantil

atividades sobre a primavera na educação infantil

As atividades sobre a primavera para educação infantil desempenham um papel significativo no desenvolvimento global das crianças. Por meio da exploração lúdica da natureza, essas brincadeiras promovem o desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial de forma estimulante e divertida. 

Neste artigo, discutiremos a importância dessas atividades na educação infantil, e apresentaremos quatro emocionantes atividades sobre a primavera.

Atividades de primavera para educação infantil

A primavera é uma estação repleta de cores e vida na natureza, e as crianças podem aproveitar ao máximo esse período para aprender e se divertir. Pensando nisso, separamos algumas atividades sobre a primavera para educação infantil, com o intuito de incentivar a criatividade e o contato com a natureza dos seus pequenos! Você pode encontrar mais atividades na plataforma do Kinedu para educadores, e também no app do Kinedu para pais. Confira! 

1. Caça ao Tesouro de Flores

Materiais

  • Imagens ou fotografias de diferentes tipos de flores
  • Cesto ou recipiente para coletar as flores

Como fazer

Inicie a atividade levando as crianças para um ambiente ao ar livre, como um jardim ou parque, e explique que elas participarão de uma emocionante caça ao tesouro em busca das flores mostradas nas imagens. Mostre imagens ou fotografias de diferentes tipos de flores que as crianças poderão encontrar durante a caça ao tesouro. Cada criança deve receber um cesto ou recipiente para coletar as flores encontradas. Durante a busca, você pode auxiliar as crianças a identificar as flores corretas, estimulando o aprendizado sobre cores, formas e detalhes das flores.

2. Pintura com Flores

Materiais

  • Folhas de papel grande
  • Tintas laváveis
  • Flores e folhas diversas

Como fazer

Para esta atividade, leve as crianças para um espaço ao ar livre com várias flores e folhas. Forneça a cada criança uma folha de papel grande e tintas laváveis em cores diversas. Explique que elas utilizarão as flores e folhas como pincéis naturais para pintar. As crianças deverão mergulhar as flores nas tintas e pintar no papel, explorando as diferentes texturas e cores que cada flor proporciona. Esta atividade estimula a criatividade e a expressão artística, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência sensorial única para as crianças.

3. Jardim de Ervas Aromáticas

Materiais

  • Vasos ou recipientes para plantar as sementes
  • Terra 
  • Sementes de ervas aromáticas (hortelã, manjericão, lavanda, entre outras)
  • Regador ou borrifador com água

Como fazer

Nesta atividade, vocês criarão um pequeno jardim de ervas aromáticas na área da escola. Convide as crianças a participarem do plantio das sementes. Durante o plantio, explique às crianças como as plantas crescem, a importância da água e dos cuidados diários. Após o plantio, regue as sementes com cuidado e deixe os vasos em um local ensolarado. À medida que as ervas crescerem, as crianças poderão tocar, sentir e cheirar as plantas, explorando diferentes aromas e texturas. Essa atividade permite que as crianças tenham contato direto com a natureza e fortaleçam os laços socioafetivos durante a colaboração no cuidado do jardim.

4. Dança das Borboletas

Materiais

  • Música animada
  • Espaço aberto para dançar

Como fazer

Explique às crianças como as borboletas voam de forma graciosa, movendo seus braços como asas. Escolha uma música animada e convide as crianças a imitarem o voo das borboletas, movendo seus braços suavemente como asas. Incentive a participação de todos, liderando a dança e convidando as crianças a seguirem seus movimentos. Crie diferentes movimentos e passos de dança que imitem o comportamento das borboletas, como voar em círculos ou pousar em flores imaginárias. Essa atividade em grupo permite que as crianças explorem seus movimentos e se divirtam juntas, reforçando os laços socioafetivos.

As atividades sobre a primavera para educação infantil são uma excelente oportunidade para as crianças explorarem a natureza enquanto desenvolvem habilidades cognitivas, motoras, sensoriais e socioafetivas de forma lúdica e divertida. 

Ao proporcionar essas atividades, os educadores estão contribuindo para o desenvolvimento saudável e integral das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios da vida de maneira confiante e criativa. Portanto, aproveite a magia da primavera para criar momentos inesquecíveis de aprendizado e diversão com seus alunos!

Para encontrar mais atividades sobre a primavera e outras propostas para ajudar a estimular o desenvolvimento dos seus alunos, acesse a plataforma do Kinedu para educadores! Por lá, você poderá planejar suas aulas com atividades baseadas na idade e fase de desenvolvimento de cada criança.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.