Observar seu bebê começar a desenvolver sua independência pode ser empolgante! Ele também gosta desse processo, que o torna capaz de explorar o mundo ao seu redor sob uma perspectiva diferente.

Uma forma de o seu bebê começar a ganhar independência é aprendendo a sentar-se sozinho, mas isso não acontece da noite para o dia. Primeiro, uma série de etapas e a coordenação motora são necessárias para ele dominar essa habilidade.

Ser capaz de sentar-se ereto significa que o pescoço e os músculos das costas do seu bebê estão fortes o suficiente para sustentar seu peso nessa posição, e que ele tem controle da sustentação de sua cabeça.

Segundo a pediatra Melissa Goldstein, o desenvolvimento de um bebê começa da cabeça para baixo. Aos 4 meses de idade, os bebês podem sentar-se com o apoio de um cuidador ou de um móvel. Aos 5-6 meses de idade, a maioria deles consegue sentar-se sozinha em uma posição de tripé, em que posicionam as mãos no chão em sua frente para reforço. Aos 7 meses, eles provavelmente sentarão sozinhos por alguns segundos, sem apoio e com as mãos livres para explorar e agarrar os objetos ao seu redor. Nesse ponto, eles podem até ser capazes de se sentar deitando-se com a barriga para baixo e levantando-se com as mãos. Por fim, com 8 ou 9 meses, eles provavelmente conseguirão sentar-se sozinhos e permanecer nessa posição por algum tempo.

banner kinedu desenvolvimento

Sentar-se sozinho é um grande marco para os bebês, e o desenvolvimento dessa habilidade pode acontecer em níveis diferentes. Alguns podem sentar-se muito rapidamente, enquanto outros podem demorar um pouco mais, mas aqui estão algumas dicas que podem ajudar seu filho a desenvolver essa habilidade:

  • Prepare seu bebê para conseguir sentar-se, certificando-se de que ele fique de bruços e fortaleça seus músculos, movendo-os e esticando-os antes de completar 4 meses.
  • Coloque seu bebê de bruços, mostre a ele um brinquedo chamativo e incentive-o a alcançá-lo.
  • Quando você perceber que os músculos do seu bebê estão fortes o suficiente, sente-o no chão, certificando-se de supervisioná-lo, ou em seu colo, onde você sabe que ele estará seguro, e brinque com ele.
  • Quando seu bebê estiver pronto, ele poderá se sentar sozinho por alguns segundos. Quando isso acontecer, coloque-o sentado no chão, com almofadas ao seu redor para amortecer eventuais quedas. Você também pode colocar brinquedos na frente dele para que ele explore e se divirta!

Não se surpreenda se o seu bebê, que já domina a capacidade de se sentar, cair. Os bebês, às vezes, perdem o interesse em ficar eretos, ou se distraem e deixam o corpo cair. Lembre-se de que o desenvolvimento de cada bebê é diferente, por isso, não se assuste se seu bebê demorar um pouco mais para dominar essa habilidade. Pratique as dicas anteriores com frequência, mas em curtos períodos, para que seu bebê não fique estressado ou frustrado. Certifique-se de que seus músculos estejam fortalecidos, e lembre-se de sempre praticar no chão para evitar quedas de lugares altos.