Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brincar sozinho: Conheça os benefícios do brincar independente!

Pontos chave:

  1. Brincar sozinha ajuda a criança em idade pré-escolar a desenvolver a criatividade e habilidades de pensamento crítico, dando aos pais um descanso.
  2. Incentive o brincar sozinho gradualmente, ficando por perto e depois se afastando à medida que ele se envolve.
  3. Se ele resistir, estabeleça limites explicando a necessidade de algum tempo sozinho e usando um cronômetro.
  4. Permita que a criança explore brinquedos por conta própria para promover a criatividade e a resolução de problemas.

“As crianças florescem quando têm oportunidades de fazer escolhas, particularmente em situações relacionadas com as brincadeiras.” – Jean Ispa, PhD

Ensinar as crianças a brincar de forma independente as ajuda a desenvolver a criatividade e as habilidades de pensamento crítico, além de ajudar os pais a terem uma folga também! A brincadeira independente é importante porque ensina as crianças a se divertirem e as ajuda a se tornarem mais autossuficientes. Esse tipo de brincadeira geralmente ocorre entre 1 e 3 anos de idade.

Nem sempre é fácil fazer as crianças brincarem sozinhas, pois elas adoram a nossa companhia! Mas tente mesmo assim, um passo de cada vez. Primeiro, tente sentar-se ao lado do seu filho em silêncio enquanto ele brinca. Deixe-o explorar livremente os brinquedos. Quando ele estiver completamente entretido com a atividade, tente se mudar para o outro lado da sala. Seu bebê ainda se sentirá confortável com você por perto. Quando seu filho estiver brincando sozinho, tente não ficar rondando-o, mas certifique-se de que o espaço esteja seguro e confortável para ele.

X
banner kinedu desenvolvimento

Quando dizemos às crianças exatamente como brincar com um brinquedo ou o que fazer com ele, limitamos sua exploração e sua imaginação. Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts descobriu que as crianças eram mais propensas a descobrir as características extras de um brinquedo (como um barulho que ele emite, por exemplo) quando deixadas sozinhas com ele do que se um adulto as mostrasse primeiro como usá-lo.

Tenha consciência do quanto você interfere nas ações do seu filho e o instrui quando ele está brincando. Um estudo da Universidade do Missouri descobriu que as crianças se tornam menos engajadas quando suas mães lhes dizem como e com o que brincar. Verificou-se até que essas crianças tinham sentimentos negativos em relação às suas mães, especialmente quando suas orientações eram negativas ou críticas, com falta de afeto.

É importante demonstrar afeição pelo seu filho, dando apoio à brincadeira dele e, ao mesmo tempo, tomando cuidado para não ditar exatamente como ele deve brincar. Dessa forma, você irá beneficiar o seu desenvolvimento. Deixe seu filho brincar livremente por um tempo, e você verá a criatividade dele florescer diante dos seus olhos.

Chew, J. (ID: 2013 ). Comportamento das mães durante a hora de brincar está associado ao envolvimento das crianças pequenas com elas, afirma MU Researcher. Acessado em 18 de julho de 2016, em http: // munews. missouri. edu / notícias-releases / ID: 2013 /ID: 0204 -mães-comportamento-durante-brincadeiras-ligado-a-jovens-crianças-noivado-com-elas-mu-pesquisador-diz /

Phillips, A. (ID: 2011 ). Tornando-se independente: Crianças que brincam sozinhas. Acessado em 18 de julho de 2016, disponível em http: // www. pais. com / toddlers-preschoolers / desenvolvimento / social / independente-play-toddlers /

Artigos Relacionados