Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como praticar a atenção plena com crianças

praticar atenção plena

Pontos chave:

  1. Práticas de atenção plena melhoram o comportamento e o foco, beneficiando o desenvolvimento da linguagem nas crianças.
  2. A respiração abdominal ajuda as crianças a se acalmarem e desenvolver padrões adequados de fala.
  3. O yoga para crianças melhora a concentração, a autoestima e a consciência corporal.
  4. Colorir e fazer pausas para movimentar-se são maneiras eficazes de ajudar as crianças a se concentrarem novamente e liberar energia extra.

Praticar a atenção plena é uma maneira maravilhosa de melhorar o comportamento e aumentar o foco. Ambos são necessários para melhorar a linguagem dos nossos filhos. Experimente essas atividades para trabalhar a atenção plena com seu pequeno!

Dicas para praticar a atenção plena com crianças

Respiração com a barriga

Esse tipo de respiração é uma maneira simples de ajudar seu filho a se concentrar no aqui e agora. Ou seja, se seu filho estiver sentindo muitas coisas ou emoções complicadas, respirar com a barriga o ajudará a se acalmar. Também precisamos garantir que nossos filhos saibam respirar dessa maneira para que possam falar adequadamente. As crianças que não conseguem fazer isso geralmente têm vozes mais agudas ou ficam sem fôlego ao falar. Felizmente, esta é uma prática muito visual! Você só precisa se sentar ou deitar com as mãos na barriga. Expanda a barriga ao inspirar e esvazie-a ao expirar. Algumas crianças preferem deitar com uma almofada ou um bichinho de pelúcia na barriga para poderem observá-los subir e descer.

X
banner kinedu desenvolvimento

Yoga para crianças

Yoga é uma atividade incrível para ajudar seu pequeno a se concentrar! O yoga para crianças tem muitos benefícios comprovados, incluindo, entre outros: melhorar a concentração, a autoestima, a coordenação, a consciência corporal e a sensação de calma. É uma atividade maravilhosa para praticar a atenção plena com o seu filho, mas você também pode deixar que ele a faça sozinho, dependendo da idade dele. Todos conhecemos a sensação de precisar de 20 minutos para nós mesmos e, às vezes, ligamos a TV ou entregamos um tablet às crianças para conseguir isso. Ao invés de fazer isso, por que não colocar um vídeo de 20 minutos de Yoga para crianças no YouTube e deixar que seu filho fique mais centrado, ao invés de distrai-lo? Dessa forma, seu filho obterá grandes benefícios, sem ser absorvido pela tela, e você terá um merecido descanso.

Colorindo

Até os adultos estão usando livros para colorir como uma ferramenta de atenção plena! Colorir permite que as crianças se concentrem no presente de uma forma criativa e produtiva. Essa atividade as ajuda a relaxar, melhora a coordenação olho-mão, alivia o estresse e é uma ótima maneira de estimular a linguagem. Você pode pintar com o seu filho e conversar sobre os desenhos, fazer perguntas ou fornecer instruções. Você também pode usar a atividade como um momento de silêncio quando precisar que seu filho se concentre.

Descansos de movimento

Quando seu filho tiver emoções muito fortes, o melhor é “afastar-se” e “mover-se”. Ou seja, afastar-se da situação negativa e fazer com que ele se mova fisicamente. Vocês podem fazer algumas flexões na parede, sacudir os braços, fazer polichinelos ou correr para liberar a frustração. Às vezes, as emoções são tão grandes, que não cabem em nossos corpos, e precisamos encontrar outra maneira para liberar a energia. Os descansos de movimento também são maravilhosos quando as crianças se sentem sobrecarregadas ou incapazes de se concentrar. Eu, pessoalmente, acredito que dançar é a solução perfeita para essas situações, e uma ótima forma de praticar a atenção plena!


Molly Dresner é patologista e terapeuta da linguagem com base em Nova York. Ela recentemente publicou seu livro The Speech Teacher’s Handbook, um guia interessante com dicas práticas e atividades simples para os pais ajudarem seus filhos.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.