Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abordagem Pikler na educação infantil

abordagem Pikler educação infantil

Criada por Emmi Pikler, a abordagem Pikler é uma metodologia da educação infantil que ressalta a criação do vínculo, a autonomia e o tempo de cada criança.

Existem diversos olhares sobre o desenvolvimento do bebê, principalmente nos primeiros três anos de vida. E, de fato, esses primeiros anos são essenciais para que o bebê se descubra como sujeito e para que as famílias também se entendam nesse novo papel, que é a extrema responsabilidade de criar e educar uma nova geração.

Os pais sempre desejam que seus bebês cresçam e se tornem pessoas saudáveis, felizes, responsáveis e realizadas – habilidades que serão nutridas no dia a dia, e que, muitas vezes, levantam inseguranças: será que o trabalho que está sendo feito de fato culminará nos tão esperados resultados?

Nesse momento, as famílias começam a adentrar as diferentes abordagens e conceitos que melhor combinam com seus estilos de vida, pensamentos e posturas. Uma dessas formas de pensar é a abordagem Pikler, que ressalta os vínculos da família com o bebê, a autonomia e o tempo de cada criança.

O que é a abordagem Pikler?

Emmi Pikler foi uma pediatra húngara, nascida em 1902, que dedicou sua vida ao cuidado de crianças. Uma das suas grandes contribuições foi a construção de um orfanato, ao final da segunda guerra mundial, pautado em conforto e segurança, para que as crianças pudessem crescer de forma saudável – apesar do momento histórico.

Esse orfanato, devido ao reconhecido trabalho, se transformou no Instituto Nacional de Metodologia para a Educação de Crianças de 0 a 3 anos. Suas bases para o atendimento eram segurança e respeito, alicerces que possibilitam que as crianças construam autonomia, através da liberdade e do apoio. Tais esforços deram origem ao que hoje conhecemos como abordagem Pikler.

Um olhar importante da abordagem é ressignificar o que esperamos do bebê; em geral, nos dirigimos ao bebê partindo do ponto do que ele ainda não realizou, por exemplo: “o bebê ainda não fala, ainda não rola, ainda não levanta a cabeça”. O convite da abordagem Pikler é observar o que o bebê já consegue fazer.

Baixe o Kinedu e participe com seu bebê de sessões de brincadeiras com foco na abordagem Pikler e na pedagogia Waldorf!

X
banner kinedu desenvolvimento

Quais são os princípios da abordagem Pikler na educação infantil?

Os bebês realizam várias descobertas nos primeiro meses de vida: sobre si próprios, sobre o ambiente e sobre as pessoas; prestam atenção aos sons, cores, formas, texturas e sabores. Todos os momentos são de aprendizagem intensa. E cada bebê terá um tempo único para o seu desenvolvimento. Confira os princípios da abordagem Pikler:

Ambiente seguro

O que a abordagem pikleriana indica é criar um ambiente seguro, mas que proporcione a exploração do bebê, que ele possa ser atraído e brincar com os objetos, que ele se movimente a partir do que já compreendeu e sentiu vontade de realizar. 

Imagine uma situação na qual os pais querem que o bebê aprenda a sentar. Pode ser que esses pais coloquem o bebê sentado várias vezes ao dia, para que ele treine essa posição. A abordagem Pikler sugere que esse aprendizado ocorra de outra forma, que seria permitir que o sentar ocorra de forma natural e, portanto, faça sentido para o bebê.

Em outras palavras, a sugestão é possibilitar um espaço seguro e as condições necessárias para que a prática dos movimentos seja natural e faça sentido para o bebê naquele momento, criando um ambiente no qual ele tenha que se impulsionar para pegar um objeto, até que então tenha a força motora para sentar e permanecer confortável na posição.

Vínculo e relações

Outros pontos primordiais da abordagem Pikler são o vínculo e as relações estáveis. O bebê precisa se sentir seguro e ter suas necessidades básicas atendidas. Todos esses momentos fazem parte da construção do vínculo afetivo e de novos aprendizados para o bebê.

Pikler convida os pais a interagirem e verbalizarem as atividades que realizarão no banho, nas refeições e em outros momentos do cotidiano, de forma que preparem o bebê para o que vai acontecer e que o convidem a participar delas. Conversar com o bebê e convidá-lo para as atividades é uma forma de ajudá-lo a entender sobre o seu papel naquele núcleo familiar e na sociedade.

Autonomia

A abordagem pikleriana convida as famílias a observarem e valorizarem a autonomia do bebê, habilidade que a cada dia se amplia, conforme o bebê vai desenvolvendo suas habilidades motoras, cognitivas e socioafetivas, possibilitando espaços para que ele possa usufruir de sua infância de forma a assimilar suas inúmeras possibilidades e tentar coisas novas a cada dia. E, principalmente, ter em seu cuidador apoio e suporte, além de um vínculo protetivo pautado em respeito pelo seu tempo de desenvolvimento e pelo indivíduo que o bebê já é.

Gostou do artigo e busca uma nova forma de brincar com o seu filho, baseada nos princípios da abordagem Pikler? Então baixe o Kinedu e participe das sessões de brincadeiras do especialista Kauê Kaleshi!


Nathalia Pontes é educadora certificada em Disciplina Positiva, psicopedagoga educacional, designer e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Escreveu e ilustrou quatro livros infantis, “O Menino que não tinha forma”, “O Caramujo e o Camaleão”, “Catarina” e “Como conheci Nhamun”, que debatem valores e comportamentos sociais. Nathalia tem dez anos de experiência em sala de aula e em projetos educacionais. Sua missão é levar desenvolvimento e alegria para a vida das pessoas por meio da educação.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.