Pontos chave:
- A preparação para a escrita envolve o desenvolvimento de habilidades de pré-escrita nas crianças, que estão relacionadas às habilidades motoras grossas e finas.
- As habilidades necessárias para a caligrafia incluem coordenação olho-mão adequada, a capacidade de segurar um lápis corretamente e habilidades de atenção e memória para reconhecer letras, linhas e formas básicas.
- Os comportamentos de rabiscar e desenhar antes dos cinco anos de idade são cruciais para a prontidão para a leitura e a escrita, pois as crianças aprendem vendo e fazendo.
- Muitas crianças de 2 a 3 anos conseguem diferenciar entre escrever e desenhar, e muitas crianças de 4 anos sabem que a letra impressa é estruturada em pequenos fragmentos representados por “palavras”, o que pode prepará-las para começar a escrever seus nomes com os estímulos adequados.
A preparação para a escrita refere-se às habilidades de pré-escrita que as crianças devem desenvolver para posteriormente aprender a escrever. Como você pode imaginar, muitas delas estão relacionadas com a capacidade de fazer com que a mão realize o que é pedido, algo que chamamos de “coordenação motora grossa”. Por outro lado, a “coordenação motora fina” nos permite segurar adequadamente os instrumentos para escrever e usar a força e a velocidade adequadas para fazer uma marca no papel. É por isso que é tão importante que as crianças tenham muitas experiências positivas usando papel e giz de cera, e que desenvolvam essas habilidades de pré-escrita antes de entrar na escola. A escrita é uma atividade muito complexa, que requer a coordenação simultânea de muitos processos: gerenciamento e interpretação de informações sensoriais, planejamento e sequenciamento destas e a resposta com os movimentos apropriados.
Algumas das habilidades necessárias para dominar a escrita são:
– Coordenação olho-mão adequada;
– Capacidade de segurar um lápis na posição de escrita;
– Atenção e memória para reconhecer as letras do alfabeto;
– Formação de linhas básicas e traçados de figuras, isto é, que a criança seja capaz de desenhar linhas verticais e horizontais, assim como círculos e outras figuras geométricas.
De acordo com um artigo publicado em 2015 pelo Dr. Cetin na revista Educational Research and Reviews, todos os tipos de rabiscos e desenhos antes dos cinco anos de idade são essenciais para preparar a criança para ler e escrever à medida que aprende com a prática. Durante a primeira infância, as crianças rabiscam e não diferenciam entre as marcas de desenho e escrita. Mais tarde, elas começam a controlar os rabiscos e desenhar intencionalmente algum objeto e nomeá-lo. Essa atribuição de significado ao desenho, independentemente de seu domínio ou precisão técnica, é um marco muito importante no desenvolvimento cognitivo, porque mostra que a criança entende que um objeto real pode ser simbolizado por uma marca. Alguns estudos mostram que crianças de 2 ou 3 anos podem distinguir entre um desenho e algo escrito, e que, aos 4 anos, muitas crianças pequenas sabem que o texto significa algo, que é estruturado em pequenas partes chamadas “palavras” e que o significado oculto pode ser decodificado seguindo a ordem das linhas e da esquerda para a direita. Neste ponto, com a estimulação correta, as crianças estão prontas para começar a escrever seus nomes.
3 respostas