Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são as primeiras palavras do bebê?

Pontos chave:

  1. As primeiras palavras do bebê costumam ser “mamãe” e “papai” devido aos sons repetidos.
  2. O bebê reconhece facilmente os sons repetitivos, tornando essas palavras simples de aprender e vocalizar.
  3. O desenvolvimento da linguagem começa com balbucios por volta de oito semanas.
  4. Por volta dos 12-14 meses, as crianças começam a usar palavras intencionalmente.

Para a alegria dos pais, as primeiras palavras dos bebês são normalmente “mama “e “papa”. Na verdade, “papa” geralmente é dito primeiro, mas apenas porque sua pronúncia é mais fácil para os bebês! Além do fato de a mamãe e o papai estarem por perto, estudos mostram que essas são as primeiras palavras que os bebês pronunciam por causa dos sons repetidos nelas. De fato, a maioria dos países tem palavras muito simples com sílabas repetidas para nomear a mamãe e o papai e, às vezes, até o vovô e a vovó.

Imagens dos cérebros de recém-nascidos mostraram atividade aumentada quando eles ouviam palavras inventadas com sons repetidos, como “mubaba”. Quando ouviam palavras com repetição não adjacente, como “bamuba”, não apresentavam reações relevantes. Isso sugere que os bebês reconhecem os sons repetitivos mais facilmente, e é por isso que palavras como “mama” ou “papa” são fáceis de aprender e vocalizar.

X
banner kinedu desenvolvimento

O desenvolvimento da linguagem é complexo, e começa de forma significativa antes dessas primeiras palavras. Por volta de oito semanas de idade, os bebês começam a balbuciar, simbolizando as primeiras tentativas formais de vocalização. Esses sons são especialmente bem-vindos porque servem como uma maneira de fazer com que os cuidadores saibam que eles estão prontos para aprender. Por volta de seis a oito meses de idade, os bebês misturam consoantes com vogais para balbuciar. É nessa época em que “mama” e “papa” entram em cena, mas essas palavras só serão usadas intencionalmente depois do primeiro aniversário.

Por volta dos 18 meses, as crianças normalmente conhecem e usam várias palavras independentes. Alguns até juntam duas palavras para transmitir mais significado. Embora nessa idade o vocabulário seja limitado, eles entendem muito mais do que podem falar. O marco de dois anos traz frases de duas a quatro palavras e o início das conversas reais – você só deixará de ouvir a voz do seu filho quando ele estiver dormindo!

Uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento da linguagem é conversar. Responda às vocalizações do seu bebê como em um “jogo de ação e reação”, fazendo pausas e ouvindo o que ele tem a dizer – finja que você entende e que vocês estão realmente conversando!

Gervain, J., Macagno, F., Cogoi, S., Peña, M., e Mehler, J. (ID: 2008 ). O cérebro dos recém-nascidos detecta a estrutura da fala. Procedimentos da Academia Nacional de Ciências, 105 (37), ID: 1422 2-ID: 1422 7.

Artigos Relacionados