X
X
controle da cabeça do bebê

A coordenação motora e o controle da cabeça do bebê

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Você se lembra da primeira vez que você segurou seu bebê nos braços? Provavelmente foi uma experiência que você jamais irá esquecer, certo? Com certeza você se lembra do seu médico, enfermeira ou mãe te dizendo para ter cuidado com a cabeça. Todos os recém-nascidos têm pouco controle das suas cabeças, já que os músculos do pescoço são fracos e eles ainda não desenvolveram as habilidades motoras necessárias para sustentar as cabecinhas. Por isso, neste artigo, falaremos sobre o controle da cabeça do bebê.

Um dos primeiros e mais importantes desafios físicos que seu bebê enfrentará é aprender a sustentar a cabeça e fortalecer os músculos do pescoço para conseguir fazer isso. A aquisição dessa habilidade é crucial, pois formará as bases para outros marcos físicos, como rolar, sentar, engatinhar e andar. Além disso, seu bebê precisa ser capaz de sustentar sua cabeça antes de você introduzir alimentos sólidos em sua dieta.

Como o controle da cabeça do bebê se desenvolve?

Sabemos que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, e o controle da cabeça do bebê, sem dúvida, será uma habilidade que ele irá adquirir em seu próprio tempo. No entanto, é importante entender o desenvolvimento dessa habilidade e ser capaz de identificar possíveis atrasos em seu desenvolvimento.

Recém-nascido:

Seu bebê nasceu com os músculos do pescoço bastante fracos, então ele precisará de sua ajuda para sustentar a cabeça enquanto você o segura. No fim de seu primeiro mês, seu bebê será capaz de virar a cabeça de um lado para o outro enquanto está deitado. Normalmente, ele escolhe o lado com mais luz ou aquele em que você está.

X
banner kinedu desenvolvimento

1-2 meses:

Seu filho pode virar a cabeça de um lado para o outro e levantá-la por alguns segundos quando estiver de bruços. Entre 6 e 8 semanas de idade, se seu bebê tiver força suficiente, ele poderá levantar a cabeça ligeiramente quando estiver de bruços. Durante esses meses, seu bebê será capaz de sustentar e controlar a oscilação de sua cabeça enquanto você o segura. No entanto, será algo momentâneo.

3-4 meses:

Durante esses meses, você notará um maior controle da cabeça do bebê. Ele agora pode levantá-la em 45 graus e segurá-la na posição vertical quando estiver de bruços. Nesta fase, seu filho não deve ter dificuldade em manter a cabeça alinhada com o resto do corpo quando você o segura.

5-6 meses:

Por volta dos 6 meses, os músculos e o controle do pescoço estão totalmente desenvolvidos! Então, nesse momento, seu bebê será capaz de levantar a cabeça quando estiver deitado e de sustentar o peso de sua cabeça quando estiver sentado também. Depois que seu bebê tiver mais controle sobre a cabeça, ele poderá sentar, rolar e engatinhar. Deixe a câmera por perto para gravar esses momentos maravilhosos!

E se meu bebê não conseguir sustentar a cabeça? 

Se seu bebê tiver três meses de idade e você perceber que ele está tendo dificuldades para começar a sustentar a cabeça, ou se ele não conseguir levantá-la nem um pouco, não deixe de mencionar isso ao em sua próxima visita ao pediatra. Se seu bebê for prematuro, ele precisará de mais tempo em cada estágio de desenvolvimento. Mas, se você estiver preocupada, não deixe de consultar seu pediatra!

Agora você sabe mais sobre o controle da cabeça do bebê! Caso queira mais detalhes sobre como o controle da cabeça melhora a cada mês, acompanhe nossa série aqui

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

3 comentários em “A coordenação motora e o controle da cabeça do bebê”

  1. Pingback: Guia prático para desenvolver o controle da cabeça - Kinedu Blog

  2. Pingback: Controle da cabeça: 3 a 4 meses - Kinedu Blog

  3. Pingback: Controle da cabeça: 5 a 6 meses - Kinedu Blog

Comentários encerrados.