Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como estimular o bebê a sentar sozinho?

saiba como ensinar o bebê a sentar

Pontos-chave:

  1. Os bebês geralmente começam a sentar com apoio por volta dos 4 meses, sentam-se com apoio no formato de tripé aos 5-6 meses, sentam-se brevemente sem apoio e exploram objetos aos 7 meses e sentam-se firmemente por alguns minutos aos 8-9 meses.
  2. Dicas para ajudar os bebês a sentar de forma independente incluem fortalecer seus músculos desde uma idade jovem, encorajá-los a alcançar brinquedos, supervisioná-los quando estiverem sentados em um assento de elevação ou em seu colo, fornecer um ambiente seguro e acolchoado quando eles estiverem sentados no chão e ser paciente, pois o cronograma de desenvolvimento de cada bebê varia.

Observar seu bebê começar a desenvolver sua independência pode ser empolgante! Ele também gosta desse processo, que o torna capaz de explorar o mundo ao seu redor sob uma perspectiva diferente. Sendo assim, como ensinar o bebê a sentar?

Uma forma de o seu bebê começar a ganhar independência é aprendendo a sentar sozinho, mas isso não acontece da noite para o dia. Primeiro, uma série de etapas e a coordenação motora são necessárias para ele dominar essa habilidade. Ser capaz de sentar-se ereto significa que o pescoço e os músculos das costas do seu bebê estão fortes o suficiente para sustentar seu peso nessa posição, e que ele tem controle da sustentação de sua cabeça.

X
banner kinedu desenvolvimento

Com que idade os bebês aprendem a sentar?

O desenvolvimento de um bebê começa da cabeça para baixo. Entenda como isso acontece:

  • 4 meses: Os bebês podem sentar-se com o apoio de um cuidador ou de um móvel. 
  • 5-6 meses: A maioria dos bebês consegue sentar-se sozinha em uma posição de tripé, em que posicionam as mãos no chão em sua frente como apoio. 
  • 7 meses: Os bebês provavelmente sentarão sozinhos por alguns segundos, sem apoio e com as mãos livres para explorar e agarrar os objetos ao seu redor. Nesse ponto, eles podem até ser capazes de se sentar deitando-se com a barriga para baixo e levantando-se com as mãos. 
  • 8-9 meses: Os bebês provavelmente conseguirão sentar-se sozinhos e permanecer nessa posição por algum tempo.

Dicas de como ensinar o bebê a sentar

Sentar-se sozinho é um grande marco para um bebê, e o desenvolvimento dessa habilidade pode acontecer em níveis diferentes. Alguns podem sentar-se muito rapidamente, enquanto outros podem demorar um pouco mais, mas aqui estão algumas dicas sobre como ensinar o bebê a sentar que podem ajudar seu filho a desenvolver essa habilidade:

  • Prepare seu bebê para conseguir sentar, certificando-se de que ele fique de bruços e fortaleça seus músculos, movendo-os e esticando-os antes de completar 4 meses; 
  • Coloque seu bebê de bruços, mostre a ele um brinquedo chamativo e incentive-o a alcançá-lo. Você pode transformar isso numa brincadeira divertida para despertar seu interesse;
  • Quando você perceber que os músculos do seu bebê estão fortes o suficiente, sente-o no chão, certificando-se de supervisioná-lo. Você também pode colocá-lo no seu colo, onde você sabe que ele estará seguro, e brincar com ele;
  • Quando seu bebê estiver pronto, ele poderá se sentar sozinho por alguns segundos. Quando isso acontecer, coloque-o sentado no chão, com almofadas ao seu redor para amortecer eventuais quedas. Você também pode colocar brinquedos na frente dele para que ele explore e se divirta!

Não se surpreenda se o seu bebê cair. Os bebês, às vezes, perdem o interesse em ficar eretos, ou se distraem e deixam o corpo cair. Lembre-se de que o desenvolvimento de cada bebê é diferente, por isso, não se assuste se o seu bebê demorar um pouco mais para dominar essa habilidade. Pratique as dicas anteriores com frequência, mas em curtos períodos, para que seu bebê não fique estressado ou frustrado. Certifique-se de que seus músculos estejam fortalecidos, e lembre-se de sempre praticar no chão para evitar quedas de lugares altos.

Agora que você sabe como ensinar o bebê a sentar, crie mais oportunidades para seu pequeno praticar essa habilidade. Quanto mais você ajudá-lo a praticar,  mais fácil será para ele se sentar sem apoio! E lembre-se, o desenvolvimento infantil acontece em seu próprio ritmo. Continue encorajando seu filho e criando oportunidades para ele praticar!

Artigos Relacionados