Nós já abordamos esta questão e agora sabemos como é importante que os bebês fortaleçam os músculos do pescoço para controlar suas cabeças. Neste momento, você provavelmente já ouviu que, à medida que seu bebê cresce e se torna mais forte, mais ele irá dominar essa habilidade, o que é ótimo! No entanto, com tantos recursos disponíveis (incluindo o Kinedu), você deve estar perguntando o que você pode fazer em casa para ajudar seu filho a alcançar este marco de desenvolvimento e melhorar sua coordenação motora.

Primeiro, vamos relembrar que desenvolver a habilidade de controlar a cabeça é crucial para estabelecer a base para muitas outras habilidades físicas, como rolar, sentar, engatinhar e andar. Se quiser ler mais sobre o que esperar de cada fase de crescimento do seu filho, visite clique aqui.

Agora, vamos passar para a parte divertida. Passar algum tempo de bruços, de fato, é a ferramenta secreta para ajudar seu filho a progredir (e muito) no controle da sua cabeça. Mas como fazer isso? Permita que seu bebê permaneça deitado de bruços enquanto está acordado e, o mais importante, sob a sua supervisão. A Academia Americana de Pediatria (AAP) informa que os bebês que ficam muito tempo deitados de barriga para cima podem ficar com a parte de trás da cabeça achatada, e que, apesar de isso não trazer consequências negativas para o seu desenvolvimento, é recomendável fazer o possível para evitar essa situação.

banner kinedu desenvolvimento

Cada minuto que seu filho permanecer de bruços será um minuto que o ajudará a fortalecer o pescoço para levantar a cabeça e estimular sua coordenação motora! É de se esperar que, no começo, o seu filho não goste dessa posição – quase nenhum bebê gosta de ficar de bruços. Por isso, você deve colocá-lo nesta posição de forma gradual, aumentando, aos poucos, o tempo em que você o deixa de bruços.

Aqui estão algumas dicas que tornarão esse momento mais fácil para o seu filho:

  • Coloque-o de bruços em cima da sua barriga e converse com ele. A curiosidade e o amor que ele sente por você irão estimulá-lo a levantar a cabeça e olhar para você.
  • Se o seu bebê não aceitar ficar de bruços de jeito nenhum, a AAP recomenda o seguinte: deite seu filho em um cobertor, coloque-o de lado com uma toalha enrolada ou uma almofada atrás das costas dele, e outra toalha ou almofada sob a cabeça dele para dar sustentação. Acomode os braços e as pernas dele na frente do corpo, e divirta-se usando chocalhos, cantando ou mostrando brinquedos. Depois de alguns minutos, repita a dinâmica, mas agora do outro lado.
  • Quando seu bebê estiver de bruços, posicione alguns brinquedos em volta dele e mova-os para incentivá-lo a mover a cabeça e seguir o movimento dos objetos.

Acompanhe o nosso blog para ler mais artigos sobre como estimular o controle da cabeça.