Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê está respirando pela boca; é normal?

bebê respirando pela boca

Seu bebê está respirando pela boca? Entenda as causas da respiração bucal, seus perigos e como promover bons hábitos de respiração no seu pequeno!

Os pais sempre querem garantir que seu bebê esteja crescendo de maneira saudável e adequada. Uma das coisas mais importantes a monitorar é a respiração do seu bebê. Se você já se perguntou se é normal que um bebê esteja respirando pela boca, este post é para você! Vamos discutir os fundamentos da respiração em bebês.

Respiração pelo nariz versus boca

Quando o bebê nasce, seu sistema nasal geralmente ainda está imaturo. Isso significa que pode levar algum tempo até que ele desenvolva integralmente a capacidade de fechar completamente suas passagens nasais ao inspirar e expirar.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nos motivos que podem levar o bebê a respirar pela boca e o que os pais podem fazer para ajudar a promover uma respiração saudável.

Causas da respiração bucal em bebês

Existem várias razões para o bebê respirar pela boca em vez do nariz, incluindo:

X
banner kinedu saúde
  1. Congestão: Se o seu bebê estiver resfriado ou com o peito congestionado, pode ter dificuldade em respirar pelo nariz. Nesse caso, a respiração bucal pode ser necessária para ajudá-lo a obter oxigênio suficiente.
  2. Problemas estruturais: Alguns bebês nascem com problemas estruturais que dificultam a respiração pelo nariz, como desvio de septo ou adenoides aumentadas.
  3. Alergias: As alergias podem causar congestão nasal, o que pode dificultar a respiração pelo nariz em bebês.
  4. Nascimento prematuro: Bebês prematuros podem ter passagens nasais subdesenvolvidas, tornando mais difícil para eles respirarem pelo nariz.
  5. Posição ao dormir: Se o seu bebê dorme com a boca aberta, é mais provável que respire pela boca.

Perigos da respiração bucal em bebês

Embora seja normal para os bebês respirar pela boca e pelo nariz em momentos diferentes, pode ser perigoso se o seu bebê depender muito da respiração bucal em vez de usar o nariz também.

Quando respira principalmente pela boca, o bebê não filtra o ar adequadamente e não recebe todo o oxigênio de que precisa, uma vez que as passagens nasais são melhores em filtrar poluentes do ar que respiramos. Além disso, os bebês que dependem da respiração bucal podem ser mais suscetíveis a infecções respiratórias devido ao aumento da exposição a bactérias e outros patógenos no ambiente.

Finalmente, os efeitos de longo prazo da respiração pela boca podem incluir deformidades físicas, como um peito afundado ou dentes tortos devido ao desenvolvimento incorreto da mandíbula causado pelo consumo deficiente de oxigênio durante os estágios iniciais de desenvolvimento.

Como promover hábitos de respiração saudáveis em seu bebê

Existem várias coisas que os pais podem fazer para promover hábitos saudáveis de respiração, incluindo:

  1. Manter o nariz do seu bebê limpo: use uma seringa de bulbo ou aspirador nasal para remover o muco do nariz do seu bebê.
  2. Usar um umidificador: adicionar umidade ao ar pode ajudar a reduzir a congestão e facilitar a respiração do seu bebê.
  3. Manter a área de dormir do bebê limpa: limpe regularmente a roupa de cama e os brinquedos do seu bebê para reduzir a quantidade de poeira e alérgenos na área de dormir.
  4. Amamentar: a amamentação pode ajudar a reduzir o risco de infecções respiratórias em bebês.
  5. Posicionar o bebê corretamente: certifique-se de que seu bebê durma de barriga para cima para ajudar a reduzir a congestão e promover uma respiração saudável.
  6. Monitorar a respiração do bebê: se você perceber que seu bebê está respirando rapidamente ou tem dificuldade para respirar, entre em contato com o pediatra imediatamente.

Afinal, é normal que um bebê esteja respirando pela boca?

Em conclusão, os bebês podem respirar pela boca, mas é importante garantir que eles também estejam usando o nariz. A respiração bucal pode ser um sinal de congestão ou outros problemas, portanto, os pais devem monitorar a respiração do bebê e procurar atendimento médico se necessário. Ao promover hábitos saudáveis de respiração, os pais podem ajudar a garantir que seus bebês cresçam e se desenvolvam adequadamente.

Para conhecer as melhores práticas para cuidar adequadamente da saúde do seu bebê, baixe o app do Kinedu e participe de aulas de especialistas em primeira infância!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.