Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Criando filhos emocionalmente inteligentes

como ensinar inteligência emocional através de livros

Pontos chave:
1. Livros são ferramentas eficazes para ajudar as crianças a identificar e entender diferentes emoções.
2. Os bebês nascem com várias emoções e precisam de ajuda para expressá-las e lidar com elas.
3. Estimular a inteligência emocional é essencial para o desenvolvimento das crianças.
4. Livros recomendados para ensinar inteligência emocional incluem “I Am Happy: A Touch-and-Feel Book of Feelings” e “When I Am/ Cuando Estoy.”

Os primeiros anos da vida do seu filho são normalmente um momento incrivelmente feliz para todos, mas isso não significa que seu bebê não tenha outros sentimentos. É por isso que livros podem ser ferramentas eficazes para ensinar inteligência emocional ao seu filho e ajudá-lo a identificar diferentes emoções e sentimentos.

As emoções das crianças

O psicólogo Silvan S. Tomkins explicou que um bebê nasce com cerca de nove emoções diferentes: interesse, prazer, surpresa, angústia, raiva, medo, vergonha, nojo e repulsa. Ele diz que, com o tempo, esses sentimentos combinam-se entre si e, com experiências novas, formam outros mais complexos. Às vezes, bebês e crianças pequenas têm dificuldade para expressar seus sentimentos mais profundos, e têm que lidar com a raiva e os medos à medida que crescem.

Para os pais, é difícil não conseguir entender como seu bebê está se sentindo. Afinal, ele não é capaz de colocar em palavras o que está passando. Isso causa frustração nos pais ao não se sentirem capazes de explicar ou mesmo entender o que o bebê está sentindo. Por isso, é necessário ressaltar a importância de saber como ensinar inteligência emocional aos filhos. 

X
banner kinedu desenvolvimento

Como ensinar inteligência emocional aos filhos usando livros

Os livros podem ser ferramentas úteis para ajudar seu filho a identificar e dar sentido a essas emoções, e ajudam os pais a ensinar as crianças a lidar com sentimentos e situações difíceis. Há muitos bons livros que foram desenvolvidos para ajudar os bebês e as crianças a começarem a distinguir suas emoções. Ler esses livros, e conversar sobre eles com o seu filho, certamente ajudará!

Conheça dois exemplos de livros que podem servir de base para a construção de inteligência emocional nos seus filhos:

 I Am Happy: A Touch-and-Feel Book of Feelings 

Um livro sensorial sobre sentimentos de Steve Light, autor de obras para bebês e crianças. Ele convida o leitor a “tocar” e “sentir” diferentes emoções, oferecendo uma variedade de texturas. Por exemplo, a última página diz “Todos os dias, eu me sinto amada”, e tem uma foto de um bebê aconchegado na cama debaixo de um cobertor macio. A suavidade do cobertor representa a emoção do amor. Seu filho vai adorar esta experiência!

When I Am / Cuando Estoy 

Outra ótima opção para a coleção do seu bebê, escrita por Gladys Rosa-Mendonza. As páginas captam o que uma criança pode fazer quando ela experimenta diferentes emoções, como felicidade, tristeza, raiva, preocupação, medo e surpresa. Seu filho se relacionará facilmente com as situações comuns apresentadas.

Você tem recomendações de outros livros que explorem a inteligência emocional? Por favor, compartilhe-as nos comentários! Continue nos acompanhando para saber mais sobre as vantagens de ler para o seu filho e obter boas sugestões de livros.

Artigos Relacionados