Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a exposição às telas afeta as habilidades de escrita das crianças

O uso de dispositivos tecnológicos pode afetar as habilidades de caligrafia das crianças.

Pontos chave:

  1. Habilidades motoras finas são essenciais para segurar e manipular objetos, o que é fundamental para tarefas como escrever, abotoar uma camisa e amarrar cadarços.
  2. As crianças desenvolvem essas habilidades explorando com as mãos e os dedos.
  3. O excesso de tempo de tela pode afetar negativamente as habilidades motoras finas e a destreza manual.
  4. Desenvolver habilidades motoras finas na primeira infância prevê o sucesso futuro na escrita, leitura e matemática.

Seu filho precisa de uma boa coordenação motora fina para segurar e manipular objetos. Rabiscar, apertar botões e escrever são tarefas que exigem destreza dos dedos e coordenação das mãos. Desde o nascimento, seu filho vem fortalecendo as mãos ao usar todos os tipos de ferramentas. Enquanto ele explora com as mãos e os dedos, seus pequenos músculos são coordenados para fazer movimentos precisos: desde balançar um chocalho até pegar cereais ou segurar um giz de cera. Cada movimento, ferramenta e atividade ajudam seu filho a dominar essas habilidades e a se preparar para adquirir outras no futuro.

Outra coisa que seu filho tem ou provavelmente quer ter são os dispositivos tecnológicos. Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que, aos 18 meses, 20% das crianças usam dispositivos digitais durante meia hora por dia. Estudos paralelos realizados no Canadá sobre a relação entre o uso da tela e as habilidades motoras das crianças demonstraram uma relação negativa entre o tempo de tela e a coordenação motora nas idades de 4, 5 e 7 anos. Sally Payne, terapeuta pediátrica da Fundação Heart of England NHS Trust, menciona que as crianças agora chegam à escola sem a força e a destreza manual que eram vistas há 10 anos. Ela explica que o tempo que as crianças passam na frente de televisores, tablets ou smartphones está afetando a capacidade delas de desenvolver as habilidades necessárias para segurar um lápis.

X
banner kinedu desenvolvimento

Outra pesquisa canadense comparou a escrita em um tablet com a escrita em papel. Os resultados mostraram que a escrita no tablet tem um efeito negativo sobre os movimentos das mãos, mudança de pressão, velocidade de movimento e ajuste muscular. As habilidades que seu filho desenvolve durante os primeiros anos de vida serão muito importantes para o desenvolvimento futuro dele. Os cientistas descobriram que ter uma boa coordenação motora fina na primeira infância não resulta apenas em sucesso na escrita, mas também em melhores resultados nas habilidades matemáticas e de leitura durante o ensino médio. Por outro lado, outro estudo mostrou que copiar, escrever e digitar no computador são atividades que estão associadas a diferentes áreas e padrões no cérebro.

Embora a tecnologia seja ótima e tenha muitos benefícios, ela também tem impactos negativos na infância, pois as crianças agora passam mais tempo conectadas em casa do que participando de atividades físicas. Não há razão para proibir a tecnologia, apenas monitore seu uso para que o seu filho possa continuar se envolvendo em outras atividades e trabalhando em suas habilidades físicas. Dê ênfase a jogos que fortaleçam os músculos, como construir coisas com blocos, explorar objetos de diferentes tamanhos ou puxar e empurrar brinquedos. Se seu filho usar dedos diferentes e manusear objetos de diferentes formas, ele desenvolverá habilidades físicas e gerais e, assim, estará pronto para ir à escola em breve.

Artigos Relacionados

9 respostas

    1. Oi, Anne! Muito obrigado! Somos gratos por saber que você está gostando do nosso conteúdo, isso nos deixa super feliz! 👶💖🎉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.