Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vômito de bebê vs. Regurgitação: Qual é a diferença?

bebê vomitando

Pontos chave:

  1. Diferencie entre vômito e regurgitação: a regurgitação é normal, ocorre em pequenas quantidades sem esforço ou choro.
  2. Se a regurgitação for frequente, evite movimentar o bebê abruptamente após a alimentação e controle a quantidade que eles comem.
  3. O vômito é mais forte e em maior quantidade. Geralmente para sem tratamento, mas se for recorrente ou acompanhado de outros sintomas, consulte um médico.
  4. Esteja atento a sinais de desidratação, febre alta, perda de peso, vômito com cores estranhas ou persistente. Chame um médico se necessário.

Sabemos que muitas doenças infantis podem provocar vômitos, e ver seu bebê vomitar pode ser alarmante. É provável que você tenha medo ou preocupação de que algo sério possa estar acontecendo, no entanto, recomendamos que você mantenha a calma e primeiro descubra se ele realmente está vomitando ou apenas cuspindo ou regurgitando.

Às vezes é fácil confundir vômito com as regurgitações, então, primeiramente, preste atenção nos sinais. As regurgitações se apresentam como um fluxo fácil de cerca de 1 ou 2 colheradas de líquido. Cuspir um pouco de leite de uma vez depois de arrotar, sem choro ou esforço, é um sintoma normal em bebês pequenos, especialmente durante o primeiro ano de vida. Não é necessário se preocupar se essas cuspidas ocorrerem ocasionalmente e não interferirem no ganho de peso do seu bebê.

Se seu filho regurgitar com frequência, veja algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo:

X
banner kinedu saúde
  • Não movê-lo de repente nos 20 a 30 minutos após mamar. Isso evitará que ele engula muito ar.
  • Não alimentá-lo demais. Um estômago cheio é mais propenso a regurgitações.

É importante saber que isso é temporário, pois à medida que o bebê cresce, o estômago amadurece e as regurgitações diminuem até desaparecerem por completo.

Por outro lado, o vômito é um fluxo forçado, que geralmente possui conteúdo do estômago e ocorre em maiores quantidades. Não se preocupe, pois, na maioria das vezes, o vômito irá parar sem tratamento médico. Se for um episódio único e não se repetir, você pode ficar tranquilo. Vale ressaltar que alguns bebês ocasionalmente vomitam, mas se você perceber que o vômito é recorrente, que seu filho apresenta febre ou tem outros sintomas, é melhor conversar com o pediatra o mais rápido possível.

Preste atenção se observar os seguintes sintomas:

  • Desidratação
  • Diminuição da micção
  • Boca seca
  • Febre alta
  • Perda de peso
  • Olhos afundados
  • Sede extrema
  • Cor do vômito verde ou amarelo
  • Sangue ou bile no vômito
  • Dor abdominal severa
  • Vômitos recorrentes
  • Letargia
  • Convulsões
  • Incapacidade de beber líquidos
  • Duração do vômito (mais de 24 horas)

As causas do vômito podem variar muito de acordo com a idade. Às vezes, ele pode estar relacionado a uma infecção estomacal ou intestinal, rotavírus ou outra condição médica. Certifique-se de identificar os sintomas do seu bebê e conversar com o médico. Com essas informações, ele poderá fornecer o tratamento adequado.

Artigos Relacionados

27 respostas

    1. Olá, Daiane!
      Recomendamos que você vá ao pediatra o mais rápido possível para verificar o que está causando vômitos no seu bebê. 😉💙

  1. Boa tarde o bebê da minha irmã vomitou em jato ? É a primeira vez que acontece
    Isso é normal ?

    1. Olá, Roseane!
      Não é normal. Recomendamos que visitem o pediatra para investigar o que ocorreu e receber orientações especializadas.

    1. Olá, Iris! Recomendamos que você visite o pediatra para verificar o que pode estar acontecendo com o seu bebê. 😉💙

      1. Meu bebê tem 4 meses e vomita todas as mamadas em muita quantidade ,até mesmo após arrotar ele já chegou a vomitar ainda mamando no peito. Será que ele tem refluxo ?

          1. Meu BB está vomitando e ele está só com 15dias e normal

          2. Olá, Raiane!

            Nenhum vômito é normal, recomendamos que você converse com o pediatra o quanto antes para verificar o que está acontecendo com seu bebê.

  2. Minha bebê tem 48 dias, desde o 3 dia de vida vomita o leite materno durante ou após a mamada, não dá tempo nem de por para arrotar. Já levei no pediatra e falou que por estar ganhando peso é normal. De uns dias pra cá o vômito aumentou de quantidade e de vezes. Ela chora bastante e espernea enquanto mama. Não sei mais o que fazer.

    1. Olá, Camila!
      Caso você se sinta insegura com a situação, recomendamos que você retorne ao pediatra, pois ele poderá te dar orientações mais certeiras, pois ele já conhece a sua bebê e saberá te ajudar. 🌻💛

  3. Meu bebê tem quase 4 meses estava mamando e vomitou em grande quantidade, foi apenas uma vez, não sei foi pq ele tem o costume de querer que eu caminhe enquanto ele mama.. ele mama no peito..

    1. Olá, Thaís!
      Recomendamos que você evite mover de repente o bebê durante a amamentação e nos 30/40 minutos após terminar, para que esse tipo de situação seja evitado. Evite também encher demais a barriguinha dele.

  4. Meu bebê tem 9 meses, mas tem problemas de vomitos constantes, na altura pensava que fosse dentes que estava aparecer em gengivas de baixo mas ja leva 2 semanas,e, a mesma toce muito em algum momento ele vomita ranho. O que posso dar esta criança.

    1. Olá, Feliciano!
      Neste caso, recomendamos que você leve seu pequeno ao pediatra para investigar a situação, pois é necessário que ele seja examinado para identificar o problema e resolvê-lo.

  5. Olá meu bebê tem 6 meses,hoje ele mamou e nem terminou a mamadeira direito e já vomitou é a primeira vez que acontece, será que isso é normal?não apresenta nenhum outro sintoma só o vômito mas estou muito preocupada😟

    1. Olá, Sueli! Recomendamos que você o leve ao pediatra para verificar o que está causando essa rejeição.

    1. Olá, Lindamara!
      Recomendamos que você leve seu pequeno ao pediatra o mais rápido possível para que ele possa examinar seu bebê, identificar o problema e oferecer o tratamento adequado. 👨‍⚕️

  6. Olá bom dia meu bebê tem 7 dia ele está tomando fórmula e toda vez que dou para ele ele gorfa parecendo vômito é normal e depois fica chorando

    1. Olá, Bruna! 😊

      Obrigada por compartilhar um pouco da sua experiência conosco! 👶🍼

      O que você está descrevendo é um tipo de regurgitação, que é muito comum em bebês de até 6 meses. O sistema digestivo deles ainda está amadurecendo, e eles podem ter dificuldade para processar o leite. A regurgitação geralmente é um fluxo lento de leite, que sai da boca do bebê sem esforço. O vômito, por outro lado, é um jato mais forte e violento, que pode vir acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal, febre ou letargia. Se o seu bebê está regurgitando apenas o leite que ele tomou, não há motivo para preocupação. É importante, no entanto, observar se ele está hidratado e se está ganhando peso. Se você tiver alguma dúvida, converse com o pediatra do seu bebê. 👩‍⚕️

      Aqui vão algumas dicas para ajudar a reduzir a regurgitação:
      Evite dar ao seu bebê leite em excesso. 🍼
      Tente dar a ele leite em pequenas quantidades, mas com mais frequência. 🍼
      Mantenha o seu bebê ereto por 30 minutos após as mamadas. 🕒
      Coloque o seu bebê para dormir de barriga para cima, com a cabeça ligeiramente elevada. 😴

      Esperamos que essas dicas ajudem! 😊🌟

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.