Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Controle da cabeça: 3 a 4 meses

bebê com um mordedor

Pontos chave:

  1. Aos 3-4 meses, os bebês terão melhor controle da cabeça e serão capazes de mantê-la alinhada com o corpo.
  2. Eles também terão uma visão e um movimento ocular melhores, facilitando sua movimentação e rastreio de objetos.
  3. Atividades como puxar suavemente o bebê para a posição sentada e colocar almofadas atrás dele no sofá podem ajudar a estimular o controle da cabeça e a exploração do ambiente.
  4. É importante supervisionar os bebês durante essas atividades e permitir que descubram coisas novas, proporcionando um ambiente seguro.

Após os primeiros meses, talvez você comece a ver que seu bebê tem maior controle sobre a própria cabeça. Ele certamente já será capaz de levantá-la e alinhá-la com a parte superior do corpo. Por volta dos 3 meses de idade, você verá que, quando estiver carregando o seu filho no colo, ele será capaz de sustentar um pouco a cabeça e, quando ele estiver de bruços, talvez consiga até mesmo se levantar um pouco apoiando o peso sobre os braços.

Algo que também é característico desta fase é a melhora no movimento dos olhos; isso significa que seu filho poderá rastrear os objetos mais facilmente. Isso, junto com o controle da cabeça, vai ajudar o seu bebê a seguir o movimento das coisas. Quando estiver brincando com ele, talvez você perceba que, se você se mover ao redor dele, ele a seguirá com o olhar; ou talvez você o pegue olhando algum objeto estranho, como as chaves do carro. Quando isso acontecer, balance as chaves na frente dele e observe como ele fica animado e segue o movimento com o olhar!

X
banner kinedu desenvolvimento

Além do movimento dos olhos, seu filho também terá uma visão melhor. Todos esses fatores fazem desta etapa o momento perfeito para estimular a curiosidade e o movimento, e para ajudá-lo a alcançar os próximos marcos do desenvolvimento. Aqui vão algumas dicas:

  • Coloque o seu bebê sentado e, em seguida, deite-o lentamente para exercitar ainda mais os músculos do pescoço. Repita esse exercício com frequência para ajudá-lo a fortalecer o pescoço e as costas.
  • Durante estes meses, talvez seu filho já tenha força suficiente para sentar-se em uma cadeirinha de carro, mas ainda não conseguirá manter o equilíbrio enquanto estiver sentado. Para melhorar seu equilíbrio e incentivar seu progresso, coloque-o sentado no sofá com as costas apoiadas em algumas almofadas. Isso dará suporte à cabeça dele, e o deixará animado para observar o ambiente e explorar o espaço.

Algumas dessas atividades incentivam a aquisição das habilidades que serão necessárias mais tarde para o seu bebê aprender a se sentar. Lembre-se de se divertir com o seu filho e certifique-se de que ele esteja em uma posição segura, permitindo que ele descubra coisas novas e teste seus limites.

Para mais informações sobre o controle da cabeça, visite este artigo.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.