Após os primeiros meses, talvez você comece a ver que seu bebê tem maior controle sobre a própria cabeça. Ele certamente já será capaz de levantá-la e alinhá-la com a parte superior do corpo. Por volta dos 3 meses de idade, você verá que, quando estiver carregando o seu filho no colo, ele será capaz de sustentar um pouco a cabeça e, quando ele estiver de bruços, talvez consiga até mesmo se levantar um pouco apoiando o peso sobre os braços.

Algo que também é característico desta fase é a melhora no movimento dos olhos; isso significa que seu filho poderá rastrear os objetos mais facilmente. Isso, junto com o controle da cabeça, vai ajudar o seu bebê a seguir o movimento das coisas. Quando estiver brincando com ele, talvez você perceba que, se você se mover ao redor dele, ele a seguirá com o olhar; ou talvez você o pegue olhando algum objeto estranho, como as chaves do carro. Quando isso acontecer, balance as chaves na frente dele e observe como ele fica animado e segue o movimento com o olhar!

Powered by Rock Convert

Além do movimento dos olhos, seu filho também terá uma visão melhor. Todos esses fatores fazem desta etapa o momento perfeito para estimular a curiosidade e o movimento, e para ajudá-lo a alcançar os próximos marcos do desenvolvimento. Aqui vão algumas dicas:

  • Coloque o seu bebê sentado e, em seguida, deite-o lentamente para exercitar ainda mais os músculos do pescoço. Repita esse exercício com frequência para ajudá-lo a fortalecer o pescoço e as costas.
  • Durante estes meses, talvez seu filho já tenha força suficiente para sentar-se em uma cadeirinha de carro, mas ainda não conseguirá manter o equilíbrio enquanto estiver sentado. Para melhorar seu equilíbrio e incentivar seu progresso, coloque-o sentado no sofá com as costas apoiadas em algumas almofadas. Isso dará suporte à cabeça dele, e o deixará animado para observar o ambiente e explorar o espaço.

Algumas dessas atividades incentivam a aquisição das habilidades que serão necessárias mais tarde para o seu bebê aprender a se sentar. Lembre-se de se divertir com o seu filho e certifique-se de que ele esteja em uma posição segura, permitindo que ele descubra coisas novas e teste seus limites.

Para mais informações sobre o controle da cabeça, visite este artigo.