Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando os bebês desenvolvem o controle da cabeça?

Pontos chave:

  1. Fortalecer os músculos do pescoço e alcançar o controle da cabeça são cruciais para o desenvolvimento físico de um bebê.
  2. O tempo de bruços é uma ferramenta valiosa para ajudar os bebês a desenvolver o controle da cabeça e outras habilidades motoras.
  3. Introduza gradualmente o tempo de bruços e use interação e brinquedos para incentivar seu bebê.
  4. Recursos como o Kinedu oferecem dicas e informações adicionais para apoiar o desenvolvimento do controle da cabeça do seu bebê.

Nós já abordamos esta questão e agora sabemos como é importante que os bebês fortaleçam os músculos do pescoço para controlar suas cabeças. Neste momento, você provavelmente já ouviu que, à medida que seu bebê cresce e se torna mais forte, mais ele irá dominar essa habilidade, o que é ótimo! No entanto, com tantos recursos disponíveis (incluindo o Kinedu), você deve estar perguntando o que você pode fazer em casa para ajudar seu filho a alcançar este marco de desenvolvimento e melhorar sua coordenação motora.

Primeiro, vamos relembrar que desenvolver a habilidade de controlar a cabeça é crucial para estabelecer a base para muitas outras habilidades físicas, como rolar, sentar, engatinhar e andar. Se quiser ler mais sobre o que esperar de cada fase de crescimento do seu filho, visite clique aqui.

X
banner kinedu desenvolvimento

Agora, vamos passar para a parte divertida. Passar algum tempo de bruços, de fato, é a ferramenta secreta para ajudar seu filho a progredir (e muito) no controle da sua cabeça. Mas como fazer isso? Permita que seu bebê permaneça deitado de bruços enquanto está acordado e, o mais importante, sob a sua supervisão. A Academia Americana de Pediatria (AAP) informa que os bebês que ficam muito tempo deitados de barriga para cima podem ficar com a parte de trás da cabeça achatada, e que, apesar de isso não trazer consequências negativas para o seu desenvolvimento, é recomendável fazer o possível para evitar essa situação.

Cada minuto que seu filho permanecer de bruços será um minuto que o ajudará a fortalecer o pescoço para levantar a cabeça e estimular sua coordenação motora! É de se esperar que, no começo, o seu filho não goste dessa posição – quase nenhum bebê gosta de ficar de bruços. Por isso, você deve colocá-lo nesta posição de forma gradual, aumentando, aos poucos, o tempo em que você o deixa de bruços.

Aqui estão algumas dicas que tornarão esse momento mais fácil para o seu filho:

  • Coloque-o de bruços em cima da sua barriga e converse com ele. A curiosidade e o amor que ele sente por você irão estimulá-lo a levantar a cabeça e olhar para você.
  • Se o seu bebê não aceitar ficar de bruços de jeito nenhum, a AAP recomenda o seguinte: deite seu filho em um cobertor, coloque-o de lado com uma toalha enrolada ou uma almofada atrás das costas dele, e outra toalha ou almofada sob a cabeça dele para dar sustentação. Acomode os braços e as pernas dele na frente do corpo, e divirta-se usando chocalhos, cantando ou mostrando brinquedos. Depois de alguns minutos, repita a dinâmica, mas agora do outro lado.
  • Quando seu bebê estiver de bruços, posicione alguns brinquedos em volta dele e mova-os para incentivá-lo a mover a cabeça e seguir o movimento dos objetos.

Acompanhe o nosso blog para ler mais artigos sobre como estimular o controle da cabeça.

Artigos Relacionados