Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é o “burnout” ou esgotamento parental?

Pontos Principais:
* O esgotamento parental pode ser sentido como irritabilidade, cansaço extremo, exaustão física e emocional, culpa ou ansiedade.
* Isso ocorre devido às altas demandas que os pais têm em relação ao seu desempenho parental e às falsas expectativas que criam para si mesmos, que não correspondem à realidade.
* É importante reservar um tempo para si mesmo e cuidar de si.
* Nos momentos de esgotamento, tire um tempo para si e dê-se espaço para recarregar as energias.

Decifrando o cansaço: você está sofrendo de Esgotamento Parental?

Alguma vez sentiu que está vivendo em um estado eterno de sono e exaustão desde que seu bebê chegou à sua vida? Pode ser que você esteja passando por uma fase de “burnout” ou esgotamento parental; se for o caso, provavelmente pode se identificar com os seguintes sintomas:
* Irritabilidade
* Cansaço extremo
* Esgotamento físico e emocional
* Sentimentos de culpa
* Ansiedade e/ou Ataques de pânico

O que está por trás do esgotamento parental?

Criar um bebê é um desafio e o esgotamento pode nos afetar em algum momento, principalmente se você for pai ou mãe de primeira viagem! Isso acontece porque estamos expostos a altos níveis de estresse. E mais ainda se você for pai ou mãe de primeira viagem!

Por quê? Durante a gravidez, os pais criam suas próprias expectativas e fantasias sobre como imaginam ser como mãe ou pai. Queremos ser de certa maneira porque os livros dizem, porque as pessoas ao nosso redor dizem que é o que funciona, porque temos medo do julgamento dos outros ou porque acreditamos que isso nos dará uma conexão melhor com nossos filhos. Assim, fantasiamos todas essas expectativas em nossas mentes para nos tornarmos pais perfeitos.
No entanto, na maioria das vezes, essas expectativas não se alinham com a realidade. Haverá momentos em que você se sentirá vulnerável, desesperado, sobrecarregado e extremamente cansado. E isso cria um choque de realidade, pois as expectativas que você criou para si mesmo parecem inalcançáveis. É nesse ponto que podemos explodir, nos sobrecarregar e gritar. É quando entra o “burnout” ou esgotamento parental.

X
banner kinedu saúde
X
banner kinedu prenatal pt

Tempo para mim: a arte de cuidar de nós mesmos

Muitas vezes, temos a falsa crença de que para sermos bons pais devemos sacrificar tudo por nossos filhos, e quando não nos colocamos em primeiro lugar, sentimos uma enorme culpa. Mas na realidade, precisamos curar essa culpa e entender que nos deixar por último não é o melhor para você nem para seus filhos.

O que recomendamos é sempre ter em mente o autocuidado, porque você também merece um tempo para si mesmo. Você também precisa retomar o exercício que gostava, ler um capítulo do seu livro favorito ou sair com seus amigos. Lembre-se de que você precisa estar bem para que seus filhos também estejam bem.
O que não falamos, o corpo expressa. E às vezes, devido ao cansaço ou estresse, o corpo pode enviar sinais de que precisa de um descanso, como um resfriado, febre ou infecção estomacal. É muito importante também para sua saúde mental e física se dar esses momentos para si mesmo.

Superando o “burnout” ou esgotamento parental

Às vezes, temos tantas coisas na cabeça que nem percebemos quando o esgotamento chega. A recomendação é sempre se dar esse espaço para você diariamente, mesmo que sejam 5 ou 10 minutos; cada pessoa é diferente e cada pessoa deve encontrar a fonte que traga esse descanso ou bem-estar.
Entre em contato com seu corpo, esteja em um momento de silêncio e identifique como está se sentindo. Se tiver alguma sensação, alguma dor, aqui você pode identificar talvez o cansaço, a ansiedade, o estresse, a vontade de chorar, etc. Quando identificar as sensações do seu corpo, tente relaxar, escutar seu corpo e, se ele pedir descanso, descanse.

Peça ajuda se estiver se sentindo sobrecarregado, cansado, estressado ou com depressão pós-parto. Na maternidade ou paternidade, definitivamente precisamos de uma rede de apoio, peça ajuda ao seu parceiro, familiares ou até mesmo a um profissional. Diga o que sente, o que precisa e o que espera. Não se sinta culpado se deixar seu bebê em uma creche ou contar com a ajuda de alguém contratado.

Então, nos momentos de esgotamento, tire um tempo para si e dê-se espaço para recarregar as energias. Aproveite qualquer oportunidade para cuidar de si e fazer algo que lhe traga felicidade. Não esqueça que você também merece amor e cuidado, e ser um pai ou uma mãe feliz é o melhor que pode oferecer aos seus filhos. Seja compassivo consigo mesmo e não exija ser perfeito!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.