X
X

Desenvolvimento da linguagem: as primeiras palavras do seu bebê

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Para a alegria dos pais, as primeiras palavras dos bebês são normalmente "mama "e "papa". Na verdade, "papa" geralmente é dito primeiro, mas apenas porque sua pronúncia é mais fácil para os bebês! Além do fato de a mamãe e o papai estarem por perto, estudos mostram que essas são as primeiras palavras que os bebês pronunciam por causa dos sons repetidos nelas. De fato, a maioria dos países tem palavras muito simples com sílabas repetidas para nomear a mamãe e o papai e, às vezes, até o vovô e a vovó.

Imagens dos cérebros de recém-nascidos mostraram atividade aumentada quando eles ouviam palavras inventadas com sons repetidos, como "mubaba". Quando ouviam palavras com repetição não adjacente, como "bamuba", não apresentavam reações relevantes. Isso sugere que os bebês reconhecem os sons repetitivos mais facilmente, e é por isso que palavras como "mama" ou "papa" são fáceis de aprender e vocalizar.

O desenvolvimento da linguagem é complexo, e começa de forma significativa antes dessas primeiras palavras. Por volta de oito semanas de idade, os bebês começam a balbuciar, simbolizando as primeiras tentativas formais de vocalização. Esses sons são especialmente bem-vindos porque servem como uma maneira de fazer com que os cuidadores saibam que eles estão prontos para aprender. Por volta de seis a oito meses de idade, os bebês misturam consoantes com vogais para balbuciar. É nessa época em que "mama" e "papa" entram em cena, mas essas palavras só serão usadas intencionalmente depois do primeiro aniversário.

X
banner kinedu desenvolvimento

Por volta dos 18 meses, as crianças normalmente conhecem e usam várias palavras independentes. Alguns até juntam duas palavras para transmitir mais significado. Embora nessa idade o vocabulário seja limitado, eles entendem muito mais do que podem falar. O marco de dois anos traz frases de duas a quatro palavras e o início das conversas reais – você só deixará de ouvir a voz do seu filho quando ele estiver dormindo!

Uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento da linguagem é conversar. Responda às vocalizações do seu bebê como em um “jogo de ação e reação”, fazendo pausas e ouvindo o que ele tem a dizer – finja que você entende e que vocês estão realmente conversando!

Gervain, J., Macagno, F., Cogoi, S., Peña, M., e Mehler, J. (ID: 2008 ). O cérebro dos recém-nascidos detecta a estrutura da fala. Procedimentos da Academia Nacional de Ciências, 105 (37), ID: 1422 2-ID: 1422 7.

Como encontrar brinquedos adequados para a idade do seu filho

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Desenvolvimento da linguagem: as primeiras palavras do seu bebê”

  1. Pingback: Por que usar aplicativo para acompanhar o desenvolvimento e crescimento do bebê? - Kinedu Blog

  2. Pingback: As primeiras palavras e o desenvolvimento linguístico do meu bebê - Kinedu Blog

Comentários encerrados.