X
X
bebê vomitando

Como saber se meu bebê está vomitando ou regurgitando?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Sabemos que muitas doenças infantis podem provocar vômitos, e ver seu bebê vomitar pode ser alarmante. É provável que você tenha medo ou preocupação de que algo sério possa estar acontecendo, no entanto, recomendamos que você mantenha a calma e primeiro descubra se ele realmente está vomitando ou apenas cuspindo ou regurgitando.

Às vezes é fácil confundir vômito com as regurgitações, então, primeiramente, preste atenção nos sinais. As regurgitações se apresentam como um fluxo fácil de cerca de 1 ou 2 colheradas de líquido. Cuspir um pouco de leite de uma vez depois de arrotar, sem choro ou esforço, é um sintoma normal em bebês pequenos, especialmente durante o primeiro ano de vida. Não é necessário se preocupar se essas cuspidas ocorrerem ocasionalmente e não interferirem no ganho de peso do seu bebê.

Se seu filho regurgitar com frequência, veja algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo:

X
banner kinedu saúde
  • Não movê-lo de repente nos 20 a 30 minutos após mamar. Isso evitará que ele engula muito ar.
  • Não alimentá-lo demais. Um estômago cheio é mais propenso a regurgitações.

É importante saber que isso é temporário, pois à medida que o bebê cresce, o estômago amadurece e as regurgitações diminuem até desaparecerem por completo.

Por outro lado, o vômito é um fluxo forçado, que geralmente possui conteúdo do estômago e ocorre em maiores quantidades. Não se preocupe, pois, na maioria das vezes, o vômito irá parar sem tratamento médico. Se for um episódio único e não se repetir, você pode ficar tranquilo. Vale ressaltar que alguns bebês ocasionalmente vomitam, mas se você perceber que o vômito é recorrente, que seu filho apresenta febre ou tem outros sintomas, é melhor conversar com o pediatra o mais rápido possível.

Preste atenção se observar os seguintes sintomas:

  • Desidratação
  • Diminuição da micção
  • Boca seca
  • Febre alta
  • Perda de peso
  • Olhos afundados
  • Sede extrema
  • Cor do vômito verde ou amarelo
  • Sangue ou bile no vômito
  • Dor abdominal severa
  • Vômitos recorrentes
  • Letargia
  • Convulsões
  • Incapacidade de beber líquidos
  • Duração do vômito (mais de 24 horas)

As causas do vômito podem variar muito de acordo com a idade. Às vezes, ele pode estar relacionado a uma infecção estomacal ou intestinal, rotavírus ou outra condição médica. Certifique-se de identificar os sintomas do seu bebê e conversar com o médico. Com essas informações, ele poderá fornecer o tratamento adequado.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

21 comentários em “Como saber se meu bebê está vomitando ou regurgitando?”

    1. Olá, Daiane!
      Recomendamos que você vá ao pediatra o mais rápido possível para verificar o que está causando vômitos no seu bebê. 😉💙

  1. Roseanelimarl22@gmail.com

    Boa tarde o bebê da minha irmã vomitou em jato ? É a primeira vez que acontece
    Isso é normal ?

    1. Olá, Roseane!
      Não é normal. Recomendamos que visitem o pediatra para investigar o que ocorreu e receber orientações especializadas.

    1. Olá, Iris! Recomendamos que você visite o pediatra para verificar o que pode estar acontecendo com o seu bebê. 😉💙

      1. Meu bebê tem 4 meses e vomita todas as mamadas em muita quantidade ,até mesmo após arrotar ele já chegou a vomitar ainda mamando no peito. Será que ele tem refluxo ?

          1. Olá, Raiane!

            Nenhum vômito é normal, recomendamos que você converse com o pediatra o quanto antes para verificar o que está acontecendo com seu bebê.

  2. Minha bebê tem 48 dias, desde o 3 dia de vida vomita o leite materno durante ou após a mamada, não dá tempo nem de por para arrotar. Já levei no pediatra e falou que por estar ganhando peso é normal. De uns dias pra cá o vômito aumentou de quantidade e de vezes. Ela chora bastante e espernea enquanto mama. Não sei mais o que fazer.

    1. Olá, Camila!
      Caso você se sinta insegura com a situação, recomendamos que você retorne ao pediatra, pois ele poderá te dar orientações mais certeiras, pois ele já conhece a sua bebê e saberá te ajudar. 🌻💛

  3. Meu bebê tem quase 4 meses estava mamando e vomitou em grande quantidade, foi apenas uma vez, não sei foi pq ele tem o costume de querer que eu caminhe enquanto ele mama.. ele mama no peito..

    1. Olá, Thaís!
      Recomendamos que você evite mover de repente o bebê durante a amamentação e nos 30/40 minutos após terminar, para que esse tipo de situação seja evitado. Evite também encher demais a barriguinha dele.

  4. Pingback: Refluxo em bebê: dicas e sintomas - Kinedu Blog

  5. Meu bebê tem 9 meses, mas tem problemas de vomitos constantes, na altura pensava que fosse dentes que estava aparecer em gengivas de baixo mas ja leva 2 semanas,e, a mesma toce muito em algum momento ele vomita ranho. O que posso dar esta criança.

    1. Olá, Feliciano!
      Neste caso, recomendamos que você leve seu pequeno ao pediatra para investigar a situação, pois é necessário que ele seja examinado para identificar o problema e resolvê-lo.

  6. Sueli Campanari

    Olá meu bebê tem 6 meses,hoje ele mamou e nem terminou a mamadeira direito e já vomitou é a primeira vez que acontece, será que isso é normal?não apresenta nenhum outro sintoma só o vômito mas estou muito preocupada😟

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *