Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bebê de 3 meses: Marcos do Desenvolvimento e Características

bebê de 3 meses

Você tem um bebê de 3 meses? Então, conheça as principais características e marcos do desenvolvimento que você deve observar nesta fase do seu bebê.

O bebê de 3 meses está em uma fase maravilhosa de descobertas do mundo ao seu redor e de desenvolvimento de habilidades. Por isso, é comum você ter dúvidas e buscar entender as referências de crescimento para esse estágio.

Ao longo do terceiro mês, o seu bebê poderá fazer algumas coisas que até então não conseguia, como segurar objetos com mais facilidade. A elaboração da linguagem também é uma característica que tende a progredir a nesse momento.

Para ajudar você nessa etapa, nós explicamos os marcos do desenvolvimento do bebê de três meses e sugerimos atividades capazes de estimular o seu pequeno. Confira!

O que um bebê de 3 meses faz?

As mães, os pais e os cuidadores podem observar alguns aspectos que começam a se desenvolver para o bebê nessa etapa. Por exemplo, ele talvez consiga ter um maior controle sobre a própria cabeça e até se erguer um pouco, usando seus bracinhos como apoio.

Também é possível que ele apresente mais desenvoltura no olhar, para acompanhar os movimentos dos objetos — como um chocalho que você balançar na frente dele. A capacidade de sustentar a cabeça ajudará seu bebê nesse estágio. Além do mais, você poderá identificar nele as habilidades de alternar o olhar entre dois objetos e de sacudir facilmente algumas coisas com a mão.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Da mesma forma, outras habilidades sociais podem se manifestar no seu pequeno nesse período, como começar a entender quem são seus pais e ter um comportamento mais seletivo. Com isso, existe a possibilidade de ele reagir de maneira diferente com os avós e outros familiares, dando um sorriso mais indeciso.

O bebê de 3 meses também pode se mostrar mais interessado ao se encontrar com crianças. Você poderá perceber que ele ficará intrigado quando elas estiverem por perto. Caso tenha irmãos, será possível ver como o seu bebê ficará encantado enquanto interagem com ele.

Marcos do desenvolvimento do bebê de 3 meses

Além dessas características, o seu bebê de 3 meses poderá desenvolver algumas habilidades, os chamados marcos do desenvolvimento. Esse termo é usado para definir as referências utilizadas para acompanhar o desenvolvimento infantil, mas não se tratam de regras. Afinal, cada criança pode crescer e se desenvolver de um jeito.

Esses parâmetros servem apenas para você entender quais são os próximos passos. Além do mais, é fundamental que o seu filho seja acompanhado por um pediatra para identificar eventuais atrasos no desenvolvimento.

A seguir, conheça os principais marcos do desenvolvimento do bebê de 3 meses. Você pode acessar o checklist completo no app Kinedu.

Desenvolvimento físico

Aos três meses, o seu bebê se mostrará ativo e com mais controle sobre o próprio corpo. Ele poderá trazer as mãozinhas até a boca, esticar as pernas quando estiver deitado de bruços, agarrar objetos com mais facilidade, além de abrir e fechar as mãos.

X
banner kinedu desenvolvimento

Desenvolvimento cognitivo

Além da desenvoltura com o olhar e de poder virar a cabeça para seguir o movimento dos objetos, é possível que o seu bebê de 3 meses demonstre mais coordenação ao mover os olhos e as mãos.

Esse é um estágio de descoberta, em que você talvez o observe usando uma das mãos para explorar a outra, se interessando mais por perceber coisas novas e começando a sorrir ao ouvir o som da sua voz.

Desenvolvimento linguístico

O seu bebê de 3 meses também poderá apresentar alguns marcos do desenvolvimento linguístico. Isso inclui imitar alguns sons que ele escuta e começar a balbuciar. Nessa fase, ele pode verbalizar somente vocálicos, ao emitir sons como “ah” e “eh”.

Desenvolvimento socioafetivo

O desenvolvimento social e emocional do seu bebê é outro ponto importante do crescimento. É possível que ele demonstre que está gostando de brincar e comece a chorar quando a brincadeira for interrompida. Ele também pode passar a ser mais expressivo com o rosto e o corpo.

Portanto, essa etapa também se torna uma oportunidade para você responder com entusiasmo aos sorrisos do seu bebê de 3 meses. Demonstrar disposição no “diálogo” com os balbucios dele é um modo de contribuir para que ele sinta que é importante para você e, assim, ajudar no desenvolvimento da sua autoestima.

Atividades para estimular o bebê de 3 meses

Agora que você já sabe as principais características e os marcos do desenvolvimento do seu bebê de 3 meses, explicaremos como estimulá-lo nesse estágio.

No app Kinedu, você tem acesso a diversas atividades para fazer com o seu pequeno, de um jeito personalizado. A ferramenta é ajustada tanto com a idade quanto com os marcos que ele alcançar. Veja alguns exemplos para a fase de 3 meses!

Segure!

Essa atividade começa com você deixando um brinquedo nas mãos do seu filho. Em seguida, segure as mãos dele e movimente em sua direção. Depois disso, balance com cuidado, para que ele acompanhe o movimento do brinquedo.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê!

Então, com carinho e cuidado, mexa os braços dele para cima, para baixo e para os dois lados. A ideia dessa atividade é estimular a coordenação entre os olhos e as mãos dele.

Para onde ele foi?

Você começa mostrando um objeto para o seu pequeno e fazendo uma descrição simples. Pegue mais um e volte a movimentar o primeiro. Depois, cubra os dois objetos com uma manta e pergunte onde eles estão. Aguarde um pouco para revelá-los novamente e entregá-los a ele. A brincadeira serve para ajudá-lo a lidar com a ansiedade de separação.

Me afasto

Essa atividade auxilia no desenvolvimento da atenção e da habilidade auditiva do seu filho. Após uma breve conversa, saia do campo de visão dele. Aos poucos, ele entenderá que o som continuará, mesmo que você não esteja à vista, e perceberá como o volume é reduzido quando você fica longe.

Com base no que apresentamos, você entendeu como o bebê de 3 meses é capaz de desenvolver características físicas, linguísticas, socioafetivas e cognitivas. Ele poderá segurar objetos com mais facilidade, por exemplo. Por isso, algumas atividades são interessantes para você auxiliá-lo nessa etapa.

Gostou de entender mais sobre o desenvolvimento do bebê de 3 meses? Então aproveite para baixar GRÁTIS o Kinedu e acessar +1.800 atividades criadas por especialistas para você estimular o desenvolvimento do seu filho!

Artigos Relacionados

7 respostas

    1. Olá, Nayara!
      Que bom que o nosso post te ajudou a entender melhor o desenvolvimento do seu pequeno! Conte conosco 🌻👶

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.