Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como funciona o desenvolvimento da autonomia infantil?

Pontos chave:

  1. Desde o nascimento, os bebês têm consciência de seus próprios corpos, estabelecendo as bases para a autoconsciência.
  2. Normalmente, as crianças começam a responder ao próprio nome e a demonstrar auto-reconhecimento em espelhos ou fotos por volta dos 18 meses de idade.
  3. Desenvolver a autoconsciência envolve pensar em si mesmo a partir da perspectiva de outra pessoa e usar palavras autorreferenciais como “eu,” “mim,” “meu,” e “meus.”
  4. Fomentar uma imagem positiva de si mesmo em crianças pequenas requer respeitar sua individualidade para cultivar a autoconfiança e o entusiasmo para os desafios da vida.

Como os bebês desenvolvem a autoconsciência? Quando essa percepção ocorre? O seu filho se reconhece no espelho? Essa é apenas uma parte de um processo muito mais complexo.

Pesquisas demonstraram que, a partir do momento em que nascem, os bebês já têm consciência de seus próprios corpos. A consciência corporal é uma habilidade fundamental, que permite que uma pessoa se distingua das outras. Desde o nascimento, os bebês são expostos a informações relacionadas a quem eles são – eles podem tocar seus rostos e corpos e exercer sua influência no mundo ao seu redor.

“O sentido de individualidade começa no nascimento, mas as crianças não expressam a “ideia de Eu” até completarem aproximadamente 18 meses.” – (Ross, Martin & Cunningham, 2016).

Na segunda metade do primeiro ano do seu bebê, ele começará a reagir ao nome dele. No começo, ele pode simplesmente parar para ouvi-la e focar o olhar em sua direção enquanto você chama por ele. Mais tarde, já perto do seu primeiro aniversário, seu filho reagirá virando-se, engatinhando ou até mesmo dando alguns passos em sua direção!

X
banner kinedu desenvolvimento

É perto do segundo aniversário que as crianças desenvolvem um senso de si mesmas – quando elas conseguem pensar em si mesmas a partir do ponto de vista de outra pessoa. Uma indicação disso é quando elas começam a se reconhecer em um espelho ou em uma fotografia – a maioria das crianças consegue fazer isso por volta dos 18 meses.

Para verificar se o seu filho consegue se reconhecer no espelho, você pode fazer um pequeno experimento em casa. Sem ele saber, coloque uma marca na testa do seu filho. Por exemplo, você pode beijá-lo quando estiver usando um batom de cor forte. Então, deixe que seu filho olhe para o próprio reflexo no espelho – se ele tocar a testa, isso indica que ele reconhece que a imagem no espelho é dele.

Você também pode perceber o desenvolvimento da autoconsciência do seu filho por meio da ampliação do vocabulário dele – especialmente pelo uso de palavras autorreferenciais e possessivas, como “eu” e “meu”. Essas palavras fazem parte do vocabulário do seu filho?

Para ajudar seu filho a criar uma autoimagem positiva, você deve deixá-lo desenvolver-se de uma maneira que esteja em sintonia com seus talentos e sua personalidade. Respeite a individualidade do seu filho para que ele adquira autoconfiança e possa assumir com entusiasmo os desafios da vida.

Artigos Relacionados