Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê dorme de boca aberta, é normal?

meu bebê dorme com a boca aberta

Seu bebê dorme de boca aberta? Quais são as possíveis causas da respiração bucal em bebês e quando consultar o pediatra sobre o assunto? Encontre essas respostas neste artigo!

Ao observar seu bebê dormindo, muitos pais se deleitam com a visão tranquila e bonita, respiram fundo e absorvem a fofura. Mas há algo que você deve observar ao ver o seu bebê dormindo.

Quando o seu bebê dorme com a boca aberta, o que também é conhecido como “respiração bucal”, ele pode apresentar sinais de alguns problemas respiratórios ou uma condição chamada apneia obstrutiva do sono.

Embora nem sempre seja motivo de preocupação, é importante se perguntar “por que meu bebê dorme de boca aberta?” e descartar possíveis problemas de saúde. Continue lendo para entender como ajudá-lo a dormir melhor e quando consultar seu pediatra.

Por que meu bebê dorme com a boca aberta?

Para descobrir a causa da respiração bucal no bebê, a primeira pergunta que a maioria dos pais faz é: “É normal o bebê dormir de boca aberta?”. Na verdade, recém-nascidos respiram quase exclusivamente pelo nariz, e o reflexo de respirar pela boca se desenvolve por volta dos 3 ou 4 meses de idade.

Isso significa que se o seu recém-nascido dorme de boca aberta, provavelmente há alguma coisa obstruindo sua passagem nasal. Em alguns casos, pode ser simplesmente um resfriado ou alergia, mas, em outros, pode ser sinal de um problema de saúde mais grave.

Então, por que seu bebê dorme com a boca aberta? Algumas causas comuns da respiração bucal durante o sono são:

  • Muco causado por resfriados ou outras doenças;
  • Alergias;
  • Desvio de septo;
  • Apneia obstrutiva do sono
  • Adenoides/amígdalas dilatadas;
  • Hábito aprendido.

Está preocupado com o sono do seu bebê? Baixe o app do Kinedu e participe de aulas com especialistas no tema!

Tratamentos para quando o bebê dorme de boca aberta

Dependendo de qual seja o motivo para o seu bebê dormir com a boca aberta, existem várias opções de tratamento.

Para começar, se o seu bebê estiver congestionado ou tiver tido um resfriado recentemente, tente tratar a congestão nasal em casa para conter a respiração bucal. Se o seu pequeno não estiver apresentando outros sintomas nem estiver tendo problemas para respirar, esta é uma boa opção.

Experimente aliviar a congestão nasal do seu bebê com:

X
banner kinedu sono
  • Um umidificador – A umidade do ar pode aliviar a congestão nasal. Os umidificadores ultra-sônicos são mais seguros e os mais recomendados para bebês e crianças pequenas.
  • Uma seringa de bulbo – Às vezes, o bebê precisa de ajuda para remover o muco do nariz. A seringa de bulbo ajuda a remover bloqueios nasais com segurança, liberando as vias aéreas do bebê.
  • Um spray salino – O spray salino é uma opção segura e eficaz de reduzir e aliviar a congestão nasal do bebê, facilitando sua respiração.
  • Hidratação – Manter seu bebê hidratado com bastante leite materno ou fórmula ajuda a manter o muco em movimento.

Quando consultar o pediatra?

Se seu bebê não estiver com o peito congestionado e os tratamentos anteriormente citados não forem eficazes, você pode marcar uma consulta com seu pediatra para descartar outras condições de saúde.

Caso seu bebê esteja dormindo de boca aberta devido a alergias, seu pediatra pode recomendar remédios para ajudar seu pequeno a respirar pelo nariz com mais facilidade.

Seu pediatra também pode verificar se há amígdalas e adenóides dilatadas ou até mesmo um desvio de septo. Dependendo do impacto causado no sono do bebê, ele poderá fornecer opções de tratamento ou até mesmo recomendar cirurgia.

Adenóide e amígdala dilatadas também podem causar apneia do sono no bebê. A respiração bucal é um sintoma da apneia do sono em bebês e pode causar muitos problemas no sono do seu filho e também em seu comportamento e desenvolvimento.

Alguns sintomas de apneia do sono em um bebê que dorme com a boca aberta:

  • Ronco ou respiração ruidosa durante o sono;
  • Pausas na respiração;
  • Inquietação durante o sono;
  • Sonolência durante o dia ou irritabilidade;
  • Hiperatividade durante o dia;
  • Problemas comportamentais;
  • Sudorese durante a noite.

Após descartar a congestão, é importante conversar com seu pediatra sobre as possíveis razões que podem estar fazendo seu bebê dormir de boca aberta. Com apenas alguns exames, vocês garantirão que seu bebê receba o tratamento adequado para a respiração bucal.

O que pode acontecer quando um bebê dorme de boca aberta?

Independente da razão para seu bebê dormir de boca aberta ser benigna ou não, a respiração pela boca é uma maneira menos eficiente de respirar e, futuramente, pode levar a outros problemas de sono e saúde.

Respirar pelo nariz leva mais oxigênio aos pulmões, além de filtrar as bactérias e impedi-las de entrar no corpo. Também é importante que seu pequeno tenha um sono eficiente e de qualidade.

Um bebê que dorme de boca aberta não dorme tão profundamente, e essa privação constante de sono pode causar sintomas comportamentais como aqueles tipicamente associados ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Além das preocupações comportamentais, há riscos de saúde a longo prazo que podem ocorrer com bebês que dormem com a boca aberta, incluindo:

  • Amígdalas inchadas;
  • Tosse seca;
  • Língua inflamada;
  • Cáries;
  • Mau hálito;
  • Gengivite.

Assim como a apneia do sono, a própria respiração bucal também pode levar a complicações a longo prazo, como problemas cardíacos e falta de crescimento. Independentemente da causa, é fundamental tratar a respiração bucal o mais rápido possível.

Dormir e respirar andam de mãos dadas, e o sono afeta muito a saúde e o desenvolvimento geral do bebê.Para aprender como ajudar seu bebê a dormir melhor, baixe o app do Kinedu e participe de aulas com especialistas em sono do bebê!

Artigos Relacionados

2 respostas

  1. Meu bebê quando era “RN” dormia com a boquinha aberta mas com o passa do tenpo ela Comesso a fecha a boca e dormi normal sera q deve me prelcupa inda hoje ela tem 9 meses e dorme normal

    1. Olá, Girlene! 👶💙
      Sua bebê pode ter passado por uma fase alérgica ou de congestão nasal, e por isso dormia com a boquinha aberta. Não há razão para se preocupar se ela hoje dorme com a boca fechada. Mas caso ainda assim você esteja preocupada, recomendamos conversar com seu pediatra. 👨‍🔬

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.